quarta-feira, 17 de março de 2010

TRENS DE PASSAGEIROS: DE VOLTA?

Trem Azul da Cia. Paulista - foto Leonardo Bloomfield

Hoje saiu nos jornais que a CPTM está autorizada a estudar e colocar em funcionamento (não saiu exatamente como escrevo aqui, mas basicamente é isso) trens de passageiros no Estado de São Paulo. Afinal, ela é Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, e não Companhia Paulistana.

Isso vem a comboio de muitas coisas, inclusive da celeuma que surgiu ano passado com a regulamentação dos ônibus fretados. Não é por acaso que se cita nesta reportagem o transporte da Capital a cidades como Sorocaba, Santos, Campinas e São José dos Campos.

Porém, sempre existiu na CPTM uma ala que gostaria e acha que seria um bom negócio a colocação de trens para essas cidades, e também de transporte metropolitano nas áreas em volta dessas cidades e de outras (lembrem-se da postagem aqui feita ontem com relação ao suburbão de Bauru), e inclusive inter-cidades, como o trecho Rio Claro-São Carlos, sempre lembrado.

Foi um erro imenso ter deixado esses transportes acabar. Já cansei de dar minha opinião a respeito neste espaço. Espero que desta vez essa notícia realmente venha a resultar em algo prático e que isso ocorra logo. No entanto, não é fácil: não adiante imaginarmos que basta eletrificar as linhas necessárias (que, aliás, já existiam, com exceção do trecho para Santos e foram arrancadas durante a privatização da malha da FEPASA).

Há que se reparar as linhas, comprar equipamento novo. Não esperamos que sejam utilizados basicamente as mesmas locomotivas e carros que existiam nos últimos tempos de operação desses trens nos anos 1990, pois já eram obsoletos e não apropriados para esse transporte em distâncias relativamente curtas, fora o fato de que o tempo, hoje, é um item muito importante – bem diferente do que há cinquenta anos atrás.

Não se espere trens vindos das cidades citadas com o mesmo número de paradas que existiam antes. Nem a mesma velocidade. Nem que seja um trem turístico como os que hoje operam nos finais de semana entre São Paulo e Mogi e também Jundiaí, da própria CPTM.

Espere-se, no entanto, longas brigas com as operadoras de carga MRS e ALL por causa da disputa pelos horários de linhas. Há trechos em que a única solução será linhas novas independentes.

Enfim, torçamos para que a ideia realmente seja implementada e que não fique apenas em promessa de ano eleitoral. É sempre bom lembrar que a CPTM já tinha praticamente pronto um trem para ligação São Paulo-Campinas em 2006 e o novo governador (na época) José Serra mandou “esquecer”.

40 comentários:

  1. Como se diz em Minas "Estava com a faca e o queijo na mão" mas mesmo assim o trem de Campinas-São Paulo não saiu, isso é uma vergonha!!!
    A foto acima é de quando Ralph?

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  2. As notícias são boas, acho que quanto mais se falar no assunto melhor. Mas parece que o pior de tudo é "peitar" as concessionárias. São gente muito esperta que sabe muito bem defender seus interesses. São grupos que financiam várias bancadas partidárias e tem participações importantes nas empresas mais lucrativas no Brasil. Falou que envolve política partidária e "justiça", acho que podemos esquecer, porque estamos do lado errado da jogada.

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  3. A foto é dos anos 1960 e o trem estava próximo a Garça, pelo que me lembro.

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  4. Olá Sr. Ralph, boa noite.
    Quer dizer, destruíram tudo, jogaram dinheiro fora, agora eles dizem que os trens são necessários até para acabar com o problema dos fretados que vêm de cidades do interior. Foi o que ouvi hoje na Radio Sul América Transito. Falaram ainda de uma tal linha cor "Jade", entre Eng. Goulart a Guarulhos. Como se vê, pode-se ter até a volta do trens à Guarulhos.
    A propósito: Qual o ano das próximas eleições mesmo?

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  5. Aqui, no Ceará, há mais de 22 anos, os trens de passageiro foram desativados: tantos os da linha Norte (Sobral) , quanto os da linha Sul (Crato).
    Era o trem o transporte dos "pobres", pelo preço acessível do bilhete de embarque.
    O último trem, com destino ao Crato, (Região caririense) saiu da Estação Prof. João Felipe - a CENTRAL, com sede em Fortaleza - em dezembro de 1988.
    Agora, com o avançar dos serviços de construção da "famosa" TRANSNORDESTINA, ventila-se a possibilidade de este meio de transporte voltar a ocupar seu lugar na História cearense.
    OSMAR LUCENA FILHO
    Piquet Carneiro-CE

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  6. Acerca do tema em foco - O RETORNO DOS TRENS DE PASSAGEIRO - compartilho, com os seguidores deste BLOG, esta informação:
    Aqui, no Ceará, tanto em relação à Linha Norte (região de Sobral) quanto à Linha Sul (região do Cariri), os trens de passageiro, de há muito, não mais trafegam. A última viagem deu-se em fins de 1988, há, portanto, 22 anos.
    Um pena!
    Agora, com o avanço das obras da TRANSNORDESTINA - cujo trecho passará em minha cidade - Piquet Carneiro-CE, o assunto "a volta do trem" tem ganhado, de novo, espaço nas rodas de conversas, mantidas, nos boliçosos encontros, havidos nas ruas e nas praças...
    Retornará, de fato? Mistério...
    Em meu ORKUT, tenho um álbum dedicado, exclusivamente, à História da Ferrovia
    Cearense.
    E, na qualidade de "cultor de nossas estradas de ferro", tenho lutado, junto ao Governo do Município, pela preservação de nossa vetusta estação ferroviária - um prédio mais que secular, pois inaugurado em 15.11.1907.
    OSMAR LUCENA FILHO
    PIQUET CARNEIRO - CEARÁ

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  7. Osmar, é ilusão achar que se estes trens voltassem hoje voltariam com o preço ridiculo que eles tinham na época. Eram baixos porque a RFFSA estava pouco se importando com esses trens, que eram uma porcaria nos últimos anos. E os pobres não merecem isso só porque são pobres. Quanto à data, v., está certo que é 1988? Por favor confirme, pois a informação que tenho fala de 1978.

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  8. Ok, Raph!
    Com prazer, amigo, esclareço a duvida: o ano é mesmo 1988!
    Eu, por exemplo, viajei, pela última vez, de trem, da cidade em que moro (Piquet Carneiro - região Sertão Central do Ceará!)) até Fortaleza, no mês de outubro de 1986.
    E, para dar maior sustentabilidade à minha informação, digo mais, com base no livro 'Estradas de Ferro no Ceará': os trens de passageiro trafegaram até o dia 12 de dezembro de 1988, quando, sob o prefixo SGF 0123, conduzido pela locomotiva GE-U-10B nº 2210-4B, saiu, às 17:05h, da Estação Prof. João Felipe (Central - em Fortaleza), o "último" deles, com destino ao Crato.
    (Referência: Estradas de Ferro no Ceará - autores: Francisco de Assis Silva e José Hamilton Ferreira. 2007. Fortaleza-CE).
    OBS.: O livro em apreço figura em minha biblioteca. Trata-se de uma obra preciosa sobre nossas "cearenses" estradas de ferro.
    OSMAR LUCENA FILHO
    Piquet Carneiro-CE.

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  9. Olá Ralph,

    A menos que usassem a variante do Parateí ou que houvesse uma reconstrução/realocação nestes trechos, os trilhos do trecho urbano de Jacareí foram removidos pela prefeitura. E, infelizmente, parte do trecho de São José dos Campos, aquele que passa no "banhado", também foram removidos no último mês pela ALL Logística - sem qualquer tipo de anúncio oficial. Dizem que é para a construção da continuação do anel viário da cidade.

    Não sei o que vão fazer se isso der certo, afinal Mogi quer levar o Expresso Leste até César de Souza:
    http://www.moginews.com.br/materia.aspx?id=57834

    Eu também estou torcendo para que esse projeto não seja apenas falatório. Nasci e vivi em São José a vida toda, agora moro em Mogi e estudo na capital.

    Forte abraço!

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  10. Eu sei sobre os trilhos, tanto que escrevi sobre isso no texto. Abraços

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  11. MANHÃ DE 17.12.1951: UM TREM DE PASSAGEIRO QUE NÃO CHEGOU AO SEU DESTINO, POIS DESCARRILOU!
    Na longa e fascinante história de nossas ferrovias, há, certamente, páginas de glória, mas também, e é natural, páginas de dor, de luto e de prato.
    Foi o que ocorreu, por exemplo, à altura do quilômetro 322,da então Rede de Viação Cearense - RVC - na manhã de 17 de dezembro de 1951, uma segunda-feira: tão próximo já da estação de Piquet, o trem de passageiro, que havia partido de Iguatu-CE, ao romper da aurora daquele dia, desgoverna-se, e salta dos trilhos, ocasionando o "maior acidente com trem de passageiro", de que se tem notícia, aqui, no Ceará. Os principais periódicos da época enviaram repórteres a Piquet Carneiro para cobrir o pavoroso sinistro. Em meus arquivos, tenho, além de fotografias deste acidente, algumas cópias-xérox dos jornais d´então, dos quais cito: O Povo (do grupo Demócrito Rocha, jornal fundado em 1928, e ainda em circulação!) e O Nordeste (órgão vinculado à Arquidiocese de Fortaleza, porém extinto, por volta de 1965).
    O número de vítimas fatais aproximou-se de uma centena. A causa do acidente teria sido o excesso de velocidade que, à locomotiva, uma diesel, de prefixo 612, imprimira o maquinista, de nome João Cruz, sobre quem pesou a maldição das famílias enlutadas.
    Acerca dos sobreviventes, muitos dos quais escaparam com várias mutilações, tendo, iclusive, braços e pernas amputados, veja-se este trecho, publicado no Jornal O POVO, na edição de 18 de dezembro de 1951: “O trabalho heróico para salvar a vida dos que ainda a retinham no corpo dilacerado pelo espetacular descarrilamento foi inegavelmente o desenvolvido por médicos e enfermeiros em Piquet Carneiro, onde não havia recursos terapêuticos nem material cirúrgico para atender aos sinistrados. Olhos foram arrancados a mão livre e até serrotes comuns de carpinteiro funcionaram nas amputações.” (Cf. O Povo, terça-feira, 18 de dezembro de 1951)".
    Mais este trechos: “Dezenas de feridos, alguns em estado grave, em conseqüência do maior desastre ferroviário do estado. Os carros de passageiros ficaram adernados e engavetados. O trem vinha de Crato e havia pernoitado em Iguatu, de onde saíra às 5 horas de hoje”. (Fonte: O Povo, edição de 7.425, de 17.12.1951).
    OSMAR LUCENA FILHO
    PIQUET CARNEIRO-CEARÁ

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  12. Essa foto que ilustra o post, se não me engano, é da baixada da Vila Falcão, em Bauru. Pode-se ver a linha da Sorocabana ao lado, com uma locomotiva com a pintura da empresa. Ali naquele trecho, indo para o sul da cidade de Bauru, as linhas seguiam próximas até o complexo da Sambra, indústria de óleos, que hoje é ocupado pela Cargill. Naquela época, a linha para o oeste da Paulista saia pela zona zul da Bauru. Com a nova variante entre a cidade e Garça, os trilhos desta linha hoje só vão até o atual complexo da Cargill. O lugar é esse mesmo, reconheço até o córrego que está ali na foto, e hoje, divide o espaço com o matagal que se alastra por ali, ameaçando cobrir os trilhos. Claro, na época, não havia os viadutos que ligavam a Vila Falcão ao centro de Bauru.

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  13. Ralph,

    Li uma reportagem sobre a volta destes trens e nela diz que o mais fácil seria o destino São Paulo - Sorocaba pois neste trecho a linha está desativada. É verdade? Está desativada mesmo? Quanto à linha São Paulo - Campinas, creio que seja viável também, pois até Jundiaí o trem metropolitano já chega, e de Jundiaí até Campinas a linha é duplicada. É claro que uma das linhas está desativada, mas ela já existe. Creio que seja melhor do que construir uma do zero.

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  14. Mario - o artigo está mal escrito. A linha SP-Sorocaba é dupla e UMA DELAS está desativada. A outra não, há cargueiros passando por ela que vêm de SP e do interior.

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  15. desde que acabaram os trens de passageiros que ouço esta conversa de tren regional ate hoje nada so acredito vendo?

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  16. Infelizmente, Gouveia, eu tambem penso dessa forma. Neste caso, porém, acho que a chance é maior do que as anteriores.

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  17. oláOSMAR LUCENA FILHO
    PIQUET CARNEIRO-CEARÁ

    Sou nora de maria francisca,uma das vítimas do acidente de 1951,sempre ouvi contar os horrores e o sofrimento pelo qual ela passou e fiquei emocionada em ler seu relato e saber que talvez possamos ter mais informaçõe, fotos e documentos do ocorrido.seria possível vc compartilhar comigo essas informaçõe e foto??
    meu e-mail:marilzaortiz@hotmail.com
    agradeço sua atenção. Marilza.

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  18. Marilza, eu não tenho mais informações além desta, infelizmente. Obrigado.

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  19. O MAIOR SINISTRO FERROVIÁRIO, COM TREM DE PASSAGEIRO, OCORRIDO NO NORDESTE.
    LOCAL E DATA: MUNICÍPIO DE PIQUET CARNEIRO, ESTADO DO CEARÁ, MANHÃ DE 2ª FEIRA, 17.12.1951.
    (PARTE 2)

    O FATO VISTO E DOCUMENTADO NO JORNAL "O POVO"

    O Povo, um jornal entrando, na época, no seu já 24º ano de publicação, na edição de nº 7.426, de 18.12.1951, trazia a seguinte reportagem:

    "HOMENS DE BRAÇOS E PERNAS AMPUTADOS, MULHERES COBERTAS DE ESPARADRAPOS, CRIANÇAS CONTORCENDO-SE EM DORES

    "Foi um espetáculo de cortar corações a chegada, hoje, a Fortaleza, do TREM-HOSPITAL, que conduziu, até o termo da viagem fatídica, quase uma centena de passageiros feridos. (...)"

    " LUTO, DOR E ORFANDADE"

    "Em todas as estações por onde transitava a composição, o espetáculo se repetia. Centenas de pessoas se aglomeravam na gare, ansiosas por rever parentes e amigos que, embora gravemente feridos, conseguiram escapar com vida da pavorosa virada. Outros ainda mais ansiosos perguntavam por aqueles que ainda não se sabe se estão vivos ou mortos, feridos ou ilesos. Quantos não choravam, convulsivamente, ao ouvirem a terrível confirmação de uma notícia que teimavam em não acreditar nela. Enquanto isso, no interior do trem, transformado num verdadeiro hospital de sangue, cenas constrangedoras faziam comover até às lágrimas o mais indiferente dos mortais. Criancinhas de rostos desfigurados, com os seus corpinhos tenros cobertos de gaze e de esparadrapo; mulheres de rostos macerados pelo sofrimento físico; homens em desespero... Tudo isso em meio a um ambiente de profunda tristeza, de onde se exalava o cheiro acre dos anti-sépticos e outros medicamentos. (...) Gemidos, dores, orfandade, viuvez, a perda irreparável de pessoas queridas. (...) Corpos dilacerados, braços e pernas amputados, sangue...".
    FONTE: JORNAL "O POVO" (Fortaleza-Ceará)
    ACERVO: Prof. Osmar Lucena Filho (Piquet Carneiro-Ce).

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  20. Sequência das notícias postas no Jornal O POVO, edições de dezembro/1951, sobre o acidente de trem ocorrido em Piquet Carneiro, Ceará, em 17 de dezembro de 1951.

    TRIPULAÇÃO DO RESTAURANTE

    Dentre as dezenas de feridos, fomos encontrar o sr. Domício Sousa, gerente do restaurante. O sr. Domício falou ao repórter com voz embargada e soluçante dizendo não poder descrever as cenas desenroladas no local do desastre, pois foi retirado dos escombros por pessoa que já o julgavam morto. Declarou ele que da tripulação do carro-restaurante só morreu o cozinheiro João Vitoriano da Silva.

    "QUEBREI A ESPINHA... QUERO ÁGUA..."

    Recolhida a um canto do vagão, gemia e chorava uma pobre senhora. Contorcendo-se em dores, exclamava: - Quebrei a espinha , meu senhor, ao poderei mais andar, e inha filha onde está? Quero água, quero água... estou com sede. Mas a provisão d´água já se havia esgotado.

    AQUELE É O MAQUINISTA!

    Quando a composição se aproximou da Central, alguns passageiros avistaram o maquinista, de nome João Cruz, dirigindo-se para um recanto afastado da multidão. "É aquele o maquinista criminoso!" - exclamavam ele. "Vejam: segue despreocupado como se nada houvesse acontecido".

    O HOMEM ESTAVA LOUCO!

    Outro passageiro que falou à reportagem do "Jornal das Multidões" foi o sr. Josué Medeiros, que procedia de Juazeiro do Norte, aonde tinha ido tratar de assuntos comerciais. Disse-nos ele: "Todos os passageiros, após o primeiro descarilhamento pediam ao maquinista até pelo amor de Deus que diminuísse a marcha. Este, porém, indiferente ao perigo, dizia: "Eu preciso tirar o atraso". Finalizando, declarou-nos o sr. Josué Medeiros: "o homem parecia um louco!".

    OS MORTOS IDENTIFICADOS

    Sete cadáveres foram reconhecidos e identificados, sendo entregues às suas famílias: Manuel da Fé Filho, de Pombal, Fazenda Santa Maria; Luiz de Oliveira, de Jucás; Maria Alves de Souza; soldado Francisco de Sousa, da PM e três pessoas de uma mesma família: Amélia Vieira de Jesus, Olívia Vieira Cavalcante e José Rubens da Silva, de 7 anos. Fora esses mortos, 23 já chegaram a Senador Pompeu, acreditando-se haja outros sob os escombros dos carros. Um cadáver e treze feridos foram transportados para Iguatu.

    "MEU DEUS, QUE SERÁ FEITO DE NÓS? PERDI MEUS DOIS FILHINHOS!"

    A reportagem de O POVO, que acompanhou os feridos, de Mondubim a esta capital, conseguiu localizar o sr. José Bastos de Oliveira e sua família, que procediam, segundo nos informaram, de Saboeiro, onde residiam. "Recebi um convite de meus irmãos - disse-nos José Bastos - para residir em Mato Grosso, onde haviam conseguido trablaho para mim. Não vacilei. Vendi todos os meus pertences. Juntei uns cinco mil cruzeiros e parti com minha esposa e meus filhos." Sobre o pavoroso desastre declarou-nos o nosso estrevistado: "Foi a coisa mais horrível do mundo! Meu Deus, que será feito de nós? Perdi meus dois filhinhos. Minha esposa saiu gravemente ferida.".

    FALTARAM RECURSOS ÁS VÍTIMAS NO PRÓPRIO LOCAL DO ACIDENTE

    Notícias procedentes do local do desastre ferroviário de ontem informaram que há ali a mais absoluta falta de recursos para atender às vítimas e os feridos. Segundo essas notícias, as autoridades primaram pela ausência, notando-se ali apenas a presença do chefe da estação de Acopiara, tenente Edésio, que prendeu maquinista e o livrou do linchamento popular, e dos médicos Durval Mendonça Neto, Agenor Araújo, este prefeito de Iguatu, e o dr. Gentil Domingos, de Senador Pompeu."

    FONTE: O POVO (DEZEMBRO DE 1951)
    ACERVO: PROF. OSMAR LUCENA FILHO (PIQUET CARNEIRO-CE)

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  21. O SINISTRO IMPACTO VISTO SOB A ÓTICA DO JORNAL "O NORDESTE"

    O Nordeste, diário de orientação católica dirigido pela Arquidiocese de Fortaleza, em sua edição 8799, de 18.12.1951, também fez menção ao trem desgovernado, trazendo, como reportagem de capa, o seguinte relato:

    "JOGADOS AO CHÃO COMO ANIMAIS"

    "As 10,10 de hoje, chegou à Estação Prof. João Felipe a máquina 604, que trouxe para Fortaleza 78 feridos e dois mortos no pavoroso desastre ferroviário ocorrido ontem, perto de Piquet Carneiro. Mais de duas mil pessoas se encontravam naquela Estação, esperando, em dolorosa expectativa, pessoas de sua família que foram vítimas da trágica ocorrência. Foram momentos cruéis e gritos lancinantes. Na composição chegada, as infelizes vítimas do desastre, jogados ao chão como reles animais, gemiam e imploravam por socorros urgentes. Um quadro dantesco, difícil de se descrever." (...) É de salientar que, entre os 78 feridos vindos para esta capital, 12 se achavam em estado grave. O maquinista do "trem da morte" , João Cruz, ficou em Senador Pompeu. Aliás, a seu respeito, o dr. Hugo Rocha, diretor da Rede Viação Cearense, deu as melhores informações dizendo não acreditar estivesse o mesmo embriagado quando se deu o acidente. Adiantou mais que ele era um "amarrado", não se dando à prática de imprimir grande velocidade às composições que dirigia. A verdade, porém, é que a unanimidade dos passageiros acusa João do horroroso acidente. (...) Braços e pernas cortados e rostos completamente mutilados foi o que a nossa reportagem pôde presenciar. Um dos passageiros do desastre de Piquet Carneiro, o sr. Sebastião Alves Monteiro, disse para a nossa reportagem que jamais havia visto espetáculo tão horripilante. No leito da estrada jaziam corpos. Muitas pessoas clamavam por socorro, enquanto outros não mais falavam. Declarou-nos, ainda, que a máquina desenvolvia velocidade excessiva e que todos os passageiros já se mostravam apreensivos. Uma senhora, que vinha a seu lado, no mesmo banco, afirmou-nos ter o braço decepado e por um milagre escapou. (...) A reportagem ainda não pode informar com precisão o número de mortos e de feridos e seus respectivos nomes. Reina, por enquanto, a maior confusão, sendo as notícias deveras contraditórias. Adianta-se, com certeza, que já foram enterrados 20 pessoas em Senador Pompeu, 1 em Quixeramobim, 2 em Iguatu, 7 em Piquet Carneiro, vindo ainda dois mortos na composição que chegou hoje, pela manhã, a Fortaleza."
    FONTE: O NORDESTE (FORTALEZA,CE)
    ACERVO: PROF. OSMAR LUCENA FILHO (PIQUET CARNEIRO-CE)

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  22. PARA LEMBRAR, PELO TEMPO AFORA, O GRANDE ACIDENTE, EM DEZEMBRO DE 1952, ERGUEU-SE
    UM MONUMENTO FÚNEBRE ÀS VÍTIMAS DO DESASTRE.

    Dada a magnitude da tragédia, um ano após a ocorrência desta, em 17 de dezembro de 1952, por iniciativa do vigário local, Pe. Antônio Freire, com o apoio do prefeito municipal de Senador Pompeu-CE, Acrísio da Silva Jácome, ergueu-se, no local do sinistro, um cruzeiro, em cujo epitáfio podem, ainda hoje, 59 anos depois, ser divisadas estas breves, porém sublimes expressões: "Os sufrágios da Paróquia de Piquet Carneiro pelas vítimas do desastre de trem aqui ocorrido em 17 - 12 - 1951.". E, na face do monumento supra voltada para o leito da ferrovia: "Homenagem da Prefeitura Municipal de Senador Pompeu. Acrísio da Silva Jácome, prefeito municipal.". A última inscrição citada até que resistiu à pátina do tempo; porém, sucumbiu à ação devastadora de gente de má indole, que a destruiu.

    NOVEMBRO DE 2009: A RESTAURAÇÃO DO VETUSTO CRUZEIRO, MARCO DO ACIDENTE

    Em novembro de 2009, por iniciativa minha, com o apoio do Governo do Município, o velho Cruzeiro (fadado, que estava, a arruinar-se!), viu-se, enfim, restaurado.
    Um "nova" lousa foi, então, afixada, na face do monumento voltada para o Nascente (onde passa a ferrovia), com expressões, em latim, e em vernáculo.
    Osmar Lucena Filho
    Piquet Carneiro-CE

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  23. bom se este trem foi o da virada em pike carneiro em 1981 minha mãe estava lá dentro do trem e sobrevivel

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    1. O acidente de trem a que me reportei em uma série de postragens aqui, no site do Raph, registradas, tem a ver com a data de 17 de dezembro de "1951". Em 1981, houve, de fato, outro, porém de menor magnitude. Abraço!

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  24. trem nunca mais eu fico triste pois viajei muito neles bandeirante campinas brasilia ramal de guaxupe´litorina e tambem aqueles carros de madeira invernizado eles cruzava na estaçao de itobi onde mei pai era telegrafista e meu avo feitor desde a e´poca da mogiana ate´o fim da fepasa. sinto muito o povo vota nesses malandro dp psdb fhc cachorro

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  25. Sou Maria do Socorro Alves Sena, tenho 72 anos, e tinha 11 anos quando aconteceu esse acidente de trem em 1951. Nele estavam minha mãe, minha oirmã, meu cunhado, meu sobrinho de 12 anos, minha cunhada e seu irmão. Este acidente mudou a minha vida para sempre, pois desde então fiquei órfão de mãe. Fiquei muito emocionada ao saber que este acidente tem sido comentado nesse meio de informação que eu não conhecia que é a internet. Gostaria de manter contato com familiares de vítimas do horrivel acidente de trem que marcou nossas vidas desde 1951.
    Gostaria de saber quem é Osmar Lucena Filho e como entrar em contato para ter fotografias do acidente.
    Muito obrigada e fiquem com Deus

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  26. Sou a Maria do socorro Alves
    e podem me enviar e-mal para:

    jose.carlos.alves@gmail.com

    e-mail de meu filho

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  27. Socorro, a única pessoa que pode lhe dar mais informações é quem postou as notícias sobre esse acidente, acima. Abraços

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  28. NOVAS PESQUISAS SOBRE OS 60 ANOS DO GRANDE SINISTRO DE 1951,OCORRIDO EM PIQUET CARNEIRO-CE

    Caro Ralph, no momento em que escrevo para este SITE, chove em nossos sertões.
    Porém o que quero mesmo informar é que já
    entrei em contato com a Senhora MARIA DO SOCORRO ALVES SENA, que solicita, por meio deste contato, mais informações, e fotos, do acidente de trem ocorrido em Piquet Carneiro-CE, há exatos 60 anos, visto que foi no ano de 1951, em que viajava a mãe dela,infelizmente uma das vítimas fatais

    Por sinal, informo-lhe que já estou dando procedimento à uma nova pesquisa sobre o sinistro de 17.12.1951, devendo ir a Fortaleza à cata de mais fontes (Jornais: O UNITÁRIO, GAZETA DE NOTÍCIAS etc).
    Breve, se for oportuno, deixarei mais notícias aqui,indicando, é óbvio, a fonte (ou fontes), em que as colhi.
    Um abraço do OSMAR LUCENA FILHO.
    PIQUET CARNEIRO-CE

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  29. Sou neto de Manoel da Fé
    Filho.Quando ocorreu o acidente,meu pai(filho da vítima) tinha 1 ano e 11 meses de idade!
    Sabia desse acidente"por alto" e por curiosidade
    tentei pesquisar sobre o fato!Obrigado por terem
    feito essa matéria do acidente e terem posto na web!Minha vó dise a meu pai que ele(Manoel)queria
    levar meu pai e meu tio nessa viagem!Graças a Deus ele não levou!abraços!!!!

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  30. CONTATO COM PARENTES DAS VÍTIMAS DO ACIDENTE DE TREM,ACONTECIDO EM 17/DEZEMBRO/1951, EM PIQUET CARNEIRO, NO CEARÁ.
    Muito bem, Alexandre!
    Que boM - ótimo até! - que a gente vai podendo, por aqui, isto é, mediante este precioso site do Raph, manter contato, com os parentes das vítimas do grande acidente ferroviário, ocorrido em Piquet Carneiro, Ceará, na manhã da 2ª feira, dia 17.12.1951, há quase 60 anos.
    Estou empenhado numa pesquisa (nova!) sobre os 60 anos do fatídico acontecimento. BREVE, NOVAS INFORMAÇÕES ASERÃO POSTADAS.
    Seu avô, Manoel da Fé Filho, tinha 45 anos na época, e , lamentavelmente, foi uma das vítimas fatais.
    Tenho o texto do registro de ÓBITO dele, de acordo com o que está documentado no LIVRO DE ÓBITO da Paróquia local.
    Para mais informações, segue meu endereço eletrônico: bazim_lucena@hotmail.com
    Um abraço!
    PROF, OSMAR LUCENA FILHO - Memorialista
    Piquet Carneiro - Ceará

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  31. AINDA SOBRE O ACIDENTE DE TREM OCORRIDO EM PIQUET CARNEIRO EM 17 DE DEZEBRO DE 1951:

    Sugiro aos interessados observarem fotos do mesmo (acidente) que postei em meu BLOG, conforme segue:
    http://osmarlfilho.blogspot.com

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  32. Caro Ralph,
    amigos leitores/seguidores deste Blog,
    e parentes das vítimas do desastre de trem aqui, em Piquet Carneiro-CEARÁ, ocorrido no dia 17.12.1951.
    Em 28 de julho deste 2011 estive em Fortaleza e fui, conforme já havia dito aqui, ao Instituto do Ceará, a fim de dar cabo à pesquisa (mais um ciclo!) sobre a virada de trem ocorrida, nestes sertões cearenses, há quase 60 anos.
    Retornei com um cabedal de "novas informações" sobre o trem sinistrado, tendo, como fonte, textos
    extraídos de, pelo menos, 4 dos principais jornais da época: Correio do Povo, O Povo, O Nordeste, O Unitário.
    Em dezembro, com o apoio da Secretaria da Educação (Governo Municipal) devo estar publicando um "opúsculo" - ao menos isto! - como forma de assinalar a passagem dos 60 anos do fatídico acontecimento.
    O título do livreto será este: "MORTE NO QUILÔMETRO 322 - EM RECORDAÇÃO DO 60º ANO DE OCORRÊNCIA DO MAIOR DESASTRE COM TREM DE PASSAGEIRO OCORRIDO DO NORDESTE."
    Dentro da programação que está sendo articulada (para evocar essa página de dor!) Haverá também a celebração de uma Missa em sufrágio das pessoas que ali, no km 322 da antiga RVC - tiveram sua vida ceifada de forma, assim, tão trágica.
    E ainda: estou organizando uma exposição de fotos (memória iconográfica) e de textos dos jornais (hemeroteca) que, há 60 anos, deram cobertura ao triste episódio.
    Coloco-me à disposição de novos contatos com parentes das vítimas do acidente supracitado: bazim_lucena@hotmail.com
    Abraço a todos.
    PS.: Agradecer ao Ralph pelas informações que vêm sendo postadas neste BLOG, que tem sido a PONTE de contato entre mim e as famílias que perderam entes queridos no terrível sinistro de há 60 anos...

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  33. Sera que um dia vamos ter os trens de passageiros de volta, que pena que acabaram com aquelas fantasticas viagens, hoje pergunto sera que um dia os trens de passageiros aqui do Rs voltarão? É um disperdicio nossa malha ferroviaria ser usada somente para transporte de cargas. É lamentavel saber que os trens de passageiros viraram sucata, quando os mesmos ainda poderiam estar funcionando e prestando serviços à muitas cidades.Desde 1996 por causa da força politica somos obrigados a usar somente o transporte rodoviario. Esperamos uma atitude da presidencia deste pais que de a retomada dos trens de passageiros, pois eu como cidadão e patriota e como muitos outros cidadões temos o direito de escolher um meio de transporte, sempre escolhi o trem!

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  34. Caro amigo, será que os trens de passageiros irão retornar e voltar a ser um meio de transporte a mais no nosso dia a dia? Será que que isso um dia vai acontecer, inclusive aqui no Rs, pois é uma pena nossa malha ferroviaria ser usada apenas para o transporte de cargas. Pois desde de 1996 somos obrigados a engolir somente o transporte rodoviario e os trens de passageiros sucateados em consequencia de uma politica suja que favorece somente a si própria!

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  35. tam mes vídeos "FEPASA revolta", onde faço diversas campanhas pela Volta dos trens de passageiros. Ali tb critico a falta de coragem do povo Brasileiro de protestar contra o abandono deste sistema de transporte. Acho que devemos deixar de ser acomodados. Devemos mudar o nosso pensamento. Devemos parar de ficar achando, que o próximo governo que chegar ao poder, vai resolver todos os nossos problemas. Nós é que deveremos exigir a solução do problema. Nós devíamos paralizar todos os trechos ferroviários possíveis e imagina´veis em nossas cidades e mandar o seguinte recado aos governantes: "-Enquanto os trens de passageiros não voltarem, não vai passar um grama de carga pela minha cidade!" Haverá confronto, mas temos que ser machos de verdadde e lutar até que este transporte volte a operação. O povo brasileiro precisa se impôr. nunca vi um povo tão covarde como o nosso. Se aqui fosse um Chile, Colômbia, Argentina ou México, o povo exigiria este direito na base da porrada e da bala. Dizem que o povo Brasileiro é pacífico..., conversa fiada! o povo Brasileiro é covarde e bobalhão! É roubado, negligenciado e ainda faz piada da própria merda onde está.

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  36. Boa noite a todos. Os trens de passageiros voltam, mas existem condições para isso: 1)habitantes de cidades do interior paulista precisam "comprar" essa ideia. Hoje apenas reclamam de que os trens da ALL atrapalham (e atrapalham mesmo), e ficam felizes quando os trilhos são removidos de suas cidades, não percebendo que estão, com essa medida, matando a possibilidade do retorno dos trens de passageiros; 2)nada de esperar pela CPTM (ao menos da atual gestão), pois incapaz de expandir linhas até mesmo nos trechos metropolitanos, hoje completamente saturados. Como político vive de votos, enquanto as populações beneficiadas não gritarem - e bem alto - nada irá despertá-los.

    Abraço

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  37. Planejar trens de alta velocidade TAV antes de trens regionais de passageiros é colocar a carroça na frente dos bois, e se governar é definir prioridades, entendo ser as prioridades no Brasil pela ordem;
    1º Trens suburbanos, metrôs domésticos e VLT veículos leves sobre trilhos;
    2º Ferroanel com rodoanel integrados com ligação Parelheiros Itanhaém, para cargas e passageiros;
    3º Trens de passageiros regionais;
    4º TAV.
    E com relação ao cenário mundial seria;
    1º Integração Nacional;
    2º Integração Sul Americana;
    Trens de passageiros regionais são complementares e não concorrentes ao futuro TAV, pois servem as cidades não contempladas, inclusive Campinas com mais de 1,2 milhões de habitantes e potencial maior do que alguns estados, e muitas capitais do Brasil, portanto comporta as duas opções.
    Pelo proposto as mesmas composições atenderiam de imediato aos trens regionais planejados nas maiores cidades brasileiras ~150 km/h utilizando alimentação elétrica existente em 3,0 kVcc, a curto prazo, já dando a diretriz do Plano Diretor quando fossem utilizadas no TAV, aí utilizando a tensão e corrente elétrica de 25 kVca, com velocidade max. de 250 km/h, uma vez que já foi determinado pela “Halcrow” velocidade média de 209km/h para o percurso Campinas Rio previsto para após o ano de 2020, se não atrasar como a maioria das obras do PAC, ou seja longo prazo, este modelo é inédito no Brasil, porém comum na Europa.
    Para esclarecer; Não se deve confundir os trens regionais de até 150 km/h com os que existiam antigamente no Brasil, que chegavam a no máximo aos 90 km/h por varias razões operacionais, e o fato de trens regionais e TAV serem de operações distintas não justifica que não tenham que se integrar, sendo que para a estação em SP o local sairá em locais paralelo a CPTM entre Luz e Barra Funda, podendo serem criadas a estação Bom Retiro ou a Nova Luz, no lado oposto em que se encontra a Júlio Prestes.
    No mínimo três das montadoras instaladas no Brasil além da Embraer tem tecnologia para fornecimento nesta configuração, inclusive os pendulares Acela e Pendolino que possuem uma tecnologia de compensação de suspenção que permite trafegar em curvas mais fechadas com altíssima porcentagem de nacionalização.
    Fala-se de integração ferroviária Sul Americana, e as principais economias após o Brasil são a Argentina, e Chile, e ambos, possuem a bitola de 1,676 m, (Indiana),sendo que só a Argentina possui mais de 23 mil km, o que corresponde, a ~ 4 vezes mais km que a correspondente brasileira, e km praticamente igual a métrica, e em consulta a técnicos argentinos e chilenos, os mesmos informaram serem infundadas as informações de que circulam no Brasil de que está sendo substituída por 1,43 m, e se um dia esta integração ocorrer, ela será feita com a bitola métrica, que já são existentes em outros países, como Bolívia, Colômbia e Uruguai, além dos mencionados, tratando-se portanto de premissas equivocadas plantadas sem fundamento.

    Mas, quanto ao TAV (Trem de alta velocidade), hum, este não sei não, teve um ex ministro de nome Bernardo, que no início do ano de 2011, deu a seguinte declaração à mídia; ”Trens regionais de passageiros poderão trafegar nas futuras linhas exclusivas do TAV”, assim como acontece na Europa. Ufa, até que enfim o bom senso prevaleceu!
    Esta era uma noticia que sempre esperava ouvir, e desde a década de 70 se fala dele e agora a previsão é para após 2020, e poucas coisas estão definidas, como estações, trajeto etc, e o modelo projetado é independente, e bitola divergente dos trens regionais existentes 1,6m e que trafega tanto como trem regional, ou como TAV, que seria uma insensatez, portanto pode se afirmar que embora a intenção seja louvável, existe uma contradição do que se falou, e o que esta sendo planejado, além disto aqui, e as obras deste porte tem até data para começar, mas a sua conclusão e custo é imprevisível!

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  38. ”Trens regionais pendulares de passageiros de médio e longo percurso São Paulo-Minas-Brasília.”

    Para que possamos ter definido um trajeto para trens regionais de passageiros de médio e longo percurso São Paulo - Brasília, passando por muitas das cidades citadas abaixo entre outras, além de um trajeto coerente para cargas, (dupla função) com o fator de sazonalidade igual a zero, deveremos tomar as seguintes providências;

    1ª fase Interligar a ferrovia Norte / Sul com ramal para Brasília-DF com a Ferrovia Centro Atlântica FCA existente passando pelas cidades de Anápolis-GO, Araguari, Uberlândia, Uberaba-MG que hoje se encontram operando somente em bitola métrica, com a implantação de bitola mista ( 1,0 + 1,6 m ), passando por Ribeirão Preto, até o ponto que se encontram com a bitola larga em Campinas, aí já seguindo para Jundiaí-SP.

    2ª fase Interligar em linha paralela com a ferrovia Norte / Sul passando por Anápolis, Itumbiara-GO, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal-MG e adentrando pelo centro norte de SP na cidade de Colômbia, e a partir daí seguindo por ferrovias existentes por Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, até Araraquara no centro de São Paulo, com bifurcação para Panorama ou para a estação Júlio Prestes na capital-SP, ambos os trajetos como função de linhas troncos.

    A maior parte destas propostas é a de se utilizar ao máximo os trechos ferroviários existentes que se estejam desativados ou subutilizados, mas que se encontram-se em regiões de grande potencial, que no passado já possuíram ferrovias a fazer parte de seu desenvolvimento, e que inexplicavelmente se encontram abandonadas, principalmente no estado de São Paulo, e o trecho novo complementar se limita a, ligação ferroviária Norte / Sul, Anápolis, Itumbiara-GO Colômbia-SP ~380 km, a maior parte em Minas Gerais. (Esta ligação tem a função de interligar na menor distância em bitola larga os pontos onde se encontram paralisadas ao Norte Anápolis-GO com a ao Sul Colômbia-SP) em um tempo, distância e custo de implantação muito inferior à proposta original, além que poderá ser utilizada como trens de passageiros.

    Notas:
    1-Fica definida a cidade de Panorama-SP de onde deve partir rumo ao Rio Grande do Sul a continuidade da ferrovia Norte / Sul.
    2-Alguns trechos entre Colômbia e Panorama-SP se encontram em estado precário, ou erradicados, portanto devem ser refeitos.

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  39. O governo federal está construindo a ferrovia Norte Sul, com entroncamento de trens em Panorama Sp, este momento seria de total importância, sendo ano de eleição, poderia-se todos os envolvidos na questão de ferrovias se unirem e pressionar
    o governo, pois na realidade fomos roubados de nossos sonhos uma vez que já tínhamos este Patrimônio e deixaram destruir
    sem fazerem nada, (SABEMOS QUE AS OBRAS GERALMENTE PARA SE FAZER DE NOVO),-, (OBRAS SEMPRE SÃO SUPERFATURADAS),MAS SE PELO MENOS DEVOLVESSEM PARA NÓS AQUILO QUE JÁ FOI NOSSO FOI IMPOSTOS DOS
    BRASILEIROS QUE JOGARAM NO LIXO É UITA INDIGNAÇÃO E
    DESCASO É HISTÓRIA É VIDA QUE ESTÃO DESTRUINDO
    Quero dizer caso venha concluir está obra que está parada em Estrela D Oeste-Sp a linha Panorama a Santos (Bitola larga)
    Poderia se utilizada tanto para carga como de passageiros,para
    quem quer fazer Propaganda Política aqui vai uma Idéia MUITO BOA ...

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