sábado, 21 de novembro de 2009

30 ANOS DEPOIS

Estação desativada mas bem conservada de General Lucio, hoje. O trem da ALL em sentido contratio na linha principal aguarda para poder seguir viagem no sentido de Curitiba.

Trinta anos depois, o trem de passageiros entre Curitiba e Ponta Grossa, que existia desde 1894, voltou a funcionar. Uma viagem isolada comemorativa do primeiro jogo de futebol oficial da história do Paraná, realizado cem anos atrás em Ponta Grossa entre o Operário local e o Coritiba F. C., foi realizada hoje numa iniciativa da empresa Serra Verde, da ALL e do próprio Coritiba.

Fui de São Paulo a Curitiba especialmente para andar num trecho de trilhos em que jamais havia andado e que havia sido extinto exatamente no dia 1º de junho de 1979 ainda pela RFFSA. O trem partiu da estação rodoferroviária de Curitiba exatamente às 7:20 da manhã de hoje e chegou à estação de Desvio Ribas, em Ponta Grossa, às 12:20, numa viagem de 5 horas exatas sem paradas.

O trem foi escolhido para transporte de torcedores e de velhos jogadores do Coritiba exatamente por ter sido por ele que os jogadores do mesmo time viajaram em novembro de 1909. Havia, no entanto, muitas diferenças nas duas viagens.

O trem era de linha e não especial como hoje (que, aliás, teve além da locomotiva diesel, 8 carros quase cheios e um carro-bagagem). A locomotiva era a vapor e a de hoje, a diesel. A linha percorria trajetos diferentes, que somente se encontravam em dois lugares: Guajuvira e General Lúcio. A estação inicial foi a de Curitiba-velha, que funcionou de 1885 a 1972 e desde esse ano passou a ser a de hoje, chamada de Rodoferroviária.

A estação de Ponta Grossa também foi desativada (em 1989) e portanto a chegada e desembarque foi na estação de Desvio Ribas — que já existia em 1909, mas não era a mesma naquela época. Dali tomamos ônibus para o restaurante onde foi servido o almoço para o time do Coritiba, que ainda existe — embora em local diferente. Depois fomos ao estádio para assistir ao jogo entre os masters dos dois times. Este foi realizado no estádio do Guarani de Ponta Grossa, pois o estádio do Operário está em reforma.

O Operário venceu o jogo de 1909, por 1 a 0. Hoje, o Coritiba venceu por 5 a 1.

Foi uma grande festa. Eu era o único sujeito que tinha vindo de São Paulo e não torcia pelo Coritiba. Fui para andar de trem. Fui também para fazer uma singela homenagem ao grande sujeito que foi meu pai, Ernesto Giesbrecht, nascido em Ponta Grossa em 1921 e que saiu da cidade com 13 anos de idade, em 1934. Morreu em São Paulo, em 1996.

Foi uma bela viagem, para mim, inesquecível. Um belo trajeto. Durante o percurso, as pessoas paravam espantadas em ver um trem de passageiros que, por ali, não passa nunca. Pena que todas as estações durante o caminho estão desativadas e abandonadas, com a exceção da de Desvio Ribas. Quanto a Ponta Grossa, é uma bela cidade que eu já conhecia. Quanto a Curitiba, sem comentário. Eles já foram feitos ontem neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário