segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

VELHA SAÍDA PARA O SUL


Linha da Sorocabana, por volta de 1998. Já era Fepasa, talvez já RFFSA, que adquiriu a FEPASA em 1º de abril desse ano. O local: Itapeva. Aquela linha que sai para a direita era a que dava saída para tudo o que ia para o sul do País. Ou melhor, foi a que deu essa saída com exclusividade entre 1909 e 1937.

A partir deste último ano, a estação de Ourinhos passou a dar saída para todo o Paraná e o sul através do ramal do Paranapanema, que se encontrava com a linha que saía de Itapeva em Jaguariaíva. Porém, o grande tráfego ainda era por Itararé, cujo ramal saía de Santo Antonio (Iperó), muito mais próximo.

Em 1973, abriu-se ao tráfego uma alternativa muito mais moderna, uma linha bem melhor do que aquela de 1979. Ela saía desse mesmo ponto da foto e era (ainda é) a linha que continua reta. Depois do viaduto, está o pátio da estação de Nova Itapeva, aberta na mesma época, muito menos charmosa que a de Itapeva de 1909. A linha de Nova Itapeva liga-se a Uvaranas, em Ponta Grossa, passando por Pinhalzinho, local de divisa entre os dois Estados e a sudeste de Itararé.

O ramal de Itararé (Iperó-Itararé) da Sorocabana foi sendo aos poucos desativado, seus trens de passageiros acabaram em 1978. As cargas ainda se rastejaram até os anos 1980 e acabaram também. Porém, de 1998 a 2001, correu um trem de passageiros que fazia o trecho Sorocaba-Iperó-Itapeva-Apiaí, passando pela maior parte do velho ramal, somente não fazendo o trecho entre Itapeva e Itararé, exatamente esse que saía para a direita na foto. Saía, pois foi arrancado em 2001. Hoje no local nem a chave existe mais.

Na linha Itapeva-Pinhalzinho-Uvaranas jamais trafegaram trens de passageiros, com exceção do pequeno trecho inicial citado acima que se ligava a Apiaí.

A foto acima foi-me enviada por um maquinista da ALL que, pelo menos até 2004, residia em Itapeva e tem em seu nome as iniciais da ALL, André Luiz de Lima. Como escrevi mais acima, além do viaduto estão o pátio e a estação de Nova Itapeva, que dá para se ver vagamente nessa foto. Quanto à estação de Itapeva, também chamada de Castelinho, está abandonada desde 1999. É um belo prédio, mas, afastado de tudo, vai sendo cada vez mais esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário