quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O EXPRESSO DE TRIAGEM

O trem segue para fora de Sorocaba. Vai chegar a Triagem pelo tronco da antiga Sorocabana e depois pelo ramal de Bauru, chegando a Triagem pela bitola mista após a estação de Bauru. Na rabeira do trem, vagões de minério (vermelhos, na extrema esquerda da foto). Foto Kelso Medici em 23/11/2009

A estação de Triagem, também chamada de Triagem Paulista, foi aberta em 1941, quando foram inauguradas todas as modificações feitas pela Companhia Paulista em novembro desse ano, compreendendo aumento de bitola, eletrificação e novas estações no trecho entre Itirapina e Bauru (a eletrificação Jaú-Bauru somente foi ativada em 1947).

Ela possui (não sei desde quando) linhas de bitola mista vindas de Bauru, de forma que tanto trens da Noroeste quanto da Sorocabana podiam vir até ela para manobras, carregamentos e descarregamentos. O prédio da estação está abandonado desde mais ou menos 2002, quando a concessionária – na época, a Ferroban – mudou os escritórios para a parte mais alta do pátio, onde possui, creio, três linhas de passagem.

A parte baixa tem somente sucata – locomotivas, carros e vagões que não deveriam ser chamados de sucata, mas, pelo estado atual de praticamente todos, cortados e constantemente atacados por vândalos, não servem para outra coisa. É para aí que vão – neste momento que escrevo, talvez já estejam ali “acomodados” – os carros do Expresso de Triagem, que deixou Sorocaba na manhã de ontem, dia 23 de dezembro. Um verdadeiro “presente de Natal” para os preservacionistas do Brasil – mais conveniente seria chamá-lo de “presente de grego”.

Nome também infelizmente sarcástico é o do título, “Expresso de Triagem”. Este foi o nome que dei ao comboio fotografado ontem por Kelso Médici – é incrível como ele sempre está nos lugares certos nas horas certas – em Sorocaba. Várias fotos tomadas por ele na cidade mostram uma composição de Budds 800 e de vagões da ALL. Como se fosse um trem misto dos velhos tempos, com a diferença que, nos trens mistos, os carros de passageiros sempre eram os do fim do comboio. Além, claro, do fato de que todos os carros estavam vazios, alguns pichados e todos depredados internamente.

Esses carros quase que fatalmente seguirão o “rumo” dos que já estão lá. Não há policiamento. Invadir Triagem é algo facílimo, principalmente à noite. Os sucateiros já devem estar alvoroçados, bem como os pichadores, drogados etc.. A CPTM precisa desses carros para os seus planejados trens turísticos. Outras entidades os receberiam de braços abertos. Há muita gente atrás deles, mesmo que seja para exposição estática. Enquanto isso, eles vão permanecer ao léu, apodrecendo cada vez mais ao sol e Às intempéries.

Enquanto isso, o Presidente da República, que durante mais de vinte anos viveu emperrando aumentos de impostos “absurdos e lesivos aos trabalhadores”, ontem declarava que a redução de impostos não estava em seus planos, pois o País precisa de investimentos para crescer e portanto de mais dinheiro. Se ele se preocupasse em impedir que se jogasse dinheiro pelo ralo (mesmo que fosse vendendo carros, vagões e locomotivas como sucata, absurdo, mas legal), ele poderia abaixar impostos. Afinal, como deixar de recolher dinheiro se o jogamos fora constantemente?

6 comentários:

  1. hoje pela manha eles chegaram em triagem e descarrilharam na entrada de pateo devem tar ate agora tentando por no lugar, tem as locomotivas tambem eu mesmo truxe 7 mini saia esses dias

    ResponderExcluir
  2. Veja então se v. cuida para que eles cuidem bem dessas raridades em vez de largar na mão dos sucateiros...

    ResponderExcluir
  3. Conforme informação do Stênio, os carros ficarão descarrilhados (na terra) lado a lado.
    Os vagões da ALL no "Expresso de Triagem" serviram somente de freios, pois os carros não os tinham.

    ResponderExcluir
  4. É uma vergonha eu estou indignado com isso la se foram os carros de passageiros para o ''cemiterio de locomotivas'' de triagem espero que os carros de passageiros de Presidente Altino particularmente dois da ex Fepasa que estavam em condiços razoaveis não esteja no meio desse comboio e que não tenham o mesmo fim triste deles que vão virar sucata concerteza na mão desse vagabundos.

    ResponderExcluir
  5. ate agora os carros que chegaram em bauru estao em pessimas condiçoes ten alguns que me parecem ter sido baixados antes do fim da fepasa outros estao acidentados ja as locomotivas estao todas saqueadas umas mais outras menos a APFFB de bauru ja pediu para dnit exemplares para o museu mas depende da droga da all para fazer a manobra (separar o material)

    ResponderExcluir
  6. postei algumas fotos das mini saia em rubiao e alguns carros http://diariodeumferroviario.blogspot.com/
    TEM TAMBEM UM VIDEO DO PRIMEIRO lote de lobas chegando em bauru http://www.youtube.com/watch?v=GF401J9G8Mo

    ResponderExcluir