quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PARNAÍBA NO SÉCULO XIX

Durante quatro anos eu pesquisei diversos livros da Câmara Municipal da Prefeitura de Santana de Parnaíba desde o início do século XIX até 1984. Também li livro a livro que estavam nos arquivos da Delegacia da cidade, e que remontavam também ao século XIX. Fui à Cúria de Jundiaí algumas vezes para ler os livros de Tombo da Paróquia de Parnaíba até os dias atuais.

Fora isso, consegui uma série de notas em livros diversos que levavam a fatos passados em Parnaíba durante os séculos passados até os últimos anos. Algumas vezes os achados foram meramente acidentais.

Finalmente, escrevi trinta e cinco páginas sobre a historia do município, com seus bairros e sua sede, nos anos 1800. Os anos 1900 ainda estão sendo escritos.

Os anos 1800 foram colocados numa página específica na Wikipedia três dias atrás. Se alguém tiver interesse em ler o que era uma cidade estagnada no tempo no século XIX, basta clicar aqui e ler.

Era uma das cidades mais pobres da Província, decadente e isolada, apesar de próxima a São Paulo. Cidade em que pouquíssima coisa acontecia, mas há alguns fatos interessantes. Não se conhecem fotos da cidade ou de outras partes do município no século XIX, exceto uma da Igreja Matriz (1887) e algumas mostrando algumas instalações da Cia. Melhoramentos, que ficava no município até 1934, mas em um ponto bastante afastado e de difícil acesso para quem vinha da sede.

A foto acima mostra uma casa da cidade, já do século XX e ainda em pé, próxima ao centro histórico.

2 comentários:

  1. Falando em livros de tombo de paróquia, estes dias estive na casa de um historiador amigo meu, Renato Zanoni, que estava com um livro de tombo da paróquia aqui de Atibaia que começava a relatar em 1749. Além de estar um pouco deteriorado, é muito difícil entender a letra do escrivão, deve ter sido difícil para você "descriptografar" os achados, não?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Daniel, os do século 19 dá pra ler, algumas letras são até tranquilas. Poucos textos são ruins de se ler, às vezes porque a letra do sujeito é ruim mesmo. Já do século 18 e 17 Ssão quase impossíveis, há de se fazer um curso para isso.

    ResponderExcluir