segunda-feira, 12 de abril de 2010

JAGUARÉ EM 1969


A fotografia acima é do ano de 1969. Foi publicada num boletim do Governo paulista, mais especificamente no final do mandato do Governador Abreu Sodré. Eu coloquei os nomes das ruas que já existiam ou ainda iriam existir.

A fotografia é interessante para quem conhece essa área. O CEAGESP foi construído nessa época e na época da fotografia era bastante novo. Notar como é diferente de hoje: a avenida Gastão Vidigal não existe ainda — ela somente foi construída na primeira metade dos anos 1970. Bem ao fundo, junto ao rio Pinheiros, o pátio da estação Universidade, na época ainda pertencente à Sorocabana. A linha, conforma dito na postagem de ontem, ainda passava junto ao rio.

A avenida Marginal do rio Pinheiros (Nações Unidas) não existia nesse trecho entre a velha ponte do Jaguaré — que aparece na foto, à esquerda — e o Cebolão, que seria construído quase dez anos depois. Do outro lado do rio, a Marginal (Magalhães de Castro) já existia e era o escoadouro do tráfego da rodovia Castelo Branco, inaugurada um ano antes. Quem chegava por ela nessa época somente podia sair pela Marginal do Pinheiros.

De todas aquelas ruas que hoje são perpendiculares à avenida Gastão Vidigal, a maioria com nomes alemães, apenas algumas existiam: as casas, existentes ainda hoje e à esquerda na fotografia, estão entre as ruas Hayden e Xavier Kraus, que já tinhem esses nomes e que acabavam praticamente quando também acabavam as casas.

O complexo do CEAGESP já aparece, como se pode notar. Os depósitos às margens da continuação da rua Hayden ainda existem. Parece-me, no entanto, que alguns dos prédios ali mostrados não mais existem ou foram bastante modificados.

Ao fundo, do outro lado do rio Pinheiros, o bairro do Jaguaré e muitos outros bairros (inclusive parte do Morumbi) sem os edifícios altos de hoje e aparentemente sem as favelas que hoje existem beirando a Marginal direita do rio. No alto à esquerda, logo depois da ponte do Jaguaré, a Cidade Universitária.

7 comentários:

  1. Oi, Ralph, é a Cris, amiga do Alexandre.
    Como você se interessa por jornalismo, talvez goste de acompanhar o blog que escrevo na Folha.
    Não se preocupe, não fala sempre sobre a Folha, é mais sobre a produção jornalística propriamente dita: http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Legal, Cris, eu ia lhe perguntar sobre ele ontem, mas acabei não o fazendo. Obrigado. Vou dar uma sapeada. Não tem problema falar ou não sobre a Folha!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,meu nome é Tiago
    Como você encontrou a foto antiga de 1969 da região do Ceagesp? VocÊ possui ele em mãos?

    ResponderExcluir
  4. É de um livro da época, editado pelo governo do estado.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado, vocÊ sabe me dizer o nome do livro, ou o endereço desta biblioteca? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela matéria e pela foto. Eu nasci e fui criado no Jaguaré, meu pai foi Arquiteto do Ceasa e tinha muito orgulho de todo aquele complexo de concreto armado. Lembro-me bem dessa área toda, inclusive antes do Ceasa! Você tem mais fotos dessa região, antigas? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente não tenho outras fotos, Reinaldo. Abraços e obrigado

    ResponderExcluir