As notícias hoje são duas em relação a restaurações de estações do Brasil.
Uma vem de Araraquara, onde o Prefeito anterior fez o favor de estragar o belo saguão de entrada após restaurar a estação central colocando uma escada para cadeirantes de metal no centro do saguão. Para fixá-la, ele serrou a grade de madeira de 1915 (foto acima, de autoria de Geraldo Godói) no andar de cima. Além do mais, colocou ao lado um elevador. Pode?????
Não pode, e o Prefeito atual percebeu isso e consertou. Mudou o elevador para a sala da bilheteria, onde pelo menos quem vem de fora não nota se não entrar nela, e mandou a escada para outro lugar (lixo???), consertando e recolocando no andar de cima a parte que havia sido retirada da grade de madeira (Graças a Deus não tinha ido para o lixo).
É verdade que há méritos do Prefeito anterior por ter a iniciativa de recuperar o prédio, abandonado havia anos, mas colocar aquelas aberrações quase acabou com a iniciativa. Graças a Deus o atual prometeu e cumpriu, recuperando tudo. A estação está servindo desde janeiro como museu ferroviário da ABPF.
Falta, agora, a Prefeitura recuperar o pátio da estação do Ouro, jogada ao mato, às traças e a tudo quanto é tipo de inseto, juntamente com a sua subestação elétrica, antes que o tempo e os vândalos levem tudo. Aqui, porém, o caso é mais difícil, dado o isolamento do local. A velha escolinha do local, bonita e simples, já caiu, assim como outras casas.
Notícias de Ponta Grossa, Paraná, terra de meu saudoso pai, dizem que a estação ao sul da cidade, no bairro rural do Guaragi, vai ser reconstruída pela ALL. Era uma pequena estação de madeira, destruída por um incêndio em 2004. A ALL foi processada pelo Ministério Público por não ter cuidado do prédio, que estava sob sua tutela – embora ela tenha alegado que realmente usou o prédio por algum tempo, mas antes do incêndio devolveu-a à já defunta RFFSA, por não ter mais interesse.
Bom, esperar que a inventariança da RFFSA cuide de alguma coisa já é querer demais; a ALL acabou tendo de pagar pelo fato. Acertou com a Prefeitura de Ponta Grossa que vai reconstruir o prediozinho, mas em outro local a ser escolhido. Para mim, solução chinfrim – pois reconstruir um prédio de madeira histórico (e que era tombado pelo Estado), ainda mais em local diferente, pouquíssimo representa. Enfim...
Está certo que a preocupação com a memória nacional aumentou muito nos últimos vinte anos, mas ainda falta muito para que cheguemos a um ponto decente quanto a isso. Enquanto não tivermos seriedade com as aulas de História do Brasil nas escolas, e também batermos na tecla de se preservar a memória e o patrimônio, não vamos conseguir avançar com a rapidez necessária. Enquanto isso, dia a dia mais patrimônio se perde vítima do descaso ou da ganância.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em Pederneiras também estavam restaurando, em fevereiro do ano passado. Já acabaram? Se sim, o que virou a estação?
ResponderExcluirSim, Alexandre, acabaram. Estive lá em 30 de outubro e ficou muito bom. O pessoal que trabalha lá estava lá e me receberam superbem (sabiam que faço o site das estações). Virou um pequeno museu e casa da cultura, é um pequeno arquivo de coisas antigas, é da Secretaria da Cultura do município.
ResponderExcluirMeu desejo é entrar em contato com o Sr. Ralph Mennucci Giesbrecht, pois estou fazendo uma pesquisa...
ResponderExcluirPor favor entre em contato comigo...pois nao encontrei seu contato no site das ferrovias do brasil
Me chamo Malena e meu e-mail: big_amity@hotmail.com
Desculpa ter postado aqui
Obrigada
Olá Ralf,
ResponderExcluirGostaria que vc visse nosso trabalho .Estamos estudando a escola rural de 1932, que foi um belissima obra de seu avó, Sud Mennuci.Nosso Blog : redealbeto torres.blogspot.com
Obrigada
Prof Elisa
Olá Ralf ,será que nunca mais teremos nossos trens passageiros de volta? uma enorme tristeza me invade pensando assim.Meu Deus como nossos governantes podem ignorar o clamor do povo;não percebem o quanto de votos isso renderia. Mas eu acredito que você é nossa voz ,nosso clamor ,nossa bandeira de luta, eles terão que te ouvir cedo ou tarde,meu amigo lute para a volta de nossos trens por favor.
ResponderExcluirSó Deus sabe. No momento, a chance é pequena. Infelizmente.
ResponderExcluir