quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

TRISTEZA, BEM BRASILEIRA

Carros Budd 800 ainda no pátio de Sorocaba, em 5/12/2009. Foto Tiago Amato

Há algumas semanas, postei neste blog um artigo falando sobre a autorização dada pelo DNIT à concessionária ALL, cujo objetivo era enviar todo o material rodante que lhe é inservível para o pátio de Triagem Paulista, em Bauru.

Já se sabe que dificilmente as linhas métricas que existem nesse pátio terão condições de abrigar todas as locomotivas diesel, elétricas, carros e vagões espalhados e mal cuidados espalhados em diversos pátios paulistas. As concessionárias não têm o menor interesse em preservação, ou de pelo menos cuidar deles de forma a impedir furtos, roubos e vandalismo nesse material.

Com a remoção para Triagem, que já começou a ser feita, as condições piorarão. Há riscos de empilhamento de material por falta de espaço nas linhas. O risco de furto, roubo e depredação será muito maior do que onde estão hoje, em pátios como o de Sorocaba, por exemplo. Os carros Budd 800 de bitola métrica que serviram a Sorocabana por tanto tempo – começaram a ser comprados nos anos 1950 e são de aço inox – estão hoje em grande parte no pátio da estação de Sorocaba, mas também irão para a fila da morte. O policiamento do pátio de Triagem somente existe no papel. Lá entra quem quer. E mesmo se ninguém entrar, a exposição ao sol e à chuva continuará sem piedade, agora longe dos olhos dos outros pátios onde estão e sujeitos a mais fiscalização, mesmo que involuntária.

Tiago Amato escreve no e-mail que me enviou anexando as fotografias dos Budd em Sorocaba: “Ontem estive no pátio de Sorocaba fazendo fotos dos 13 carros Budd 800 que estão esperando para embarcar numa viagem sem volta para Triagem. Andando entre os carros, na memória começa a rodar um filme de quando eu os observava no pátio ou na estação aonde ia com meu avô receber o pagamento dele no Banespa que ficava na estação, ou quando estava na escola destinada aos filhos e netos de ferroviários e que era ao lado das oficinas. Fico imaginando pensando em qual desses carros poderei ter andado, nos momentos que passei dentro deles e nas diversas pessoas que neles viajavam. Pude presenciar um carro com as cabeceiras amassadas, provavelmente em algum acidente na época da Sorocabana, pois nele não existe nenhum indicio de pintura da Fepasa. Seguem as fotos que provavelmente serão as últimas desses vagões inteiros”.

No lugar de doarem esses carros para museus ou para associações de preservacionistas ferroviários, deixam-nos ao relento para apodrecer, enferrujar e serem vandalizados, numa maré contrária ao interesse da memória nacional.

11 comentários:

  1. Ola Ralph

    Lendo o e-mail do Tiago Amato transcrito para o seu Blog...comungo com ele quanto ao fato de ver os vagões e imaginar que poderia ter viajado em um deles, e indo um pouco mais além
    vendo as fotos das antigas locomotivas e imaginando qual teria "puxado" o trem que viajava....afinal " andei" bastante "no trem" da Sorocabana nos anos 50 e 60 ..só tristeza.....

    Daniel Gentili

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  2. É uma pena.
    Estive em julio prestes pela ultima vez está segunda-feira dia 07, vi estes carros de passageiros que foram encostados mais perto da estação numa area fechada provavelmente por causa do ultimo incendio. Pude ver alguns carros com pintura me parece da sorocabana estes um pouco judiados pelo abandono, e dois com pintura da Fepasa estes ainda em "Bom estado". Quando os vi pela primeira vez pensei que a CPTM tivessem planos para reforma-los para por em um de seus passeios turisticos, para adiciona-los aos ja existentes ou para os futuros passeios para Paranapiacaba e São Roque. Este ultimo li recentemente no site da prefeitura da cidade.
    É uma pena que eles irão para Triagem Paulista poderiam muito bem serem usados pela CPTM ou ABPF para seus passeios turisticos.
    Mas sera que algum museu ou associação preservacionista está correndo atras de preservalos ?? Isso eu queria saber.

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  3. É interessante a falta de critério do DNIT sobre a cessão desse material para preservação. Geralmente alegam que serão cedidos para a criação de trens turísticos Brasil afora. Ok, mas, e as locomotivas elétricas? Rodar de novo, não rodarão. E se rodar, serão poucas (das quase 50 que há lá). Logo, não há motivos para impedir a cessão de agguns exemplares para preservação estática em algum museu, ou mesmo em alguma antiga estação desativada. A eletrificação da Sorocabana também foi um marco de nossas ferrovias. Merece atenção.
    É falta de critério, e falta de conhecimento (técnico e histórico) do patrimônio que o governo tem em mãos.

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  4. Depois que li hoje na lista de discussão que "as locomotivas elétricas", que também seguiram para Triagem, NÃO REPRESENTAM A HISTÓRIA DA FERROVIA EM SOROCABA, dito por algum gênio da Secretaria da Cultura em Sorocaba, não dá para esperar nada mais. Se não quer a locomotiva, admita, mas não diga bobagens como essa!

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  5. Fato igual acontece no pátio da antiga Estação Barão de Mauá e nas estações de Guapimirim e Visconde de Itaboraí: Composições entregues ao Deus dará e ficarão para a semente.

    É falta de critério, de conhecimento, de discernimento e de vergonha na cara!

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  6. Um erro meu: a foto de Tiago Amato na postagem foi tirada em Sorocaba, e é lá que os carros estão. Ele escreveu realmente que havia estado "na Julio", mas hoje ele me consfirmou que tudo se passou em Sorocaba. Eu achei a foto estranha para ser na Julio Prestes, mas me ative ao que ele escreveu e que foi um engano. Já editei a postagem, como podem ver.

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  7. mas a varios carros de passageiros em Julio prestes tambem.

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  8. Sim, existem carros em JP, mas não são esses da foto.

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  9. Não há carros na Julio Prestes não. Lá não tem mais bitola métrica. O outro lugar onde ainda repousam vários Mafersas EFS é no pátio de Presidente Altino.

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  10. Faz tanto tempo que não vou no pátio da Julio Prestes que respondi como se estivesse em anos passados. Pensei que os carros que vi lá ainda estivessem por ali (não eram Budds). Ou então porque faz muito tempo que não vou confundi pátios... ah, sei lá! :)))

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  11. perdão quis dizer presidente altino me confundi realmente não existem carros de passageiros abandonados em JP .

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