quarta-feira, 24 de março de 2010

UM ANO DE BLOG


Para os 149 leitores que em princípio acompanham o meu blog diariamente (será que fazem isso mesmo? Quem consegue?) e os leitores eventuais (inclusive aqueles que meteram o pau em mim outro dia, fazendo policiamento na minha postagem sobre a greve dos professores), aviso que cheguei - e até passei em dez dias - ao meu primeiro aniversário como blogueiro.

Não consegui postar todos os dias, mas até que cheguei perto. Com a exceção do mês de junho último, quando fiquei o mês inteirinho internado no hospital (e mesmo assim, postei durante alguns dias, enquanto em outros, no período mais agudo da minha internação, meus filhos postaram informações do enfermo aqui), passei de 25 postagens todos os meses.

Não sei se isso é bom ou mau. Afinal, a intenção era postar todos os dias para acostumar eventuais leitores a pelo menos dar uma olhada no blog, posto que todos os dias deveria haver alguma novidade. Por outro lado, acredito que muitas vezes as matérias foram repetitivas. Talvez por algumas vezes até contraditórias... é difícil dizer. Houve até casos (recentes, até) em que eu postei duas vezes a mesma foto e falei do mesmo assunto, sem me lembrar de que já havia falado - tendo descoberto por acaso (foi o caso da fotografia da estação de Chiador, em Minas).

Tentei falar de diversos assuntos e expor o que penso. Tentar fazer as pessoas pensar em determinados assuntos. Há pessoas que comentam bastante, são sempre as mesmas: essas dá para ver que são fiéis. Há gente que parece gostar do que escrevo. Não sei se é sempre que gosta. Falo mais sobre ferrovias, mas houve temas em que o assunto estava longe de estar ligado a elas. Afinal, as críticas são constantes nesse tema, pois a política brasileira para ferrovias sempre foi, no mínimo, ruim, para não dizer desastrosa em diversos períodos.

Houve casos em que desço o pau em tudo que é assunto, e casos em que me emocionei ao escrever sobre gente que conheci, gente da minha família. Houve escritos em que tentei adivinhar o que acontecia há cem, cento e cinquenta anos. Houve até (poucas) histórias fictícias.

Gosto de escrever. Porém, há também dias em que não vem a inspiração para escrever. Em alguns casos, escrevi assim mesmo; em outros, não escrevi nada. E houve ocasiões em que não pude postar por não ter eletricidade para "mover" meu computador (em pleno século 21) ou eu estava em locais onde a Internet era muito ruim ou inexistente. Como viajei muito pouco nesse período, isso ocorreu muito pouco.

Espero continuar escrevendo... e espero que alguém, pelo menos, continue lendo e se divertindo com o que escrevo.

13 comentários:

  1. Parabéns pelo primeiro ano de blog. Que venham mais e mais posts. Apesar de não comentar muito, sempre passo por aqui.
    Abraços.

    Jorge A. Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!

    Neste ano te conheci e sua amizade é um grande presente também.

    Mas esta foto sua parece deputado! ahah

    ResponderExcluir
  3. Douglas, deputados não sabem escrever... tem horror a canetas, como a que tenho na mão na foto.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo primeiro ano do blog! (um ano e alguns dias)

    Acompanho diariamente e pretendo continuar fazendo isso. Se era pra acostumar os leitores a uma postagem diária, acostumou mal! haha

    Saudações, e longa vida para a página! (e ao autor também, claro!)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns e não poderia deixar de comentar que seu site,pelo menos para mim foi o "Grande Achado" da internet porque sempre gostei de ferrovias,ainda mais as estações com suas construções ricas em detalhes e com certeza atualmente nenhum engenheiro foi capaz de fazer algo parecido..
    um grande abraço,saúde e sucesso!!!!

    Clayton Roberto

    Ribeirão Pires-SP

    ResponderExcluir
  6. Ralph, Parabéns pelo Blog, é muito bom. Acompanho sempre!

    ResponderExcluir
  7. Vida longa a seu blog e ao seu blogueiro! Parabéns Ralph!

    ResponderExcluir
  8. Vida longa ao Blog!

    E que DEUS dê muita saúde para que você continue a exercer esse bom ofício que nos faz refletir, pensar e escrever sobre vários assuntos além das ferrovias brasileiras.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo seu blog e, sem querer puxar saco, pela pessoa que você é. Dá pra ver nas suas postagens a honestidade que mantém consigo mesmo. Já disse isso outro dia, você escreve tal como pensa. Às vezes concordo, às vezes tenho a petulância de discordar, mas sempre gosto muito do que leio. E acho que tudo isso é muito saudável. Como disse outro dia, obrigado por dividir conosco seus aprendizados, suas sabedorias, suas memórias e seus arquivos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. A todos que expressaram suas opiniões e a todos que seguem lendo este blog, meus sinceros agradecimentos.

    ResponderExcluir