segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CARROS EM CHAMAS

Às 17:45 de hoje, recebi uma mensagem, que só li há quinze minutos, pois não estava no computador. No pátio de Presidente Altino, da antiga Sorocabana e hoje administrado pela CPTM e pela ALL, ardiam em chamas carros de aço inox Budd da antiga FEPASA. Já é a segunda vez em três meses.

No pátio há carros da CPTM e velhos carros da FEPASA, assim como vagões desta última. Todos em “compasso de espera”, seja para o sucateamento, seja para o uso, depois de reformados, em trens turísticos, ou como carros administração para a concessionária. “Compasso de espera” é uma forma leve de se dizer “abandonados”.

O pátio é grande; há favelas muito próximas e as invasões são, infelizmente, possíveis. Carros pegando fogo no meio do pátio não são acidentes; alguém colocou fogo neles. O outro incêndio, de três meses atrás, também foi mais ou menos no mesmo horário.

O que surpreende é que tanto a CPTM quanto a ALL têm responsabilidade sobre o que acontece ali dentro, e não têm equipes de socorro imediato quando o problema acontece.

Não é o único lugar em que enferrujam carros no Brasil; há muitíssimos outros pátios em que isto acontece. Iperó, Santa Maria, Mafra, Botucatu, Barão de Mauá, Horto de Belo Horizonte, Edgar Werneck e muitos mais pelo país afora. Na fotografia, carros em Iperó em janeiro de 2009 (Foto Tiago Amato).

Mais um desastre na triste história ferroviária de São Paulo e do Brasil.

5 comentários:

  1. Olá Sr. Ralph. Segundo li no Terra, "não foi um fato criminoso, segundo a delegada que atdendeu o caso". Sgundo a reportagem, dois menores "pixavam" os vagões, mas um deles, que foi constatado doente mental, portava um isqueiro e iniciou o incêndio. A delegada, pois, não considerou um fato criminoso, tanto é que entregou os menores a seus familiares, no final da tarde. Mas, espere aí... pixar e colocar fogo não é fato criminoso? Como assim? Menor? Ah, sempre eles. Quem tem dó, leve um pra sua casa. AFFFFFFFF!

    ResponderExcluir
  2. Parece que os vândalos foram detidos novamente hoje.

    ResponderExcluir
  3. "...pixar e colocar fogo não é fato criminoso? Como assim? Menor? Ah, sempre eles. Quem tem dó, leve um pra sua casa." (2)

    Enquanto houver uma legislação que se preocupe apenas em defender o menor e não PUNIR, fatos como esse sempre vão acontecer.

    Aproveito para parabenizar o trabalho que o Ralph vem mantendo em defesa do patrimônio ferroviário nacional. O Estações Ferroviárias.com.br tem me servido de grande valia para elaboração de matérias de cunho histórico e turístico.

    Convido a todos que visitam este blog, inclusive o Ralph, para conhecer um pouco do meu humilde trabalho.

    Grande abraço

    ViajanteDoria
    RELATOS DE VIAGEM ETC
    http://viajantedoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É, eu quero ver a delegada fazer a mesma coisa se o menor colocar fogo na casa dela. Quanto ao seu blog, é muito legal - as fotos de Guapimirim são assustadoras, desde o trem que ainda é usado até o trem da CBTU abandonado no pátio. Fora a pintura, parece que não estão muito diferentes... Lamentável como a CENTRAL trata seus usuários.

    ResponderExcluir
  5. Trens não queimados foram rebocados para Proximo da estação Presidente Altino....

    ResponderExcluir