terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SALVE-SE QUEM PUDER

Foto: Marginal do Tietê alagada, site da UOL, 8/12/2009

Outra vez São Paulo está alagada. Não pude ir para lá nesta manhã, pois o tráfego na Castelo Branco não andava. Minha filha tentou ir e voltou, chegando em casa duas horas depois de sair (andou, ida e volta, cerca de 30 quilômetros). Meu filho foi levar meu neto na escola e ficaram ambos quatro horas parados no trânsito. Desistiu de levar o filho e foi para a casa do cunhado, ali perto. Nem meu filho nem meu neto alcançaram os objetivos: trabalho e escola.

É isso aí que estamos vendo. Não há jeito para São Paulo. Não adianta se queixar do prefeito atual, que somente sabe elevar o IPTU em trinta por cento – isso é roubo. Não é ele o único culpado pelas enchentes, como já escrevi aqui. São todos os prefeitos do século 20, que não souberam ou não quiseram frear a especulação imobiliária, feita até em campos alagadiços e várzeas.

Agora não tem volta. Ou todos que moram nessa área se mudam e as casas e prédios são demolidos, ou eles vão estar sempre sujeitos a acordarem com as residências alagadas. E os outros? Bem, os outros que se conformem em ficar ilhados e em muitos casos não conseguirem comparecer ao trabalho ou poder ir atrás das coisas que têm de fazer.

Claro, a cidade não alaga todos os dias. Porém, mesmo quando não alaga, possui um trânsito quase sempre insuportável. Não precisa chover para isto. A chuva apenas piora. E a cidade não pode impedir os caminhões e ônibus de nela entrarem, pois são eles que abastecem a cidade. São eles, efetivamente, que causam a piora do trânsito nas ruas, aliados à má educação, buracos, valetas, lombadas e carros quebrados a toda hora.

O Ceasa está alagado. De quanto será o prejuízo? E os carros, caminhões e ônibus parados por horas nas Marginais e nas ruas? E a água que espalha o tifo?

Ah, eu disse que o atual prefeito não é o único responsável. Não é mesmo, mas tem responsabilidade: também não tentou conter as construções e, para piorar, a cidade nunca esteve tão suja. A cada chuva vemos as ondas de água que correm com a enxurrada carregando sacos de lixo e detritos de toda espécie. Sujeira que é vista nas calçadas e tentando entrar nas bocas de lobo mesmo em dias secos. É ela que vai entupir as galerias de águas pluviais que vai manter o escoamento extremamente lerdo quando há uma chuva como a de hoje, que uns dizem que correspondeu a um mês normal de chuva, outros a 30%, mas o fato é que foi muita água. Isso, no entanto, não tira a culpa dos governantes e do povo que joga tudo na rua e adora andar de carro até quando tem à sua porta uma boa condução (está certo, muito poucos têm à porta boas conduções, mas será por isso somente que eles deixam de utilizar transporte público?).

Não tem jeito. São Paulo está perdida. Construam seus prédios e condomínios de casas com nomes ingleses e franceses para ficarem mais chique, mas não se esqueçam que sair deles de carro está cada vez mais difícil. Os trens da CPTM, sempre defendidos por mim, hoje também (alguns) não conseguiram passar pela água, paralisando algumas linhas. Ir a pé para o trabalho? Com chuva e as calçadas que temos, não há guarda-chuva que resolva – tenha sempre à mão sua galocha.

E, por favor, pensem duas vezes antes de me chamar de pessimista e reclamão. Vejam só o pepino que temos na mão.

5 comentários:

  1. Olá Sr.Ralph, boa noite. A culpa é nossa também. Somos consumistas vorazes. Um sofá dura um ano, hoje em dia. Antigamente não. O Sr. não teve uma avó, cujo sofá da sala, era orgulho para ela, já que se tratava de um móvel com mais de 30 anos? Pois então. Hoje consumimos muito, e consumimos coisa que não dura e vai por lixo. Com azar, a coisa vai pra qualquer lixo - sofá pro rio, pilha pro lixo doméstico, óleo de cozinha pro ralo... E o governo tem sua culpa tbém. Combustível fóssil provoca aquecimento, mas vamos lá, novamente, furar o pré-sal. Por que não deixar aquela porcaria no fundo da terra?

    ResponderExcluir
  2. São outras coisas das quais não temos volta. Todos querem colaborar com a natureza, desde que não atrapalhe o seu conforto... agora, não precisava piorar, jogando lixo na rua do jeito que se joga... a verdade é que faltam latões de lixo na cidade, principalmente junto à famosa "comunidade carente".

    ResponderExcluir
  3. Pois é ... de que adianta o "progresso" se na verdade estamos regredindo como humanos racionais que somos ...
    E isso só falando de São Paulo ... devemos pensar que outras capitais em breve estarão como "Sampa" está hoje ...
    Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. E sendo realista e não pessimista: vai haver muitos desses dias no futuro, próximo e longínquo. E nunca melhorará se continuarmos agindo como estamos agindo hoje em diversos setores. Realmente, se a imensa maioria da população não enxergar o que é óbvio, não vão ser os políticos que pensam com o bolso que vão ver!

    ResponderExcluir
  5. Luiz Carlos Hummel Manzione disse

    Em minha 1ª viagem aos EUA em 1967 o avião que deveria descer em NY foi desviado para Boston por razões meteorologicas.Eu nunca havia saido do Brasil e quando o avião começou a descer
    sobrevoou Cambridge onde está Harvard.Olhando
    pela janela eu percebi que o país que eu estava por conhecer era completamente diferente
    do meu. E continua sendo.
    Ralph gostaria de te enviar umas fotos e tratar de uma ideia a respeito do lixo urbano.
    Seria possivel ter seu email.
    O meu é : bidet100@gmail.com

    ResponderExcluir