Ontem o senhor de meia-idade rabugento (eu) desceu o porrete na velocidade e falta de seriedade com que as coisas são feitas quando se trata de ferrovias no Brasil. Mas nem tudo são espinhos nem o inferno tomou conta de tudo que se relacione a elas.
Por exemplo, eu não citei as obras da Trensurb, que depois de mais de vinte anos de operação finalmente conseguiu desencantar e está seguindo com seus trilhos no sentido de Novo Hamburgo. Ou seja, os gaúchos vão voltar a ter o que tiveram durante cento e dez anos, um trem para levá-los de Porto Alegre para Novo Hamburgo. Aliás, este era o nome da ferrovia original em 1872, a primeira daquela Província.
Enquanto isso, paranaenses, catarinenses, gaúchos e sul-matogrossenses se unem para ver se conseguem desencantar os prolongamentos da Ferroeste e sua junção com a Norte-Sul (que, aliás, está longe deles ainda, mas segue avançando). A notícia saiu ontem e diz que a ferrovia deverá facilitar o envio dos grãos provenientes das cidades de Maracaju e Dourado, ambas no MS, para o porto de Paranaguá.
A ferrovia resultante de tudo isso seria chamada de Ferrosul e esticaria os trilhos por um ou mais ramais que chegariam a SC e ao RS. Resta saber se isso vai sair mesmo ou vai ficar no “vai fazer”. Fora isso, há que se destravar o gargalo da linha existente entre Guarapuava e Irati, velha e cheia de curvas, e a retificação dos trilhos entre Irati e Engenheiro Bley, que reduziria distância e tempo entre Cascavel e Paranaguá, ligação, aliás, prevista há mais de oitenta anos.
O interessante é que, na verdade, as duas cidades já têm essa ligação há muito tempo com o porto de Santos, através de um ramal abandonado há catorze anos (Ponta Porã) e de uma linha pouquíssimo utilizada, ou seja, o trecho Campo Grande–Três Lagoas, da antiga Noroeste. Sim, são linhas antigas, mas mostram que a ligação existe e somente não se as usa porque não se quer. Não seria o caso de pelo menos por enquanto usar isso e aguardar a linha nova ser aberta, mais curta e rápida e com um porto mais eficiente como é Paranaguá (pelo menos isto é o que se lê)? É por aí que se vê que as notícias não espelham toda a verdade.
Finalmente, o Expresso Pai da Aviação. Estranha-me muito ser dada a alcunha de um aviador, aliás, o mais famoso deles, a uma composição ferroviária. Sei que Santos Dumont é a terra dele, por isso leva seu nome, mas, mesmo assim, o que ele realmente tem a ver com trens? (A não ser o fato que, diz a lenda, teria pilotado as locomotivas a vapor das fazendas de seu pai e de seu irmão, respectivamente em Ribeirão Preto e Amália, em São Paulo, e aí aprendido mecânica.) Bom, para quem não sabe, é um trem turístico — ou melhor, uma automotriz de aço inox Budd recuperada, fazendo o percurso de Santos Dumont a Juiz de Fora em finais de semana. O teste foi feito há dez dias em Santos Dumont. É sempre uma boa notícia ver um novo trem andando pelos trilhos brasileiros.
Por exemplo, eu não citei as obras da Trensurb, que depois de mais de vinte anos de operação finalmente conseguiu desencantar e está seguindo com seus trilhos no sentido de Novo Hamburgo. Ou seja, os gaúchos vão voltar a ter o que tiveram durante cento e dez anos, um trem para levá-los de Porto Alegre para Novo Hamburgo. Aliás, este era o nome da ferrovia original em 1872, a primeira daquela Província.
Enquanto isso, paranaenses, catarinenses, gaúchos e sul-matogrossenses se unem para ver se conseguem desencantar os prolongamentos da Ferroeste e sua junção com a Norte-Sul (que, aliás, está longe deles ainda, mas segue avançando). A notícia saiu ontem e diz que a ferrovia deverá facilitar o envio dos grãos provenientes das cidades de Maracaju e Dourado, ambas no MS, para o porto de Paranaguá.
A ferrovia resultante de tudo isso seria chamada de Ferrosul e esticaria os trilhos por um ou mais ramais que chegariam a SC e ao RS. Resta saber se isso vai sair mesmo ou vai ficar no “vai fazer”. Fora isso, há que se destravar o gargalo da linha existente entre Guarapuava e Irati, velha e cheia de curvas, e a retificação dos trilhos entre Irati e Engenheiro Bley, que reduziria distância e tempo entre Cascavel e Paranaguá, ligação, aliás, prevista há mais de oitenta anos.
O interessante é que, na verdade, as duas cidades já têm essa ligação há muito tempo com o porto de Santos, através de um ramal abandonado há catorze anos (Ponta Porã) e de uma linha pouquíssimo utilizada, ou seja, o trecho Campo Grande–Três Lagoas, da antiga Noroeste. Sim, são linhas antigas, mas mostram que a ligação existe e somente não se as usa porque não se quer. Não seria o caso de pelo menos por enquanto usar isso e aguardar a linha nova ser aberta, mais curta e rápida e com um porto mais eficiente como é Paranaguá (pelo menos isto é o que se lê)? É por aí que se vê que as notícias não espelham toda a verdade.
Finalmente, o Expresso Pai da Aviação. Estranha-me muito ser dada a alcunha de um aviador, aliás, o mais famoso deles, a uma composição ferroviária. Sei que Santos Dumont é a terra dele, por isso leva seu nome, mas, mesmo assim, o que ele realmente tem a ver com trens? (A não ser o fato que, diz a lenda, teria pilotado as locomotivas a vapor das fazendas de seu pai e de seu irmão, respectivamente em Ribeirão Preto e Amália, em São Paulo, e aí aprendido mecânica.) Bom, para quem não sabe, é um trem turístico — ou melhor, uma automotriz de aço inox Budd recuperada, fazendo o percurso de Santos Dumont a Juiz de Fora em finais de semana. O teste foi feito há dez dias em Santos Dumont. É sempre uma boa notícia ver um novo trem andando pelos trilhos brasileiros.
Pelo menos algumas boas noticias, o trem de Santos Dumond e otima só falta agora recuperarem os trilhos de Rio Acima e fazer o mesmo. o estranho que não vejo nada sobre isso, vi apenas aqui e um ou dois sites nada mais.Ja o nome do expresso de Santos Dumond (o rabugento aqui de vinte e tres anos ) acha uma otima homenagem ,ele e aviador mas e dai? A cidade tem o nome dele ja é mais que o bastante para por o nome do expresso de pai da aviação.Você queria oque ? o nome do prefeito ou um medico de 1950 que ninguem lembra? E o trem das aguas de São Lorenço ? Oque tem haver com trem essas aguas ai? Pra mim o nome pouco importa o importante que mais um expresso turistico vai ser inaugurado em breve pelo menos eu espero que seja.
ResponderExcluirSou totalmente contra nome de pessoas em empreendimentos (como v. já deve ter visto por outras mensagens que postei). No caso do expresso, é uma "alcunha", mas acaba por isso sendo o mesmo tipo de coisas. Expresso Cabangu, por exemplo, estaria bom. Além disso, o trem nõ é um expresso, não é trem de linha, é um trem turístico, é apenas, no fim, um brinquedo. Se fosse um trem de linha, como deveria ser, aí sim seria um Expresso, desde que parasse somente nas estações de ponta ou em muito poucas do percurso.
ResponderExcluirEnfim, boas notícias.
ResponderExcluirMas realmente é estranho dar o nome de Santos Dumont a estruturas ferroviárias: Se for o caso de homenagear pessoas, que sejam do meio ferroviário como Paulo de Frontin (que fez verdadeiras obras de arte como o tunnel grande) ou Irineu Evangelista, o pioneiro das ferrovias brasileiras.
Mas, fico com a opinião de se fazer uma pesquisa na história da cidade e desta pesquisa escolher um nome para esta. Cabangu ficaria de bom tamanho.
E enquanto isso, aqui no RJ...vemos a Leopoldina definhar com o tempo, os ramais do norte e noroeste esquecidos e o centro-sul fluminense a serviço do lucro privado. Triste.
Doria, até os anos 30/40 a cidade chamava-se Palmira. Era dali que vinha o queijo Palmira. Mas como Dumont nasceu na Fazenda Cabangu, mudaram o nome tradicional da cidade para o nome deles. E o Queijo Palmira, conhecido no país todo, ficou órfão. Na Europa isto jamais aconteceria. As cidades de lá têm nomes milenares, com raríssi-ssimas exceções (Paris).
ResponderExcluirPra mim tanto faz o nome. Mas o que tem homenagear Santos Dumond neste expresso,ele foi um grande homem, merece ser lembrado em qualquer coisa.Pra que por nome estranhos pra não dizer ridiculos e de pessoas que ninguem conhece só conhece quem se interessam pelo assunto e tem tempo pra pesquisar.
ResponderExcluirÉ realmente não é um trem de linha e apenas pra fins turisticos mas eu acho uma baita falta de respeito com quem ralo pra por o trem na linha, se mato pra recuperar tudo e quando terminam tudo, chegar um e fala que não passa de um brinquedo. Pra min isso é um otimo trabalho estão todos de parabens prefiro dizer que é uma pena que não seja um trem expresso do que falar que não passa de um ''brinquedinho'', pergunte pro pessoal da perus pirapora se é divertido capinar aquele mato, ser atacado por pernelongos e correr atras de patrocinio,esse foi só um exemplo , pra min isso não tem nada de brincadeira deve ter pra quem vai vizitar depois de pronto ou fica de longe só observando tira umas 3 fotos e vai pra casa colocar na net, mas pra quem corre atras isso soa como um insulto. O pessoal de Santos Dumond esta de parabens é um otimo trabalho pra quem lutou para isso.
Desculpe viajante Doria mas oque eles fizeram não se compara ao que fez Santos Dumond e detalhe eles fizeram isso apenas por dinheiro nada mais, mas se é pra por o nome de empresario e engenheiros que não fizeram nada de relevante , tudo bem fizeram eles tuneis criaram ferrovias mudaram o brasil. Então porque não coloca o nome de expresso Percival Farquhar tambem foi um dos pioneiros das ferrovias brasileiras mais matou mais de 1500 pessoas sem falar das que fugiram pela selva e nunca foram encontradas.
ResponderExcluirPra min eles nada mais são do que empresarios que só queriam o dinheiro enquanto o pobre e humilde que esta la morrendo de colera picada de escorpião,as vezes sem receber um centavo, estavam la contruindo o tunel ou a ponte a ferrovia que depois estes vigaristas levam a fama e o credito.
Enquanto isso Santos Dumond que inventou o dirigivel , o relogio de pulso ,e claro o avião, entre outras coisas e que não matou ninguem e nem ganhou nada pra invertar não pode ser homenageado porque ele inventou o avião e não o trem. É ta certo o nome não combina mas vamos ver um exemplo :
O hospital Albert Einstein ,ue que eu saiba ele nunca foi medico. A não então não pode ele não era medico. Vamos por um nome de medico no hospital vamos por o nome Roger Abdelmassih esse sim foi medico tem muito dinheiro então merece,ele so estrupo mais de 50 mulheres mas e dai ele é medico ue.
Pra que eu vou homenagear alguem que não fez nada pra merecer isso, enquanto Irineu Evangelista, Percival Farquhar construiam ferrovias em lugares impossiveis e os engenheiros criavam magnificas obras de arte, quem tinha que construir era a ''peãozada'' e muitos morriam fazendo isso e as vezes nem ganhava pra isso.Sou fã das ferrovias não desses patifes sem escrupulos.
Está confirmado que o trem vai ser feito por uma RDC? A algum tempo eu ouvi que se estava tencionava utilizar a zezé leone para tracionar.
ResponderExcluiroutra coisa a RDC ainda está com a MRS? quem é que está tocando esse trem afinal?
Flavio - sou do grupo da Perus-Pirapora e sim, isso é tudo um brinquedo. Brinquedos que são recuperados para salvar a memória das ferrovias e pelo amor de alguns que se esforçam bastante. Mas, não sendo transporte público, é brinquedo. A perus-Pirapora e o Pai da Aviação. E é um brinquedo em que brincam não só as pessoas que lutaram para coloca-lo na linha, como para os futuros passageiros que irão lá passar o tempo nos finais de semana. E isso não é desrespeito para ninguém. Falei bem do expresso Pai da Aviação, mas critiquei o nome. E vou continuar criticando, pois sou contra nome de pessoas ou aldunhas nesses empreendimentos. É como você mudar o nome da Perus-Pirapora para o nome de algum de seus líderes, por exemplo, ou para alguém que tenha posto dinheiro em alguma firma que tenha posto algum dinheiro na sua recuperação.
ResponderExcluirQuanto a Farquhar, Mauá ou Einstein: sou contra qualquer tipo de nomes de pessoas em instituições. Repito isso e repetirei se for necessário. E Farquhar não matou ninguém. A Brazil Railway trabalhou da mesma forma que qualquer empresa do Brasil ou do mundo trabalhava naquela época. De forma extremamente autoritária sem respeitar direitos humanos. Hoje ele não conseguiria fazer isso, a obra seria embargada. MAs há 100 anos atrás a forma de pensar era outra. Não se pode analisar a história com os olhos do presente.
ResponderExcluirVictor, neste instante, está confirmado que será uma RDC. Porém, pode ser que cometam o absurdo de ter de puxá-la com uma diesel (absurdo em termos de gastos e de desperdicio de energia) se não conseguirem recuperar os dois motores da RDC (no teste, somente um estava funcionando). Quanto à Zezé Leone, também havia ouvido isto mas parece que ela somente rodará em casos excepcionais. Enfim, é esperar para ver.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMas isso faz deles herois como foi citado ai nos comentarios? Eu acho que não,pode ser a forma global de trabalho na epoca mas mesmo assim eles tratavam os trabalhadores como animais descartaveis nenhum deles merece homenagem nenhuma.
ResponderExcluirContinuo achando essa palavra um insulto pode não ser pra vc e o pessoal que você acompanha la na perus pirapora mas eu e muitos preferimos o nome ferrovia turistica do que um brinquedo de fim de semana.
Flavio: ninguem escreveu nos comentarios que o Farquhar foi um heroi. Ele foi apenas um capitalista que injetou dinheiro no Pais - muito dinheiro. Segundo, se v. está ofendido, sinto muito. Mas a minha opinião é essa.
ResponderExcluirEstou falando de todos em geral ,disse isso para repater os comentarios de um participante do blog elogiando Irineu Evangelista e Paulo de Frontin sitei o Farquhar como um exemplo.
ResponderExcluirPouco me importa sua opinião este que eu saiba é um blog para todos deixar suas opiniões apesar de ser de sua autoria, eu apenas discordo de algumas de suas ideias e sugetões e me sinto no direito de opinar no mesmo tom que você cita elas com criticas inflamadas.
Flávio, achei muito simpático de sua parte dizer que a minha opinião pouco importa. Abraços Ralph
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