Um dia, a E. F. Campos do Jordão apareceu no cinema, no filme Floradas na Serra...
Bem, eu tenho metido o pau no governador Geraldo Alckmin - a quem chamo "carinhosamente" de AiDeMim - por causa das politicagens que ele vem fazendo, dando a entender que seu objetivo de governo é sepultar toda e qualquer coisa que o ex-governador Serra veio a fazer.
Bem, o motivo desta postagem é outro: duas medidas que foram tomadas que me agradaram. O tema é ferrovias, ou seja, algo sobre o qual posso dar pelo menos alguma opinião e talvez falar menos besteiras que em outros assuntos.
Primeiro, a notícia da recuperação da E. F. Campos do Jordão, tendo por trás a CPTM. Ela precisa. Há anos que as notícias dão conta que a manutenção da linha está má, tendo a estrada algumas vezes sofrido interrupção em seu funcionamento. Afinal, AiDeMim é de Pindamonhangaba e deve ter um apreço especial pela velha ferrovia, que chegará a cem anos daqui a três.
A segunda notícia saiu hoje nos jornais: que a linha 5 do metrô vai ter as obras iniciadas, mesmo com as notícias de corrupção na concorrência. Como devem se lembrar, o resultado da licitação foi anunciada no final do ano passado, mas logo em seguida denúncias de manejamento de resultados vieram à tona. O vice-governador em exercício, Alberto Goldman, anunciou a suspenão do início das obras para se averiguar o caso.
Pura bobagem. Tudo neste país é assim. Ora, deixe a obra correr paralelamente com o processo judicial. Do jeito que a justiça anda no Brasil, isto vai tomar uma década. E, se houver alguma punição às empresas que participaram da concorrência, que se a faça, seja em que época for (mas, convenhamos... alguém acredita nisso?)
O que a cidade não pode é sofrer por causa de politicagem e desmandos administrativos. Sinceramente, se formos esperar honestidade neste país para se fazer obras, estagnaremos para sempre. Tenho 59 anos de idade, quase 60, e nenhuma ilusão quanto a isto.
Que venham as críticas dos idealistas... e que saia o metrô da linha 5 o mais rápido possível.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
ALCKMIN E FERROVIAS
Marcadores:
cidade de são paulo,
CPTM,
e. f. campos do jordão,
geraldo alkmin,
josé serra,
justiça,
metrô
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ralph, o Alckmin está levando a sério a reativação das ferrovias para trechos de média distância. Existe planejamento para ligar a macrometrópole por trilhos: SP-SOR, SP-STS, SP-JDI-CPS e SP-SJC. É possível também que apareçam algumas suspresas, tais como alguns trechos mais facilmente aplicáveis que envolvam algumas dessas cidades citadas a proximidades.
ResponderExcluirVc deve saber, pelo seu nível de conhecimento, e apenas reitero aqui: implementar tais linhas para aspectos de nosso tempo exige investimentos sumptuosos, que talves só SP tenha capital para ativar de fato esses trechos. Para ter-se um trecho SP-SOR, nao investimentos de cerca de 5 bilhões de reais.
Só tenho a ficar feliz pelo enxugamento e responsabilidade fiscal dos ultimos governos de SP, que também utilizaram-se das concessões rodoviárias para sobrar dinheiro para tais investimentos ferroviários.
Boas esperanças nos aguardam
Jcoder, espero que v. esteja certo sobre a disposição do Alkmin, que tenho em péssimo conceito.
ResponderExcluirOlha, Eu acredito em Papai Noel e Coelhos da Páscoa.
ResponderExcluirQuanto a investimentos no setor Ferroviário nesta gestão; EU SÓ ACREDITO VENDO!
Talvez, o muito provavel é que sejam concluidas óbras que já estavam em andamento, SENDO INAUGURADAS COMO UMA GRANDE REALIZAÇÃO DESTA GESTÃO!
Só lembrando que o atual Governador ja foi Governador antes e vicê na gestão do Covas. Época que foi liquidada a FEPASA - Ferrovia Paulista S/A, QUEM BEM OU MAU ainda mantinha Trens de Passageiros Regionais e de Longo Percurso cirulando pela malha do estado.
Dirão os "ESPECIALISTAS", que os Trens de Passageiros da FEPASA já estavam obsoletos e ultrapassados, que não atraiam mais os passageiros. Sim verdade! MAS ESTAVAM NA ATIVA!
As Estações em boa parte, ESTAVAM OPERACIONAIS!
Quando liquidaram a FEPASA, o maior erro foi não ter obrigado as concessionárias que assumiram a malha a manter os Trens de Passageiros OPERACIONAIS E COM QUALIDADE, SOB RISCO DE PERDER A CONCESSÃO CASO NÃO FOSSEM MANTIDOS!
(SEGUINDO O EXEMPLO DA ESTRADA DE FERRO VITÍROA / MINAS, ONDE A VALE MANTEM O ÚNICO TREM DE PASSAGEIROS DE LONGO PERCURSO DIÁRIO DO PAÍS, POR OBRIGAÇÃO CONTRATUAL. É MANTINDO MUITO BEM SIM ESTE TREM!)
Após a era Covas e Akmim, o que eu como cidadão assisti foi a DESATIVAÇÃO TOTAL DOS TRENS DE PASSAGEIROS REGIONAIS E DE LONGO PERCURSO, BEM COMO O ABANDONO TOTAL DE GRANDE PARTE DAS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO!
E CONCESSIONÁRIAS QUE SÓ OPERAM LINHAS DO INTERE$$E DESTAS!!!
* RAMAL DE JURUBATUBA, ABANDONADO NO TRECHO GRAJAÚ, VARGINHA, EVANGELISTA DE SOUZA!
* RAMAL SANTOS / JUQUIÁ / CAJATÍ TOTALMENTE ABANDONADO!
* LOCOMOTIVAS DE TRAÇÃO ELÉTRICA E SUBESTAÇÕES SUCATEADOS!
* CARROS DE PASSAGEIROS DOS TRENS REGIONAIS E DE LONGO PERCURSO DA LIQUIDADA FEPASA SUCATEADOS!
Esta foi a realidade de investimentos na malha ferroviária paulista, que eu como cidadão assisti, após a era FHC, Covas e Alkmin...