domingo, 1 de maio de 2011

NOS CONFINS DA GRANDE SÃO PAULO

Capela do Cururuquara, mais que centenária (a instituição capela, não a construção). No mapa abaixo, é a fotografia 8.
Pois é, o município de São Paulo é hoje ainda um dos maiores municípios do Estado. Até alguns anos atrás, não era: com a expansão da civilização para o Oeste existiam inúmeros municípios enormes, desmembrados mais tarde. Um dos exemplos era o de Araçatuba. O último desses a oeste que sobrou foi o de Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema. Nos anos 1990, sofreu desmembramentos e diminuiu bem.
No mapa do Google, que aqui acima está pequeno (mas que pode aumentar clicando-se sobre ele), os números na estrada que liga o bairro de Santa Rita (1) à capela (8) mostram o local das fotos que tirei hoje pela manhã. A divisa passa por essa estrada, que é a Estrada Velha de Itu. Os nomes no Google das ruas da região estão diferentes na maioria dos casos da placas hoje lá existentes.
Foto 1 - No entroncamento do local Santa Rita, o município é Araçariguama.
Suas divisas com os municípios limítrofes cobrem um perímetro bastante longo. Não, não sei quantos quilômetros essas divisas percorrem. Mas são muitos. Trezentos? Quinhentos quilômetros? Não sei. O fato é que fotografar todas essas divisas seria um trabalho cão. É possível vê-las nos mapas, mas em poucos, pois, geralmente, os mapas viários não cobrem toda a área municipal e não chegam até as divisas.

Hoje estive numa delas. Não foi a primeira vez. Mas é perto de casa, então... bem, cheguei à divisa tripla Santana de Parnaíba-Itapevi-Araçariguama. O ponto exato, ainda tenho dúvidas. Mas estive por ele. É uma divisa seca, ou seja, o que a divisa é o divertium aquarium, o célebre "divisor de águas", ou o contrário dos rios ou junções de rios.
Foto 2 - Estrada do Paiol, saindo para o sul. Esta estrada liga o divisor de águas ao bairro de São João Novo, já em São Roque, onde há uma estação da Sorocabana que não é mais utilizada desde 1998, quando a CPTM deixou de seguir para Mairinque. Reparar também que a estrada velha de Itu, que liga Santa Rita a Coruruquara, tem na placa o nome de Manuel Raimundo de Paula.
A divisa como é hoje começou a ser traçada em 1625, quando Santana de Parnaíba foi desmembrado de São Paulo-município. Depois, com Cotia separando-se de São Paulo e Itapevi de Cotia, enquanto São Roque se emancipava de Parnaíba e Araçariguama de São Roque, estabeleceu-se a divisa tripla de hoje: Santana de Parnaíba-Itapevi-Araçariguama. Ela já existia, por exemplo, em 1930, no mesmo local, mas era Santana de Parnaíba-Cotia-São Roque. Houve várias variações.
Foto 3 - a Estrada Velha de Itu (Manuel Raimundo de Paula, ou ainda nesse trecho Estrada das Palmeiras), sentido Coruruquara. A divisa aparentemente passa nela, ou corcoveanso sobre ela. Neste trecho, no entanto, ela está dentro do município de Araçariguama: mais para a frente, ela vai ter Itapevi à direita (após a estrada do Sabiá) e finalmente, perto da capela, vai encontrar 3 divisas.
O fato é: como é essa divisa? Não é muito clara, sem ter documentações e mapas exatos em mãos. Há poucas construções na área e as ruas são todas não pavimentadas. O ponto mais conhecido ali é a capela do Cururuquara, que está num ponto alto, por estar justamente muitíssimo próxima à divisa. É pequena, antigamente de madeira, hoje em alvenaria e já existia em 1888, quando, segundo reza a história, diversos escravos libertados desceram do morro do Ingaí, perto de onde está Aldeia da Serra, para ir à capela comemorar por três dias e três noites a libertação dos escravos no dia 13. Ou um pouco depois? É sabido que as notícias podiam tomar um ou mais dias para chegar a locais afastados do Rio de Janeiro.
Foto 4 - Para a esquerda, sai a avenida dos Eucaliptos, que, de acordo com a própria placa no cruzamento, já mudou para outro nome. Aqui não dá para saber se Parnaíba já é 'a esquerda, mas se a estrada não estive dividindo, a divisa deve estar próxima. Para a direita, com certeza, Araçariguama, que não pertence à Grande São Paulo.
O fato é que ainda existem ali algumas das palmeiras ali plantadas durante a comemoração. O bairro (ver abaixo) é mais velho, era composto em meados do século XIX como tendo diversas propriedades como "campos de criar" - ou seja, pasto para gado. O nome já havia aparecido também no final do século XIX.
Foto 5 - Outra rua, desta vez saindo para a direita (sul): Adelia Simão. A área é bem rural, apenas algumas chácaras são vistas.
A região onde está essa divisa tripla é chamada de bairro de Cururuquara (ou Coruruquara, ou, como antigamente, também Curuquara). O nome é utilizado pelos três municípios que se encostam ali. Alguns nomes antigos de pequenos bairros que ali existiam são hoje quase desaparecidos, como o Suinanduva. Havia também o nome Taipas de Pedra, por causa do tipo de pedras que existiam no chão da parte mais alta da região, hoje já mais difícil de se ver por causa da terra e pedriscos que vão sendo usados para recobrir os caminhos. E vão desaparecer de vez quando tudo for asfaltado. Outros são nomes de loteamentos recentes que ainda não "pegaram".
Foto 7 - Placa de limite de municípios na avenida Manuel Raimundo de Paula. Entendo que, vindo de Santa Rita (noroeste), aqui a linha divisória cruza a estrada e esta passa a ser a divisa a partir daqui. Mas há de se confirmar. Mais para a frente, num local que infelizmente não deu para fotografar, a estrada do Sabiá sairá para a direita dividindo agora Araçariguama e Itapevi e a Estrada Velha entrará em território parnaibano.

4 comentários:

  1. Ralph,

    Seu trabalho e excelente, mas vi alguns reparos necessarios em seu artigo:

    1- O municipio de SP e apenas o 9o. maior do Estado. Segundo o IBGE, Iguape e o maior do Estado em area, seguido por Itapeva, Itapetininga, Eldorado, Capao Bonito,Rancharia, Barretos, Teodoro Sampaio e so depois a cidade de SP.

    2- Ao que me consta o municipio de Sao Paulo nao faz divisa com Aracariguama...o ponto mais a Oeste de SP e com Cotia, distante uns 50 km de Aracariguama.

    Do mais, parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Bem, baseei-me em fonte falsa, no caso do tamanho. SP não faz limite mesmo com Araçariguama. Eu sei disso. Tanto que o texto não diz isso.

    ResponderExcluir
  3. Ah, sim, achei um ponto, no começo da histpria da divisa, que saiu Sao Paulo na divisa atual, sim. Não, isso foi erro de digitação, pensei uma coisa e esxrevi outra. SÃO pAULO JAMAIS TEVE DIVISA COM aRAÇARIGUAMA, EM TEMPO NENHUM. Vou corrigir no próprio texto.

    ResponderExcluir
  4. Ralph agradeço por estes detalhes tão valiosos, fui morador da estrada de Araçariguama foto Foto 3 antiga estrada das palmeiras, admiro que tenha conseguido capturar somente as belezas dessa terra que já foi muito valiosa. Hoje em dia infelizmente o Ambuitá sentido Araçariguama esta destruído e não é apenas pelos caminhões que fogem da balança e do pedágio, mas pelos caminhões de lixo que se instalaram ali devido ao aterro sanitário. Agora não há mais beleza na estrada não pavimentada, a poeira fede assim como o chorume que é derramado na estrada diariamente pelos caminhões de lixo que descem correndo a mais de 60km/h como se não pesassem toneladas, nossas casas estão rachadas, nossos poços poluídos, rios e córregos já não tem mais vida. Nosso ar esta impregnado de poeira, odor e moscas. Pagamos um absurdo de IPTU pelo fato de ser considerado zona industrial, detalhe neste IPTU pagamos até a manutenção do asfalto que nunca existiu, as luzes dos postes estão quase todas apagadas, quando chove não temos ônibus para manter o meu emprego tive que abandonar o lar onde cresci porque não é possível assumir um compromisso dependendo de algo tão volátil como o transporte público em dia de chuva. Continuo pagando o IPTU, agora pago também aluguel e água em outra região de Itapevi porque não posso voltar para a minha casa no meio da água poluída, odor, poeira e moscas.
    Sempre questionamos o fato de pagar no IPTU a manutenção do asfalto sendo que nunca tivemos asfalto, questionamos as prefeituras de Araçariguama e Itapevi, as mesmas informam que nos mapas consta o asfalto pago pelo Estado. Mas cade?
    Novamente gostaria de agradecer pelo seu trabalho maravilhoso.

    ResponderExcluir