sábado, 29 de agosto de 2009

ANTIGOS CARTÕES DE VISITA














Acima, diversos cartões de visitas ou mesmo as abreviaturas que alguns colocavam no canto direito superior de cartas ou de cartões de visitas. São todos do acervo de meu av^Sud Mennucci (1892-1948), que, aliás, é o dono da abreviatura SM em azul. HS é de Horácio Sabino e AA de Altino Arantes.
Aqui aparecem os nomes de escritores, governadores, jornalistas, professores, desenhistas, prefeitos... gente que virou em geral nomes de ruas em São Paulo e em outras cidades. Alguns foram amigos, outros conhecidos e outros, apenas gente que agradecia alguma remessa de meu avô - geralmente seus livros.
São hoje parte da História do Brasil.

6 comentários:

  1. Ola Sr. Ralph,
    1) O "Rodolpho Von Ihering" era o jurista? se positivo, muito me impressionou ele ter morado em SP.

    2)O "Thales de Andrade" é o mesmo que escreveu o livro "Saudade?" Ele era de Piracicaba tbém; tenho o livro.

    3) Qual a finalidade, afinal, da aposição de um traço no cartão? Muita gente ainda o faz.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Sim, Rodolpho era o jurista. Sim, Thales escreveu Saudade em Porto Ferreira, quando trabalhou lá no grupo escolar junto com meu avô. Eram muito amigos e ambos de Piracicaba. Os personagens do livro Saudade foram baseados em irmãos e irmãs de minha avó Maria. Quanto ao traço, era uma forma de tirar a "formalidade" do cartão. Muita gente risca apenas o sobrenome. - Ralph

    ResponderExcluir
  3. Olá Sr. Ralph,

    Minha mãe deu-me de presente "Saudade", em 2006, uma edição nova, cuja capa reproduz a ilustração original. Que é feito do escritor? Faleceu? Qual década do sec xx, de seus tios avôs? abçs

    ResponderExcluir
  4. bem, quanto so Sr. Rodolpho... Ainda estudante de direito da PUC, por volta de 92 ou 93, tinha o costume de meter-me nos sebos do centro(Messias, o mais popular e Ornabi, o mais clássico, entre outros). Pois lá encontrei um "A Luta pelo Direito", do professor alemão, edição 1926. Detalhe: Há uma assinatura do Prof. Vicente Rao. Tenho este exemplar até hoje.

    ResponderExcluir
  5. No mais, não sabia que suas raízes eram de Porto Ferreira. Tenho parentes por lá (família Berretta) e meu pai é de Pirassununga, tendo nascido justamente onde hoje existem os Tonéis da 51 (o sítio era de meu avô Augusto Angelo Trentin, nascido em S J Rio Pardo.)

    abçs;

    ResponderExcluir
  6. O livro foi escrito em 1917/18 em Porto Ferreira. Thales faleceu nos anos 1970, se não me engano (ele teria mais de 100 anos hoje). Meus tios-avôs (no caso, Olimpia, Mario e Homero) na época tinham entre 10 e 17 anos de idade.

    ResponderExcluir