terça-feira, 26 de janeiro de 2010

FLORIANÓPOLIS HOJE

Curiosa placa na praia de Ribeirão da Ilha, em Florianópolis (ler abaixo)

No domingo chegamos a Florianópolis às duas da tarde. Fomos direto para a casa do Marcelo, meu primo que para lá se mudou há quase dez anos, saindo de São Paulo, onde nasceu. Ele, mulher e filho, que hoje tem dez anos, mudaram-se para ter uma vida menos estressante, segundo ele. E ele está aqui até hoje.

Estamos hospedados em sua casa, no bairro do Rio Tavares, na zona sul da ilha. Não falta conversa. Desde que ele se mudou, vimo-nos apenas duas vezes, uma em São Paulo e outra em Caxambu. Deveremos ficar aqui até sábado de manhã, quando faremos a viagem para São Paulo direto, sem paradas.

Estou conhecendo a ilha. Ainda não fui ao centro da cidade, único local onde já estive quando para aqui vim duas vezes, uma em 1963 e outra em 1974. A cidade, pelo menos na região sul, está hoje bem diferente do que era há 35 anos. Embora eu não tenha vindo a esta região antes, é fácil perceber que as ruas e estradas são novas, algumas recém-asfaltadas e a imensa maioria das casas são recentes.

Hoje estivemos em Ribeirão da Ilha e em Armação, povoados antigos pois neles existem casas antigas — poucas. Num deles (Ribeirão), encontrei uma placa que indicava um restaurante que serve ostras e mariscos, indicando da forma escrita na fotografia que tirei, acima.

Depois, fomos conhecer um Shopping Center, o Iguatemi. Detesto shoppings, mas, como este é novidade, sempre dá para ver alguma coisa diferente. Lá jantamos. Ao lado do shopping, uma imensa área de mangue. Na frente, a avenida. E parece, realmente, que a velha rua Iguatemi, de São Paulo, que nomeou o primeiro shopping center paulistano em 1966, está espalhando seu nome por todas as grandes cidades do Brasil.

Na ilha, nem sombra de ferrovias. Nenhuma surpresa para mim quanto a isto. Sei que houve bondes a tração animal em Florianópolis e que acabaram há muitos anos, bem antes dos de São Paulo, que eram elétricos e foram extintos em 1968. Ferrovias nunca passaram por aqui, embora a ponte Hercílio Luz tenha sido inaugurada em 1928 para servir de travessia de um ramal ferroviário para dentro da cidade. Nem o ramal foi construído, nem a ferrovia da qual ele sairia, que ligaria os portos de São Francisco, Itajaí e Imbituba.

Ainda hoje se fala nesta ferrovia, mas só isso: fala-se. E fala-se dela desde 1874, 135 anos atrás.

Enfim, Florianópolis, para mim, por enquanto, é isso.

2 comentários:

  1. Prefeito de Jacareí vai a Brasília defender estação do trem bala na cidade!!!!!!!!!!

    Pra que??? Para na primeira oportunidade ele mandar arracar os trilhos do trem-bala.

    Lamentável

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  2. Bom, quanto a Jacareí e outras cidades que vão pedir estações, é como eu disse: se todas tiverem, o trem poderá ser tudo, menos "bala". E concordo: o sujeito tirou os trilhos da cidade, agora quer uma estação do outro trem...

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