sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O QUE TEM DADO CERTO NAS FERROVIAS DO PAÍS

Apesar do que tenho escrito sobre os projetos de ferrovias (aqui incluo estradas de ferro, VLTs, metrôs e trem turísticos) e do meu eterno pessimismo sobre as promessas feitas e não cumpridas, há coisas que têm dado certo.

Os dois trens turísticos da CPTM, Luz-Jundiaí e Luz-Mogi das Cruzes, que apesar de fazerem os mesmos percursos que os trens metropolitanos fazem (estes, com baldeações respectivamente em Francisco Morato e em Guaianazes), vêm agradando aos seus usuários, que lotam principalmente o de Jundiaí a cada fim de semana.

A modernização de trens da mesma CPTM que tem ocorrido especialmente na linha Osasco-Grajaú e na Variante de Poá (não me peçam para dizer a cor pela qual as linhas passaram a ser chamadas meses atrás, porque eu não consigo lembrar delas nem a paulada).

A ABPF, sempre procurando melhorar mais e mais seus passeios turísticos oferecidos aos fins de semana e feriados nas linhas Campinas-Jaguariúna, Piratuba-Marcelino Ramos, Passa-Quatro-Túnel, São Lourenço-Soledade, Rio Negrinho-Rio Natal.

A Perus-Pirapora, em São Paulo e Cajamar, com seus integrantes trabalhando a todo vapor, recuperando leitos e materiais rodantes abandonados há mais de vinte anos.

O esforço da ANPF em Sabaúna, no sentido de conservar a estação e reformar as linhas do pátio para receber os trens prometidos.

Idem quanto ao núcleo da ABPF em Rio do Sul, SC, que mais e mais estende a recuperação dos trilhos na região de Matador e de Subida para aumentar o trajeto de seu trem a vapor na região.

A Norte-Sul continua em obras seguindo para o sul de Tocantins.

O metrô de Fortaleza voltou a se mexer, depois das costumeiras interrupções judiciais.

E, finalmente, o metrô de São Paulo, que vai mesmo. As obras do trecho que vai da estação Alto do Ipiranga até a Vila Prudente estão sendo tocadas. A estação de Tamanduateí (na foto acima, mostrando as plataformas provisórias no sentido São Caetano, foto minha tirada hoje), da CPTM, onde se cruzarão as linhas desta e do metrô, está já em reforma. O elevado sobre a avenida Presidente Wilson, próximo à rua Vemag, já está bastante avançado. Isto, presenciado hoje por mim. Fora isso, a linha 4 continua e já está próxima da fase final, e as obras para a continuação da linha 5 para além do Largo Treze em Santo Amaro também já começaram.

O resto continua empacado pelo Brasil afora. Pena. Os VLTs tão comentados todos os dias nos jornais não saem do papel, com exceção do do Cariri (Crato-Juazeiro), no Ceará, cujo trem segue andando pela linha em fase de testes (eita fase de testes longa...) mas sem estação nenhuma ainda construída (incrível...).

Vamos torcer para que o que deu certo contamine favoravelmente o que não vem dando.

4 comentários:

  1. Olá Sr. Ralph.

    Uma curiosidade: Venho acompanhando dia-a-dia as obras até Vila Prudente (sou morador da Região). E, ao que tudo indica, é questão de dias o encontro das duas extremidades do viaduto do metrõ, sobre o Rio Tamanduateí. (faltam uns dois metros, acho). Esse viaduto atravessa por cima do estacionamento do Shopping Central Plaza, depois termina, há um tunel que vai sair depois da Av. Anhaia Melo, já na Vila Prudente). Dizem que essa linha seguirá até a Penha, "entroncando" no Tatuapé.

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  2. Sobre as cores das linhas da CPTM, uma das decisões mais estapafúrdias foi essa de dar às linhas nomes de pedras preciosas. Disseram que era para facilitar a associação. Por quê? Será que as pessoas tinham problemas com as letras? Não vejo ninguém cogitando trocar os números das linhas de metrô — apesar de elas estarem tambpem associadas a cores comuns, como azul, verde e vermelho. Aí vêm e associam a um monte de minerais de que a maioria do povo sequer ouviu falar, quanto mais já viu para saber a cor. E ainda tentam engabelar os desavisados associando (com muito menos ênfase) a números que são a sequência dos dados às linhas de metrô, atualmente quatro, mas com mais duas em construção. Ou seja, começam do sete. Como se o serviço que a CPTM presta fosse equivalente ao do metrô! Embora, admito, a distância que separa a qualidade dos serviços tenha diminuído radicalmente de uns anos para cá.

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  3. Bom, eu, por exemplo, vou continuar chamando a linha Osasco-Grajaú de "linha do Rio Pinheiros" ou de "Linha de Jurubatuba".

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  4. Na semana passada, a "nova" plataforma 1 da estação Vila Clarice também entrou em operação. Porém, o término das obras de recuperação desta plataforma já estão atrasadas em quase seis meses, pois na placa fixada na entrada da estação informa que o término seria em abril.

    Aliás, se placa fosse bom, esta seria uma das melhores estações, pois atualmente há duas.


    Sobre as linhas, é mais fácil lembrar somente o número das mesmas em sentido anti-horário, começando por 7 (Luz - Jundiaí)

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