quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FUSOS HORÁRIOS

Em um Guia do Estado de S. Paulo publicado em 1912, descobri o que não sabia: como eram os fusos horários no Brasil e na Europa nessa época (ver figura acima). Aí, saí a procurar alguma coisa para esclarecer quando foram estabelecidos os fusos da forma que são hoje. Na Internet, forma mais rápida, mas também repleta de erros potenciais.

Em 1912, São Paulo e Rio de Janeiro tinham uma diferença de 13 minutos. Na Europa, a diferença em termos de minutos também existia de uma capital a outra – basta ver a figura acima. Na Internet, li que a diferença de horários das cidades de Porto Alegre e do Recife em relação ao Rio de Janeiro, então Capital Federal, eram de respectivamente 28 minutos para menos e 33 minutos para mais.

Há vários anos, li sobre os fusos horários nos Estados Unidos em um livro americano de curiosidades: lá, as diferenças de minutos foram eliminadas em alguma época da segunda metade do século 19 por pressão das operadoras de linhas ferroviárias, depois de diversos acidentes, inclusive colisões, de trens, devido à diferença extremamente complexa e confusa. Na Internet, esse ano é citado como sendo 1883.

Também na Internet encontrei que os fusos horários no mundo foram estabelecidos em 1913 – sem maiores explicações. Na verdade, parece ter sido esse o ano em que os países (todos?) concordaram em estabelecer sempre diferenças em horas para regiões bem mais amplas do que a de uma cidade.

Enfim, há muitas dúvidas sobre como isso foi feito e quanto tempo isso teria demorado para ser implantado. O fato é que o Brasil, pelo menos desde os anos 1960, tempo mais remoto que me recordo de ter ouvido falar sobre isso, tinha quatro fusos horários: Brasília e a maior parte (leste) do Brasil; Fernando de Noronha, com uma hora a mais; Amazonas, metade do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima com uma hora a menos, e Acre e uma parte no sudoeste do Amazonas, com duas horas a menos.

Isso até 2008, quando o Acre e o pedaço do Amazonas foram também incorporados à porção de uma hora a menos – ou seja, o País passou a ter três fusos horários apenas. E tem mais: há um projeto de lei correndo no Congresso para reduzir o número de fusos para apenas um, para o País inteiro.

Não me parece uma boa ideia, mas quem sou eu para discutir com os nossos probos Congressistas (perdão pela palavra chula)?

Um comentário:

  1. A referência mais antiga a fusos horários que já li foi no clássico do Júlio Verne "Volta ao Mundo em 80 Dias", lançado em 1873, em que o fuso horário se torna quase um personagem principal.

    ResponderExcluir