quinta-feira, 30 de abril de 2009

PEQUENOS ASSASSINATOS


Esse era o nome de um filme que assisti há cerca de uns 35 anos (nossa!!!) atrás, com Donald Sutherland, novinho, como ator principal. Lembro-me de que gostei bastante do filme, mas, hoje, realmente não me lembro como era. O fato é que esse nome me veio à mente quando vi a cena que me foi mandada por fotografia ontem à noite por Jean Carlos Kuester, de Jaraguá do Sul, mostrando o tradicional Hotel Kreling, da cidade vizinha de Corupá, demolido em sua maior parte: só sobraram as ruínas em novembro passado. Hoje, nem sei como está.

Na verdade, este talvez nem tenha sido um “pequeno”, mas um “grande” assassinato. Olhe para as fotos acima para comprovar e dar a sua opinião... elas foram tiradas em fevereiro e em novembro de 2008. O Jean me conta que o hotel estava à venda havia tempos. O dono não conseguia vender porque ninguém queria comprar um terreno, ou um hotel, ao lado dos trilhos, junto à pequena estação local. Curioso – o hotel sempre esteve ao lado dos trilhos e inclusive numa época em que o movimento ferroviário na estação era muito maior, com trens de passageiros inclusive. Claro que, com o fim destes, o movimento deve ter tido uma queda, já que a cidade é pequena e, na época, quem precisava pernoitar ali usava o hotel ao lado da estação. Mas... será que o prédio somente serviria para ser hotel? Enfim, não conheço a cidade, não dá para dar uma opinião melhor. Jean me disse ainda que, ao que parece, o comprador ou o dono poderiam até demolir o prédio, mas nada poderiam construir no local, porque estaria ao lado da ferrovia (não podem? Por lei?).

O fato é que o dono não conseguia e não conseguiu vender o hotel. Por isso, em um determinado momento, teria vendido a terceiros não o terreno com o prédio, mas sim a estrutura de madeira de lei do prédio (vigas, caibros, assoalho). E quem o comprou deixou-o assim. “Não acredito que desmontaram o Hotel da família Krelling! Era uma das construções mais belas de Corupá! Quando fui lá anos atrás, conversei e me alertaram que a casa estava à venda. Mas nunca, nunca imaginei que fossem colocar abaixo” – foi este o comentário de meu primo Pedro Inácio, quando lhe mandei as fotografias ontem.

Enfim, mais uma perda para o patrimônio histórico e cultural do Brasil.

8 comentários:

  1. realmente, é um crime contra a História, principalmente da cidade

    ResponderExcluir
  2. Minha revolta continua.
    Não o culpo o proprietário, pois entendo que a necessidade nos obriga a decisões complicadas.
    Mas a cidade poderia ter adquirido o hotel e construído um pequeno museu da cidade.
    Consigo imaginar vários utilidades para o prédio. Um grande assassinato!
    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Pedro. O desinteresse da Prefeitura pelo caso é lastimável. Porém, não conheço a cidade, sua economia, é difícil fazer mais comentários. Talvez v. possa dizer algo sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. Eu já estive algumas vezes em Corupá e sempre dava uma passada pelo prédio do Hotel Kreling (Krelling?), que eu admirava muito. Amigas minhas chegaram a se hospedar lá, quando ele estava quase fechando. É muito triste ficar sabendo (hoje, através de seu blog) de sua demolição.
    Como o Pedro escreveu acima, o município ou o estado (o município não é muito rico, sua economia é pequena) poderia ter adquirido o prédio e nele instalado um museu da cidade, ou outra autarquia. Tudo, menos demolir este lindo prédio!

    ResponderExcluir
  5. Sou de Corupá e trabalho com a Cultura do nosso Município, sou filha de ferroviário e sei o quano foi importante para o desenvolv imento do nosso município da da Estrada de Ferro em Corupá
    O Hotel não estava mais em condições de uso, a família não tinha o menor interesse pelo patrimonio, e quando vimos já estava vendido o o novo proprietário que tinha terras com divisa ao Hotel simplesmente derrubou a construção só conseguimos para a derrubada, graças a uma lei que não pertime reconstruir até 30 metros da linha do trem.
    Detalha a pessoa que comprou tem formação universitária e iria fazer uma cachaçaria naquele local.
    Logo a Prefeitura não tem culpa pelo fato.
    Cida Rosa
    Chefe de Cultura

    ResponderExcluir
  6. Cida, culpa, realmente não deve ter a Prefeitura: porém, poderiam ter avaliado melhor a situação de um ícone da cidade. Apenas isso. Infelizmente já foi. Uma pena. Espero que daqui para a frente olhem mais para essas velhas construções com mais carinho. Abraços, e obrigado pelo interesse

    ResponderExcluir
  7. Uma cidade com arrecadação que mal consegue pagar seus funcionários, é dificil conseguir atender a todos, tentamos mais as vezes quando vimos já possou batido.
    Gostaria também de ver com vc se tens mais informações sobre a linha Mafra/São Francisco do Sul,pois estou fazendo um levantamento, sobre este trecho, que esta comemorando 100 anos de fundaç ão Corupá, São Francisco, estou recebendo bastante informações e também fotografias, se tiveres alguma coisa agradeço

    Abraços

    Cida

    ResponderExcluir
  8. Cida - tenho realmente bastante coisa, mas estou em S. Paulo. Veja isto http://blogdogiesbrecht.blogspot.com/2010/03/o-centenario-da-e-f-sao-paulo-rio.html

    ResponderExcluir