Na velha estação chamada de "Minas", no início do século XX, Belo Horizonte já tinha seus trens de passageiros e amplo movimento. Já hoje...
Os leitores podem achar que estou com preguiça de escrever, mas na verdade, achei que seria interessante reproduzir tintim-por-tintim a notícia que apareceu ontem na web (fonte: Webtranspo, 18/6/2012) e comentá-la nos dois parágrafos iniciais em seguida.
Eu mandei a notícia para alguns amigos ferroviaristas com o título sarcástico: "desta vez vamos". Os comentários - que não foram muitos, pois todos nós somos macacos velhos com essas notícias - foram do tipo "vamos, como sempre, a lugar algum", "Pronto, está montado o consórcio" (com uma foto de trenzinho de lata interiorano) e algumas outras. Mostram realmente o descaso com que lemos essas notícias, que têm aparecido cada vez mais desde que os últimos trens de passageiros foram para o beleléu.
Seria ótimo se eu mais tarde descobrisse que "mordi a língua" e algo do tipo realmente se concretizou. Porém, ainda sou extremamente cético e acho que esse tipo de coisa não passa de "episódio eleitoral". A simples frase burocrática no final do primeiro parágrafo do artigo dá mostras de ser uma enrolação: "iniciou um Procedimento de Manifestação de Interesse do projeto de implantação ferroviária com foco no transporte de passageiros". O artigo segue abaixo. Tirem suas próprias conclusões.
"A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) pode ter os quase 500 quilômetros de ferrovias revitalizados
Esta é uma medida possível, pois, na semana passada, o Governo de Minas Gerais, por meio da SEGEM (Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana), da SEDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), ARMBH (Agência de Desenvolvimento da RMBH) e Unidade PPP (Unidade de Parcerias Público-Privadas), iniciou um Procedimento de Manifestação de Interesse do projeto de implantação ferroviária com foco no transporte de passageiros.
O PMI, lançado pelo Estado, convida aos interessados no projeto a participarem e elaborarem estudos técnicos, que contribuam na construção do melhor modelo de concessão para a realização do serviço.
Para reativação da malha, que engloba 21 dos 34 municípios da região metropolitana da capital mineira, das quais estão inseridas importantes polos regionais como Divinópolis, Sete Lagoas e Conselheiro Lafaiete, o Governo analisa quais as melhores maneiras de executá-la, sendo que o projeto poderá ser realizado por um ou mais parceiros privados que irão operar linhas metropolitanas e/ou regionais em três grandes ramais ferroviários, divididos em lotes no Edital da PMI.
Na divisão dos trechos, o Lote 1 contempla uma linha entre Sete Lagoas e Divinópolis, passando por Belo Horizonte; já o Lote 2, fica entre Belo Horizonte e Brumadinho; e o Lote 3, entre a capital e Conselheiro Lafaiete, com uma variante que se estende a Ouro Preto.
Esta iniciativa vai ao encontro do PDDI (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado) da Região Metropolitana, que prevê a implantação de transporte sobre trilhos como umas das bases da mobilidade no local, assim, desafogando o tráfego da região, com a retirada de veículos sobre rodas das ruas. Além disso, o governo prospecta, com esta medida, fomentar o desenvolvimento em outras regiões do entorno de Belo Horizonte.
O Edital do PMI estará disponível na íntegra no site: www.ppp.mg.gov.br. Os interessados no PMI para os Lotes 1, 2 e 3 deverão se cadastrar até o dia 15 de julho de 2012, por meio do e-mail pmitrilhos@ppp.mg.gov.br. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo".
quarta-feira, 20 de junho de 2012
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