terça-feira, 31 de maio de 2011

WALDEMAR CORRÊA STIEL

Waldemar Stiel e amigos

HOMENAGEM DA ANTP AO ESTUDIOSO, PESQUISADOR, ESCRITOR E ADVOGADO WALDEMAR STIEL (TRANSCRIÇÃO)

Até o fim, Waldemar Stiel devotou seu entusiasmo à pesquisa histórica e à memória do transporte público urbano no País. O pesquisador da história dos transportes públicos urbanos no Brasil Waldemar Corrêa Stiel faleceu no domingo, 29 de maio de 2011. O sepultamento aconteceu na segunda-feira, 30, no Cemitério de Congonhas, em São Paulo.

Faleceu neste domingo, 29 de maio de 2011, aos 90 anos, Waldemar Corrêa Stiel, advogado e pesquisador entusiasta da história dos transportes públicos urbanos no Brasil. O sepultamento ocorreu na segunda-feira, 30, no Cemitério de Congonhas, em São Paulo,

Waldemar Stiel foi o autor, entre outros textos e artigos, dos livros História dos Transportes Coletivos em São Paulo, de 1978, com prefácio do engenheiro Rogerio Belda, lançado no 1º Congresso da ANTP, no Rio de Janeiro; História do Transporte Urbano no Brasil, de 1984, com prefácio do engenheiro e administrador Adriano Murgel Branco, e Ônibus, lançado pelo programa ANTP Cultural em 2001 no 13º Congresso da ANTP, em Porto Alegre, com prefácio do arquiiteto-urbanista Ayrton Camargo e Silva, que assinaloiu naquele texto: "Waldemar Stiel é um pessoa apaixonada pelo seu ofício, a quem, graças a um trabalho persistente que o acompanha por toda vida, a memória nacional será sempre devedora". Stiel deixa concluída a revisão completa de seu primeiro livro.

PRESENÇA

Stiel sempre apoiou iniciativas para a preservação da história dos transportes, tendo participado da identificação de considerável número de peças do Museu dos Transportres Públicos, quando de sua organização, em 1985. Também foi co-fundador da Associação de Preservação de Material de Transporte Coletivo, APMTC, entidade que, nas décadas de 1980 e 1990, contribuiu para preservação de parte da história dos transportes coletivos em São Paulo.

Sempre muito ativo, Waldemar Stiel com frequência participava de ações em favor da preservação e da divulgação da história dos transportes urbanos, em especial do bonde, modo ao qual devotava especial atenção em suas pesquisas. No dia 7 de maio de 2011, participou de evento no centro histórico de Santos, ocasião em que se comemorou a marca de 1 milhão de passageiros no bonde turístico, que permite às novas gerações vivenciar a qualidade desse tipo de transporte. Naquela mesma data, esteve presente, em São Paulo, na exposição comemorativa aos 62 anos de tróleibus em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário