sábado, 28 de novembro de 2009

A MARGINAL DO RIO PINHEIROS

Na foto, um carro trafega pela Marginal ainda não delineada nem asfaltada em 1958. À sua frente está a ponte velha do Jaguaré, e à esquerda, um trem da Sorocabana segue para Santo Amaro. Pode ser visto o limpador de para-brisas do automóvel em primeiro plano e À direita o canal do rio Pinheiros. Este trecho somente foi entregue 20 anos depois.

Hoje encontrei uma cópia de um jornal – A Gazeta – de 30 de julho de 1958. Nem me lembrava que a tinha; veio numa fornada de artigos de jornal que o meu amigo Coaraci copiou para mim há alguns anos e que versavam sobre a linha da Sorocabana que havia sido inaugurada ao longo do rio em janeiro do ano anterior.

Hoje essa é a linha da CPTM, chamada de linha 3, ou linha Diamante (acho que é Diamante – não há meio de eu conseguir me lembrar das cores de tanta linha). Mas naquela época, era uma linha de trens puxados por locomotivas diesel que circulavam entre a Júlio Prestes, entravam por essa linha fazendo a curva antes de cruzarem o rio Pinheiros pela ponte e iam até a estação de Evangelista de Souza, de onde desciam para Santos pela linha Mairinque-Santos.

Portanto, nem eram bitola larga, como hoje, nem tinham TUEs – os trens unidade elétricos que percorrem hoje a linha – e nem tinha a avenida Marginal. Era um barreiro só para quem vinha de Pinheiros, por exemplo, para atravessar e chegar à estaçãozinha do mesmo nome na beira do rio – e que não é a estação de hoje.

Em 1958, no entanto, começaram a fazer a Marginal. O tal jornal falava exatamente sobre isso. Acima das fotos, a primeira manchete dizia: “Trecho inicial: Cidade Jardim a Santo Amaro”. A manchete principal, abaixo dessa, em letras bem maiores: “Vai ser aberta a marginal esquerda do rio Pinheiros” – ou seja, a do outro lado em relação à linha. Finalmente, as sub-manchetes, em letras menores: “Por enquanto, apenas uma pista de dez metros – Futuramente, duas pistas de 14 metros, canteiro central divisório e acostamentos – Extensão de 6,5 quilômetros – Ligação entre a Via Anchieta e a Dutra – Prolongamento de avenidas que hoje morrem ‘a margem do rio Pinheiros – Obras de arte – Importância da avenida perimetral que faz parte do anel rodoviário da Capital”. O texto não veio na cópia.

Portanto, a Marginal era o Rodoanel da época, mas, como o atual, estava longe de ficar totalmente pronto. E para pegar o trem na estação, com a Marginal pronta (se bem que as manchetes falam da marginal do outro lado), passava a ser um problema: não havia passarelas, mas também não havia nem sombra do volume de tráfego que existe hoje.

A foto reproduzida acima, da mesma edição do jornal, não tem legenda (ou se tem não veio em minha cópia), mas mostra o que era a Marginal Direita do Pinheiros naquela época (1958): deve ser o trecho entre o que hoje é o Cebolão e a ponte do Jaguaré, pois a linha (vê-se uma composição ferroviária) está à esquerda, entre os postes. Ao fundo, deve ser — só pode ser — a ponte velha do Jaguaré, que ainda existe e não é utilizada, espremida entre as duas pontes atuais e abertas em 1973.

Eu comecei a dirigir em maio de 1969, seis meses antes de completar 18 anos. Já peguei a Marginal do Pinheiros pronta em boa parte como é atualmente, asfaltada, dos dois lados do rio. Somente não existia justamente o trecho que é mostrado na foto – esse somente foi asfaltado e ligado ao resto em 1978, quando da construção do Cebolão e da inauguração do viaduto feito sobre a linha do trem pouco antes da ponte do Jaguaré para quem vem de Pinheiros para o Cebolão.

2 comentários:

  1. Ela não é a linha 3, porque segue a numeração após as do Metrô. Como a última do metrô, apesar de ser ainda apenas um projeto, é a 6, e esta era a antiga linha C, então é hoje a linha 9. E sei que é a esmeralda, porque a Diamante é a outra da Sorocabana, que segue para Itapevi (linha 8, já que era a antiga B).

    O que mais uma vez me leva a lamentar que tenham mudado os nomes da linha. E mais uma vez ressalto: quantos dos usuários da linha 9 sabem o que é uma esmeralda. E quantos já viram uma para saber sua cor?

    ResponderExcluir
  2. Ela ERA a linha 3, antes da renumeração de um ano atrás e o uso das malfadadas cores...

    ResponderExcluir