quarta-feira, 5 de agosto de 2009

RESTAURANDO VELHAS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS

As notícias hoje são duas em relação a restaurações de estações do Brasil.

Uma vem de Araraquara, onde o Prefeito anterior fez o favor de estragar o belo saguão de entrada após restaurar a estação central colocando uma escada para cadeirantes de metal no centro do saguão. Para fixá-la, ele serrou a grade de madeira de 1915 (foto acima, de autoria de Geraldo Godói) no andar de cima. Além do mais, colocou ao lado um elevador. Pode?????

Não pode, e o Prefeito atual percebeu isso e consertou. Mudou o elevador para a sala da bilheteria, onde pelo menos quem vem de fora não nota se não entrar nela, e mandou a escada para outro lugar (lixo???), consertando e recolocando no andar de cima a parte que havia sido retirada da grade de madeira (Graças a Deus não tinha ido para o lixo).

É verdade que há méritos do Prefeito anterior por ter a iniciativa de recuperar o prédio, abandonado havia anos, mas colocar aquelas aberrações quase acabou com a iniciativa. Graças a Deus o atual prometeu e cumpriu, recuperando tudo. A estação está servindo desde janeiro como museu ferroviário da ABPF.

Falta, agora, a Prefeitura recuperar o pátio da estação do Ouro, jogada ao mato, às traças e a tudo quanto é tipo de inseto, juntamente com a sua subestação elétrica, antes que o tempo e os vândalos levem tudo. Aqui, porém, o caso é mais difícil, dado o isolamento do local. A velha escolinha do local, bonita e simples, já caiu, assim como outras casas.

Notícias de Ponta Grossa, Paraná, terra de meu saudoso pai, dizem que a estação ao sul da cidade, no bairro rural do Guaragi, vai ser reconstruída pela ALL. Era uma pequena estação de madeira, destruída por um incêndio em 2004. A ALL foi processada pelo Ministério Público por não ter cuidado do prédio, que estava sob sua tutela – embora ela tenha alegado que realmente usou o prédio por algum tempo, mas antes do incêndio devolveu-a à já defunta RFFSA, por não ter mais interesse.

Bom, esperar que a inventariança da RFFSA cuide de alguma coisa já é querer demais; a ALL acabou tendo de pagar pelo fato. Acertou com a Prefeitura de Ponta Grossa que vai reconstruir o prediozinho, mas em outro local a ser escolhido. Para mim, solução chinfrim – pois reconstruir um prédio de madeira histórico (e que era tombado pelo Estado), ainda mais em local diferente, pouquíssimo representa. Enfim...

Está certo que a preocupação com a memória nacional aumentou muito nos últimos vinte anos, mas ainda falta muito para que cheguemos a um ponto decente quanto a isso. Enquanto não tivermos seriedade com as aulas de História do Brasil nas escolas, e também batermos na tecla de se preservar a memória e o patrimônio, não vamos conseguir avançar com a rapidez necessária. Enquanto isso, dia a dia mais patrimônio se perde vítima do descaso ou da ganância.

6 comentários:

  1. Em Pederneiras também estavam restaurando, em fevereiro do ano passado. Já acabaram? Se sim, o que virou a estação?

    ResponderExcluir
  2. Sim, Alexandre, acabaram. Estive lá em 30 de outubro e ficou muito bom. O pessoal que trabalha lá estava lá e me receberam superbem (sabiam que faço o site das estações). Virou um pequeno museu e casa da cultura, é um pequeno arquivo de coisas antigas, é da Secretaria da Cultura do município.

    ResponderExcluir
  3. Meu desejo é entrar em contato com o Sr. Ralph Mennucci Giesbrecht, pois estou fazendo uma pesquisa...
    Por favor entre em contato comigo...pois nao encontrei seu contato no site das ferrovias do brasil
    Me chamo Malena e meu e-mail: big_amity@hotmail.com
    Desculpa ter postado aqui
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Ralf,
    Gostaria que vc visse nosso trabalho .Estamos estudando a escola rural de 1932, que foi um belissima obra de seu avó, Sud Mennuci.Nosso Blog : redealbeto torres.blogspot.com
    Obrigada
    Prof Elisa

    ResponderExcluir
  5. Olá Ralf ,será que nunca mais teremos nossos trens passageiros de volta? uma enorme tristeza me invade pensando assim.Meu Deus como nossos governantes podem ignorar o clamor do povo;não percebem o quanto de votos isso renderia. Mas eu acredito que você é nossa voz ,nosso clamor ,nossa bandeira de luta, eles terão que te ouvir cedo ou tarde,meu amigo lute para a volta de nossos trens por favor.

    ResponderExcluir
  6. Só Deus sabe. No momento, a chance é pequena. Infelizmente.

    ResponderExcluir