quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ESTAÇÕES DEMOLIDAS

Entre todas as 4.500 estações que existem (ou existiram) no País, várias delas já foram. Com exceção das que o foram por ter sido substituídas por outra no mesmo local (há vários exemplos), há aquelas que foram demolidas por não ter mais uso — embora nem sempre isso justificasse o desmanche.

Os piores casos são os das estações que deram origem às cidades onde se encontravam. Sabemos que muitas estações foram construídas no meio do nada, sendo o ponto central das cidades que se formaram posteriormente à sua volta. Há muitos exemplos, mas podemos citar dois: Leme e Brodowski, em São Paulo, ambas hoje sem os trilhos da linha que as construiu (respectivamente, ramal de Descalvado, da Cia. Paulista, e linha do Rio Grande, da Cia. Mogiana), mas em pé. É certo que a de Leme está fechada e meio largada, mas ninguém a derrubou. Já a de Brodowski é hoje um pequeno museu ferroviário.

Pode-se dizer que praticamente todas as cidades na linha da Paulista após Bauru, na da Araraquarense após São José do Rio Preto, da Noroeste inteira e da Sorocabana após Avaré, surgiram ou das estações ou pouco antes de a linha chegar — justamente no aguardo da ferrovia.

No entanto, cidades como Pinhalão, no Paraná, e, em São Paulo, Duartina, Ouro Verde, Corumbataí e mesmo outras que, embora tenham sido construídas depois de algum tempo de a cidade estar estabelecida tiveram uma importância muito grande para o seu surgimento. Neste último caso, estamos falando de cidades da Alta Paulista, que se estabeleciam alguns anos antes da chegada da linha do trem, já sabendo que passaria por ali — e, quando a linha chegava, trazia sua estação. Adamantina e Pacaembu, ali situadas, tiveram seus prédios destruídos por negligência.

Outras cidades em praticamente todos os Estados brasileiros também tiveram sua estação histórica demolida. Uma lástima, realmente. Os exemplos não são poucos, mas preferi me ater aos que me lembrei primeiro, já citados acima. Na foto, o aspecto desolador da estação demolida em Pacaembu (2006 - foto Artur V. da Silva).

2 comentários:

  1. Oi , gostaria de enviar uma foto de uma pintura do sec. XIX do Salto de Itapura
    e saber a sua opiniao.
    Obrigado
    Paulo

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  2. Pode mandar, mas quer a minha opinião em que?
    Abraços - Ralph

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