sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EU NASCI EM SANTA VERIDIANA - PARTE 2






Uma postagem com o mesmo nome foi realizada no ano passado neste blog. Porém, a fazenda de Santa Veridiana, em Santa Cruz das Palmeiras, tem uma velha capela - construída em 1894, portanto, com 116 anos hoje - que estava caindo no ano de 2003.

É a única construção que sobrou de uma fileira de casas de moradores e trabalhadores da fazenda. Hoje está no meio de um canavial. Não voltei mais na igreja desde 2003, mas parece que ela ainda está de pé, embora mais depredada do que nunca e já sem o madeirame interior.

Outro crime contra o patrimônio nacional. Acima, algumas das fotos que tirei nesse ano.

6 comentários:

  1. Que prazer amigo poder rever algumas fotas da lendária Santa Veridiana.
    Meu avo pai de minha mãe, foi administrador desta fazenda, a qual pertencia a família Prado.
    Parabéns, pois valeu a pena ver estas fotos e matar a saudade.

    ResponderExcluir
  2. nesta fazenda vieram as familias Lombardi, Demambro. Visacre, Roviello, Civita, dos quais meu marido é bisneto, neto e filho ele e sua Iramã Iracema nasceram nesta fazenda , Dias atráz meu filho esteve visitando esta capela a qual se acha muito destruida não restando um mínimo pedaço desta linda escada

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, pessoal! Sabem se é possível visitar as fazendas de Santa Cruz das Palmeiras? E sabem se elas possuem registros dos antigos empregados que possam ser consultados?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. É muito lindo e emocionante poder ver as fotos, ler estas histórias bem como preservar. Será que as famílias que viveram neste lugar, em Santa Veridiana, podem fazer algum registro informal? Documentário, vídeo com mais fotos antigas, relatando como era a Vida de todos na Fazenda ? Sou amante e amo demais a cultura, história e vivências dos antepassados.

    ResponderExcluir
  5. Olá, estive nessa fazenda à uma semana atrás dia 27/02/2017, nos deixaram entrar, a Igreja continua igual, porém ladeada de pés de cana, sem acesso ao lado de dentro, a fazenda é linda.

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe informar se existem registros dos imigrantes que trabalharam e nasceram em Santa Veridiana? Vou até la no proximo mes e gostaria de ter acesso.

    ResponderExcluir