terça-feira, 19 de maio de 2009

AMERICANA TAMBÉM?

Não, a foto acima não é em Americana, mas mostra um Trem Unidade
Elétrico (TUE) metropolitano que poderia existir por aí.

Mais uma cidade paulista está pedindo ao DNIT para que se tire os “trilhos do mal”. Eles cortam a cidade em dois, pois a cidade cresceu para além dos trilhos no sentido da rodovia Anhanguera, há muitos anos. Certamente Americana não tem problemas de transito graves. Conheço a cidade. Jamais vi um congestionamento sério ali, a não ser com obras ou desastres que possam ter interrompido o tráfego em alguma rua importante.

Portanto, para que retirar o trem? Ele faz barulho? Sempre fez. E fazia mais, pois havia mais trens no passado. E havia fuligem das chaminés das locomotivas a vapor, coisa que não existe hoje. Construindo-se uma avenida no lugar dos trilhos, chegarão os ônibus, automóveis e caminhões (ué, pensei que eles fizessem barulho e poluíssem também) que vão, exatamente pelo fato de sim, fazerem barulho e sujeira, espantar as casas da futura avenida, que não as terá, mas terá, sim, lojas, oficinas e prédios e deteriorar-se-á rapidamente. Mais do que está hoje com os trilhos.

O pior é que tirando os trilhos para jogar as locomotivas com suas enormes fileiras de vagões para ali perto da via dos Bandeirantes, hoje fora da cidade, para o norte, Americana perderá a chance de ter um trem metropolitano ou VLT que conduza sua população que hoje vive próxima às linha que atravessa a cidade. Veículos bem mais silenciosos que os caminhões e ônibus, e bem menos poluentes.

Como pode um Prefeito e sua equipe não ver isso, Deus do Céu? As cidades querem crescer para aumentar a arrecadação, mas por outro lado não veem que isso trará mais transito. Cada vez mais. Querem virar uma nova São Paulo? Pelamordedeus!!! Povo da cidade de Americana, ponha-se contra isso! Levante-se para não se igualar à mediocridade de prefeitos de diversas épocas, como já aconteceu em outras cidades. Vamos lá, vamos citar apenas as de São Paulo, que arrancaram os trilhos e nada ganharam em troca: ou hoje têm avenidas decadentes com poluição e tudo, ou terrenos baldios dos quais ninguém cuida e aproveita: Araras, Pirassununga, Porto Ferreira, Descalvado, Rio Claro, São Carlos (esta quando abandonou ramais na década de 1960), Jaú, Piracicaba (esta, a linha da Sorocabana), Capivari, Salto, Itu, Ribeirão Preto (quando arrancou a linha da Mogiana original em 1968), Cravinhos, Franca, Batatais, Jardinópolis, Jacareí e outras cidades menores.

Povo de Americana, faça como fez Mogi das Cruzes, onde quiseram tirar o trem metropolitano mas não deixaram porque espernearam e venceram – agora vão ganhar um trem melhor, enquanto seguem com o trem comum. Façam como Santos e São Vicente, que vão usar o leito da antiga Sorocabana para colocar um VLT. Não façam como Mongaguá, Praia Grande, Itanhaém, Piracicaba (a linha da antiga Paulista), Santa Bárbara do Oeste, Sertãozinho, São José dos Campos que têm os trilhos, mas não usam para nada, pois ali as concessionárias também não os usam!

Senão, em pouco tempo terão congestionamentos, mais poluição e menos mobilidade. Lembrem-se: no território da cidade de Americana sempre houve duas estações, a central e a de São Jerônimo, esta em frente ao distrito industrial da cidade, em frente à antiga fábrica da Carioba. É só colocar mais paradas, pôr um trem ou VLT para funcionar e resolver o problema! Vocês têm até junho, pois, segundo escreve a reportagem do Portal Todo Dia, “Americana estuda retirar trilhos do centro”, publicada em 8 de maio último, "a partir da primeira quinzena de junho dois técnicos (do DNIT) virão para Americana". Podem até fazer o contorno pelo norte, mas não deixem que tirem os trilhos do centro.

Não percam o bonde, quer dizer, o VLT.

4 comentários:

  1. Muito bom Ralph
    Mas acho que devia mandar isso para os Jornais da Cidade de Americana, recomendando que eles publiquem.
    Você está no caminho certo do pensamento do ferroviarismo moderno.
    Dalmo Marques
    dalmomarques@hotmail.com

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  2. Dalmo, eu mandei para um dos jornais de lá logo depois de escrever o artigo. A questão é saber se publicarão.

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  3. A rodovia também divide a cidade. Por que não a removem também?

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  4. Bom, porque a rodovia divide a cidade menos adensada em população (ou seja: está longe da cidade, os que não moram no centro que se lixem), mas principalmente porque aparentemente somente trens fazem barulho e sujeira, caminhhões e ônibus não fazem (é o raciocínio rodoviarista), para prefeitos que não se preocupam com o que devem se preocupar.

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