sexta-feira, 8 de junho de 2012

DINHEIRO DO POVO NÃO É MESMO DE NINGUÉM

Estação de Independência, no Ceará. Sem trilhos, virou residência (Thiago O. Assis)

Isto sempre valeu aqui na terrinha, infelizmente. Como se gasta dinheiro em bobagens, ou como não se cuida dos valores que já foram investidos.

Em conversas hoje, foi-me lembrado de obras que foram feitas e duraram pouco, não porque tenham sido malfeitas, mas sim por terem sido demolidas ou abandonadas logo em seguida. As que vou citar agora são em grande parte ferroviárias, pois são as que mais me vêm à memória.

No início de 1966, em São Paulo, caiu o pontilhão da linha de bondes de Santo Amaro sobre o córrego Águas Espraiadas. É curioso que ele foi reparado, para ser abandonado menos de dois anos depois, quando a linha foi finalmente extinta. Algo similar ocorreu com o pontilhão da antiga linha-tronco da CP sobre a rodovia Bauru-Garça. O pontilhão levou anos para ser construído, sendo abandonado poucos anos depois quando a nova variante Garça-Bauru foi inaugurada (1976).

Em 1966, foi construída a estação nova de Cambuquira, da RMV, em Minas. No final do mesmo ano, o ramal foi extinto. Nos anos 1970 foi construída a rodovia Rio-Santos, que foi abandonada antes dos anos 1980. Hoje diversos viadutos estão em pé no meio da Serra do Mar, na região de São Sebastião, servindo para absolutamente nada. Mais viadutos e túneis podem ser encontrados totalmente abandonados entre Jaguariaíva e Sengés, no Paraná. Abertos em 1964, a variante desse trecho já era pouquíssimo utilizada nos anos 1980. Em 1993 foi extinta. Ficaram só as obras de arte.

A linha que deveria ligar Crateús e Senador Pompeu, no Ceará, encurtando o trajeto entre Recife e São Luiz para cargueiros, começou a ser construída nos anos 1960, depois de projetada pelo menos desde os anos 1930; foi contruída em metade do trecho, com duas estações, tráfego provisório... e logo depois foi fechada e desmontada. Também aconteceu isso com a linha Cruz das Almas-Conceição do Almeida, na Bahia, e com o ramal de Pelotas a Cangussu, no RS. Houve outros casos.

Os exemplos são muitos, e isso no setor ferroviário. Eu precisaria parar e remoer a memória de meu conhecimento, escrevendo muito mais aqui. Imaginem o resto. Há casos que eu certamente nem sei que ocorreram.

Ninguém, que eu saiba, jamais foi questionado ou responsabilizado por esses erros. Dinheiro foi jogado fora por todas as janelas e ralos possíveis. A fiscalização é mínima e, quando há, não pune ninguém. É por isso que não há imposto que chegue neste País.

Imaginem, por exemplo, quando não se gastou com o pagamento de projetos para linhas de trens e de metrôs neste país, inclusive na cidade de São Paulo. Onde foi parar o ramal de Moema, previsto para estar pronto em 1975 e jamais executado? E as diversas versões de linhas e estações do Metrô paulistano? E na desativação de estações da linha Auxiliar no Rio de Janeiro? Vai longe a coisa.

3 comentários:

  1. Ralph
    Incluo na sua relação mais três trechos ferroviários construídos e abandonados da década de 50 para cá: 1 - Trecho de 78,3 Km da EFCB da estação de Buritizeiro-MG até a localidade de Paredão-MG e que deveria atingir Brasilia antes da sua inauguração e foi abandonado. 2 - Trecho de 17,8 Km da EFL da estação de Dom Silvério-MG (antiga Saúde)até próximo de Alvinópolis-MG e que deveria alcançar Itabira-MG, e nunca concluído, com o objetivo de buscar carga de minério para a ferrovia. 3 - Trecho de mais ou menos 9 Km de um total de 32 Km da Ferrovia do Aço da área de estocagem e carregamento da Mina do Pico, em Itabirito-MG, até Belo Horizonte, com 5 tuneis construídos.

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  2. Os viadutos perdidos na Serra do Mar acabaram ganhando uma serventia... Ponto para a prática de Bungee Jumping para gente que curte se aventurar no meio da floresta.
    Mas choca saber que esse plano de fazer uma rio-Santos similar à Imigrantes foi esquecido, e só agora fala-se na duplicação da Tamoios para ampliar o uso do porto de São Sebastião, ignorando a melhoria do restante das vias do Litoral Norte, que melhoraria a infra-estrutura disponível para os turistas.

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  3. Compartilho de sua indignação e faço coro,
    Inclua aí os 71 quilômetros de ramal ferroviário entre as estações de Lima Duarte e Bom Jardim de Minas, com viadutos, tunel e cortes e aterros...

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