sábado, 1 de agosto de 2009

VELHOS NÚMEROS DE TELEFONE

Ontem fui ligar para a casa de meu filho. Não para o celular dele, mas para o fixo. Não lembrei do número. Hoje, com números com oito algarismos, de telefones que quase não utilizamos esquecemo-nos facilmente.

Curiosamente, lembro-me de telefones bem antigos e hoje desaparecidos. Realmente, eu devia usá-los bastantes, pois até hoje me lembro deles. Quando nasci, em 1951, os telefones em São Paulo já tinham 5 e 6 algarismos. Na casa de meus pais, no Sumaré, não havia telefone. Diz minha mãe que ela comprou a linha nos anos 1950 de um vendedor da CTB (Companhia Telefônica Brasileira, privada) que tocou a campainha para oferecer uma linha. Demorou alguns anos para ser instalada.

Em 1958 eu me lembro que já havia telefone em casa: 80-3586. A “estação” 80 pegava uma enorme região da cidade. O vizinho da frente tinha um telefone curioso: 8-8444. 5 algarismos somente. Lá por 1960, 1961, mudaram as linhas ali do Sumaré para a estação 62: o telefone passou a ser 62-9368. Na época, o telefone da minha avó, na Vila Mariana, era 70-2908. Da minha tia Angélica, ali perto, 7-4150.

Dois amigos meus moravam nos Jardins. Os telefones eram da estação 31. Era esta a pior estação de São Paulo: a única que, nos anos 1960, não era automática. Quem tinha somente conseguia ligar tirando o fone do gancho e pedindo à telefonista para ligar para um determinado número. E para receber ligação, era um inferno: era uma loteria conseguir ligar para a estação 31. A 61, de Santo Amaro, era ruim também, mas era automática, não precisava da telefonista. Na Barra Funda, era 51 e 52. Em Santana, era 9-0 (5 algarismos). Na Zona Leste, era 92 ou 93. No Ipiranga era 63. No Centro da cidade era 32, 33, 34, 35, 36.

Em 1968 (lembro de memória) meu amigo Roberto me ligou numa tarde feliz da vida porque tinham acabado de mudar o número do seu telefone da estação 31: agora era um 282. Sete algarismos. Foi a primeira estação com três algarismos em São Paulo, creio. Depois vieram a 267 e a 269 em Santo Amaro, que logo mudaram para outras.

E assim foi indo. As estações de três algarismos se espalharam por São Paulo e pelas cidades vizinhas (sempre com telefones de sete algarismos começando com o algarismo 4), mas mesmo assim as linhas com seis algarismos teimavam em continuar existindo. As de cinco se foram logo no início dos anos 1970 (7 virou 71 e depois 571). No início dos anos 1990, surgiram as estações com 4 algarismos. Por alguns anos São Paulo conviveu com linhas de 6, 7 e 8 algarismos. As linhas 62 e 64, por exemplo, demoraram para ser substituídas e quando foram, mudaram direto para linhas de oito algarismos.

Era possível saber em qual região da cidade uma pessoa morava, somente pela estação de seu telefone. Hoje isso é impossível. Além de que os números dos telefones são muito maiores e difíceis de decorar, as linhas não correspondem, salvo algumas exceções, aos bairros em que estão. Celulares têm todas as estações que começam com 6, 7, 8 ou 9. O resto é telefone fixo.

E como, pelo menos nos celulares, todo o mundo põe os números que usa nos botões da memória, os donos dos celulares memorizam o botão e não o celular – vai daí, quando pergunto a alguém o número do celular de outra pessoa, ele não sabe, pois sabe apenas o número do botão a que o número corresponde. Muitas vezes não sabe nem o número do próprio celular. Afinal, há gente que troca o celular todo mês, aproveitando a oferta do dia.

Ainda por cima, há gente que teima em dizer o número sem seguir o ritmo, então não dá para entender. Exemplo? Tome o número 9123-4567, por exemplo. Normalmente se fala: nove-um, dois-três, quatro-cinco, meia-sete. Pode ser também noventa e um, vinte e três, quarenta e cinco, sessenta e sete. Mas quando a pessoa fala: nove, um-dois, três-quatro, cinco-meia-sete, fica impossível e entender. E tem gente que fala assim.

28 comentários:

  1. Ainda me lembro de meu telefone de 7 dígitos em Atibaia 484-6256, que somente no ano 2000 mudou para 8 dígitos 4412-6256

    ResponderExcluir
  2. Em minha casa, também na Vila Mariana, tivemos, inicialmente, o número 7.4393, que, anos mais tarde, mudou para 71.4393. Muito tempo depois, recebemos outro número, o 288.3266. Atualmente (meu cunhado mora na casa), a linha tem 8 dígitos.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que me lembro, se v. ganhou uma estaçcão 288 é porque deveria morar na Vila Mariana mais próximo do Paraíso. Ralph

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor senhor Ralph, o senhor sabe se em 1978 o prefixo 288 era da Vila Mariana, é que eu procuro uma pessoa e só tenho o telefone antigo. Agradeço pela atenção.

      Excluir
    2. Pelo que me lembro, 288 era da regoão do Paraíso. Vila Mariana foi 70,71, 570, 571... mais estes

      Excluir
  4. Como um descobre para qual numero o seu antigo numero de telefone de 7 algarismos dever ser hoje com 8 algarismos?

    ResponderExcluir
  5. Galera blz
    eu tenho um cartão de visita do meu bisa q morava na vila maria com numero de telefone 9-1277 vcs sabem me diser de q ano q e ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cássia. De acordo com o relato acima, com certeza esse número é da décade de 50.

      Excluir
  6. Até o início dos anos 1970 ainda havia telefones de 5 algarismos em SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi numa telha escrito fone 183. Acho que deve ter 50 anos ,mas fiquei curioso ,Sorocaba, só 3 números

      Excluir
  7. Parabéns pelo tópico, comprei uma cadeira antiga a Fábrica fica ou ficava na rua Ignácio de Araújo 104, gostaria que o Sr me ajudasse a ver de época seria essa cadeira já que tem um número de telefone 9-3945, Liberal Contro é o nome da fabrica, o valor da etiqueta está em Cr$. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica dificil saber isso. O algarismo 9 como estação telefonica durou até pelo menos os anos 1970. O máximo que dá para saber é que é posterior a 1942, quando mudou a moeda. Abraços

      Excluir
  8. A cidade de Americana, interior de São Paulo, teve a sua primeira Central Telefonica Automatica, instalada em 1948, convivendo com os dois sistemas, semi e automático, somente 30 anos depois em 1978, é que foi inaugurado do sistema DDD,com o cód. 0194, substituindo o antigo sistema ODD, com micro-ondas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que seria ODD, eu gosto muito desse tema até tenho um blog que estou fazendo com os prefixos de telefones, quem puder me ajudar e corrigir de algum erro por favor me comuniquem. http://prefixostelefones.blogspot.com.br/

      Excluir
  9. Alguem poderia estimar o ano para numero 4 6780 no Bom Retiro - Sao Paulo SP

    ResponderExcluir
  10. Alguem saberia estimar o ano para o numero 4 6780 no Bom Retiro - Sao Paulo SP

    ResponderExcluir
  11. E no Rio de Janeiro? Quando os números telefônicos passaram de 5 para 6 dígitos? Alguém sabe me dizer? Preciso para um trabalho. Grato!
    luifagundes@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Oi algem sebe me dizer em que ano foi adotado o 7 dígito no parana

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma lista telefônica aqui, de Araras-SP, e os telefones já eram seis digitos. Exemplo: 41-3979.

    ResponderExcluir
  14. Olá gostaria de saber se qual foi a mudança da "estação" 37 na baixada santista?? Agradeço desde já a atenção!

    ResponderExcluir
  15. Meu telefone na Água Rasa em São Paulo no final dos anos 70 era 92-2996. Realmente é praticamente impossível esquecer.
    Excelente tópico.

    ResponderExcluir
  16. Alguém sabe me dizer de onde é e quando é esse número de telefone?
    43-4564 ficava na rua General pedra,108/122.e pertencia o uma fábrica de móveis.
    Agradeço

    ResponderExcluir
  17. Tenho um guarda roupas, com uma etiqueta de Sao bernardo, de uma fabrica moveis Pelosini, o numeor do telefone era apenas 60, ( doi digitos, ) salguem sabe dizer de que época seria?

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber a fonte da imagem acima, se possível. Agradeço!

    ResponderExcluir
  19. O Estadão, em 15.03.1967, na última página, publicou a notícia sobre a inauguração da estação 282 (trouxe também a notícia sobre o primeiro trem do DF):

    http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19670315-28194-nac-0029-999-30-not

    ResponderExcluir
  20. Boa noite,

    Adquiri uma escrivaninha antiga e nela consta uma etiqueta com um número de telefone 2.9735. Vc saberia de ano é!!!?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente entre 1928 e 1950. Mas poderia ser também de antes de 1928, pois até este ano a maioria das linhas tinha 4 algarismos, mas já existiam alguns com cinco. Em 1928 começaram os telefones automaticos em São Paulo e todos passaram a ter 5 numeros. Mas posso lhe garantir que, em 1958, já não existiam telefones em SP que começavam com o algarismo 2.

      Excluir