quinta-feira, 15 de abril de 2010

HOTEL DO OESTE 1933

Acervo Ralph M. Giesbrecht/Sud Mennucci

O Hotel do Oeste era um dos melhores hotéis de São Paulo na primeira metade do século XX. A fotografia acima do seu interior mostra uma festa-homenagem no dia 5 de fevereiro de 1933. Há citações do endereço do hotel no largo de São Bento, "Hotel d'Oeste", que já existia em 1887, sendo também citado o nome "Grande Hotel d'Oeste".

Ficava no largo de São Bento e pegou fogo em 1900. Deste prédio existem algumas fotografias no largo de São Bento, no exato ponto onde hoje é a esquina da rua de São Bento com a rua da Boa Vista, demolido nos anos 1960 para as obras do metrô.

É curioso que eu até alguns anos atrás tinha certeza de que este hotel ficava no Pateo do Colégio, em frente ao reconstruído Colégio Jesuítico. Porém, quando doube que seu endereço era outro, fiquei pensando: o que era aquela placa escrita "Hotel do Oeste" que existia na porta, ou sobre a porta daquele prédio, nos anos 1980, que eu teria visto com meus próprios olhos?

Há a hipótese de que seja a famosa peça que às vezes a memória nos prega. Ou então, que o Hotel tenha se mudado para aquele endereço em algum momento. Ou ainda que fosse outro hotel com o mesmo nome. O fato é que se existiu esse hotel nos anos 1980, deveria ser uma espelunca. O Pateo do Colégio não é o local bonito que foi até os anos 1930-40 na Capital paulista.

Até quando terá existido este hotel? O hotel de 1933 seria o mesmo que pegou fogo em 1900? Ou já seria outro, em outro endereço? Li algures, há um bom tempo, que o endereço dessa festa não era no Pateo do Colégio... então, afinal, existiu um Hotel do Oeste no Pateo ou não? E se existiu, seria ainda o mesmo?

5 comentários:

  1. Acho que havia 2 hotéis, um de frente para o outro.
    Um ficava na Boa Vista com a São Bento, onde hoje é uma drogaria e dá para ver algumas janelas antigas no 1o andar e em frente, onde hoje é o café Gorondino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aonde hoje é uma drogaria,era o Hotel d'Oeste, epicentro da gripe espanhola em São Paulo.

      Excluir
    2. Na verdade, talvez essa drogaria fique ao lado do Hotel, mas seja ouro prédio!

      Excluir
    3. não, é o mesmo prédio, só que foi modificado!

      Excluir
  2. O mesmo proprietário construiu o Grande Hotel, que ficava na São Bento com a Miguel Couto.Ele teve 3 hotéis. O outro, acho, era aonde fica atualmente o café Girondino

    ResponderExcluir