domingo, 1 de novembro de 2009

TÚNEIS FERROVIÁRIOS

Túnel do Pinheiro Preto, em Santa Catarina, ainda existente, com trilhos mas tráfego quase nulo. Foto Arthur Wischral, anos 1930. Dizem que ali ocorreu o primeiro assalto ao trem pagador no Brasil, em 1909 - a questão é saber se foi mesmo um trem ou uma carroça que transportava o dinheiro, pois o túnel estava em construção...

É bastante curioso o fato de existirem tantos túneis abandonados pelo Brasil – túneis de velhas ferrovias que foram desativadas.

Eles parecem se concentrar em Minas Gerais, onde a cada momento surge-me a informação de um velho túnel da Leopoldina, por exemplo. Mas há outros túneis desativados por aí.

Semana passada, soube da possível existência de vários túneis próximos à chamada Linha do Paraopeba, que liga o Rio de Janeiro a Belo Horizonte desde 1919 em bitola de 1m60 (não em todo o percurso, apenas entre a estação de Joaquim Murtinho e a de Belo Horizonte por bitola larga. Há outra linha, a do Centro da ex-Central do Brasil, parte de bitola métrica, parte larga, paralela à do Paraopeba).

Deixando de lado explicações de por que há duas linhas em parte do percurso entre o Rio e BH, o fato é que a linha do Paraopeba estava saturada no início dos anos 1960 e pensava-se então em continuar a bitola larga da linha do Centro até Belo Horizonte, o que exigiria a construção de onze túneis na região de Itabirito e Sabará. A construção chegou a ser iniciada, mas foi interrompida logo depois. Dizem que pelo menos alguns desses túneis foram abertos. Até hoje se discute onde eles estão.

De qualquer forma, esses nunca funcionaram, ao contrário de vários outros que estão por aí sem os trilhos que um dia passaram por dentro deles. Em um dos túneis da Leopoldina em Petrópolis chegaram a ser criados cogumelos. Em vários, são usados como túneis rodoviários, na maioria das vezes permanecendo em estradas de terra, como os da região de Alegre, no Espírito Santo, belo local que conheci há cerca de um ano e passei por um dos túneis dos anos 1910.

No Paraná, entre Sengés (próximo a Itararé, SP) e Jaguariaíva existiu um túnel próximo à antiga estação de Fabio Rego que eu quis fotografar, acompanhado por um ferroviário da região. Não conseguimos chegar até ele. Construído em área alagável, somente conseguimos ver de uma certa distância o seu topo: o caminho até ele, num pequeno vale, estava inundado e pelas laterais não conseguimos nos aproximar mais do que o ponto aonde chegamos.

Em Pirajibu, região de Mairinque, SP, há um velho túnel desativado em 1928 que pertencia à linha original da Sorocabana desde 1875. Para chegar até ele, só mesmo com muita disposição e sabendo o caminho. O fato é que o Estado de São Paulo tem poucos túneis. A Companhia Paulista não tinha nenhum. A Santos-Jundiaí tem um, o de Botujuru, próximo a Jundiaí. A Mogiana tinha um só, que foi desmontado, no ramal desativado de Amparo. Às vésperas de se tornar parte da FEPASA, em 1971, ela abriu outro túnel na variante Tambaú-Bento Quirino. A Sorocabana tem vários, e todos relativamente novos: os da linha original eram três, mas os que existem hoje são bem mais recentes: os da linha nova de Botucatu (dois, dos anos 1950) e os 19 (acho que o número é esse) da Mairinque-Santos, dos anos 1930.

Quem tem muitos túneis, realmente, em suas linhas é a antiga Central do Brasil, e eles estão tanto na Serra das Araras, no Rio, como em linhas mineiras. A Leopoldina, como já dito, tinha vários também. Na Bahia conheço dois: o de Mapele e o de Pojuca. A ferrovia que liga Paranaguá a Curitiba, antiga E. F. do Paraná, tem diversos na serra, sendo que há um ou outro (não me lembro quantos) que foram desativados nos anos 1950 quando da eletrificação da linha: construíram-se outros mais altos ao lado dos desativados.

Enfim, são belas histórias que dariam um lindo livro com fotografias.

18 comentários:

  1. Olá sr.Ralph, boa noite.

    Em relação ao sistema funicular entre Raiz da Serra e Paranapiacaba, existem túneis por ali? Abçs.

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  2. Não há túneis no sistema da ex-SPR. Aproveito para corrigir um erro: na postagem do artigo, saiu que o túnel da foto é no PR, mas é em SC e eu bobeei feio com minha distração. Já estou corrigindo na postagem.

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  3. O antigo traçado Itu-Mairinque da Sorocabana também tinha um túnel próximo à Estação Moreiras, em Mairinque (coordenadas 23 30'48.55"S 47 12'51.36"W).

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  4. Sim, tinha. Ele ainda existe, sem trilhos, claro. Devo ter alguma foto dele...

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  5. Um túnel famoso é da Mantiqueira que divide SP e MG entre Cruzeiro e Passa-Quatro, muito lembrado pelas sangrentas batalhas da revolução de 1932.

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  6. Sim, nem me lembrei dos coitados. São dois em SP e mais um, que é o que v. citou, na divisa SP-MG.

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  7. O do sistema funincular na descida da serra não tem tuneis ? recentemente vi uma expedição pela funincular e passaram por varios tuneis abandonados ao longo da serra

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  8. Mais um erro de minha parte: não sei onde estava com a cabeça quando disse que não havia túneis na serra de Santos (linha SPR). Acho que estou ficando gagá. Ou estava pensando na Linha Auxiliar, da Central, que subia a serra das Araras sem um túnel siquer.

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  9. Gagá ainda não. Não antes de você por no site sobre o antigo sub-ramal de matadouro em Belo Horizonte.

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  10. Aqui em Araguari, no Triângulo Mineiro, temos sete túneis, vários com mais de 500m de comprimento, indo pra terras goianas. O menor deles, indo pra Uberlândia, foi construído pela Mogiana, no final dos anos 1960 e hoje é usado pela FCA. Temos notícias de alguns túneis da Estrada de Ferro Paracatu (EFP) que chegaram a ser construídos, mas nunca utilizados.

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  11. O interessante seria fazer um inventário de tuneis ferroviarios no Brasil. Eu adoraria fazer. Mas e o tempo para isso? Mas se as pessoas que me lêem quiserem continuar mandando informações sobre eles em qualquer parte do Brasil, eu aceito de bom grado!

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  12. O Ramal de Caldas da Mogiana, hoje FCA, jamais teve seu traçado retificado e, portanto, desde a construção mantem ativo o túnel entre Tajá e Cascata. Abraços a todos!

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  13. Outro tunel (Ramal de Caldas) que eu sabia da existencia e não coloquei bo blog. Realmente, escrever um artigo correndo não dá certo. Ou Alzheimer ataca.

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  14. Vou colaborar: temos aqui em Lima Duarte, ramal E.F.C.B., dois túneis: um no trecho entre as estações de Valarades e Orvalho, em curva, com 92 metros de extensão, utilizado entre 1925 e 1972. O outro foi aberto no ramal que iria de Lima Duarte à Bom Jardim de Minas, tem 300 metros de extensão e foi concluído em 1952, com missa em ação de graças, já que a obra custou muitas vidas. Nunca foi utilizado, pois as obras foram paralisadas em 1954, no Governo Café Filho. Vou ver se os fotografo.

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  15. Obrigado, eram informações que eu não tinha.Abraços

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  16. O único tunel que conheci foi o de Botujuru, passei por la num tren da CPTM.

    Mas sonhei em passar num verdadeiro trem de passageiros.

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  17. Boa tarde sr. Ralph Giesbrecht.

    Moro em Belo Horizonte e conheço 4 túneis que dizem que serviriam a Ferrovia do Aço. Eles estão abandonados a vários anos, e hoje em dia eles servem apenas como passagem para trilheiros, jipeiros,... Nenhum deles possui trilhos. Inclusive um deles (o 2º) possui mais de 2 quilômetros de extensão!!! Gostaria de ver com o senhor, qual seria o trajeto que eles tomariam após o 4º túnel, já que o lugar é de difícil acesso (os outros 3 são mais tranquilos). Na verdade, acho que eles estão localizados no município de Sabará. Posso tentar arrumar algumas fotos e lhe envio por e-mail ok!
    Grande Abraço!

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  18. Oi Ralph, tem um túnel da Cantagalo perto de Porto das caixas, que segundo Luis Octavio, é o primeiro tunel ferroviario.

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