sexta-feira, 30 de outubro de 2009

OS GIESBRECHTS CHEGARAM FINALMENTE A PARACATU!

Estação de Dores do Indaiá, na E. F. Paracatu, quando ainda tinha trens e trilhos

No dia 18 de dezembro de 2007, escrevi para meus amigos e colegas de listas de discussão na Internet a seguinte mensagem:

Senhores:

Tenho a grata satisfação de informar a todos que a família Giesbrecht finalmente chegou a Paracatu, com 117 anos de atraso, mas chegou.

Em 1890, um dos primeiros, senão o primeiro, emprego de meu bisavô Wilhelm (Guilherme) Giesbrecht depois de chegar ao Brasil, então com 24 anos de idade, foi o de fazer a pesquisa para o leito da E. F. Paracatu, que ligaria a E. F. Central do Brasil, na região de Sabará (Belo Horizonte ainda não existia) à cidade de Paracatu, antiga cidade mineira fundada por bandeirantes paulistas e hoje próxima à divisa com Goiás, a 220 km de Brasília.

Anos mais tarde, Wilhelm voltou a trabalhar para a construção da ferrovia, no final dos anos 1890. Esta, no entanto, chegou apenas em 1937 à estação da Barra do Funchal (município de Serra da Saudade, Minas Gerais), dali não passou e jamais chegou a Paracatu, embora mantivesse seu nome e depois ter sido encampada pela Rede Mineira de Viação, em 1934.

Hoje exatamente às 13 horas meu filho Filipe, trineto de Wilhelm, chegou a Paracatu, vindo de Brasília pela BR-040, sendo o primeiro e o único até agora da linhagem a conhecer a cidade.

Palmas para ele.

Abraços, Ralph Giesbrecht


Filipe foi para lá a trabalho. Fez um trajeto bem diferente do que Wilhelm faria na época: São Paulo-Brasília de avião, alugando um carro em Brasília e seguindo para Paracatu. Permaneceu ali por quase uma semana, retornou pelo mesmo trajeto e jamais foi para lá novamente, mas a “missão” foi cumprida.

A Estrada de Ferro de Paracatu ficou com o nome da cidade aonde nunca chegou. Já foi extinta há anos e teve os trilhos arrancados.

Menos de um ano mais tarde nasceu Guilherme Giesbrecht, chamado de Willi, filho de Alexandre, sobrinho de Filipe e meu neto.

11 comentários:

  1. história maravilhosa! minha história de Brasil é mais curta - meu avô chegou da Alemanha em 1925!

    ResponderExcluir
  2. Ralph, estou levantando a história da minha família e pelas minha contas Guilherme Giesbrecht é o meu triavô. Meu bisavô foi Alberto Giesbrecht. Meu avô era o José Giesbrecht, militar. Minha mãe Maria Margareth Giesbrecht. Qual é a sua linhagem? Suas informações podem ser importantes para mim. Um abraço Ana Claudia Giesbrecht Puggina
    claudiapuggina@usp.br

    ResponderExcluir
  3. Já respondi em e-mail particular para você, mas eu sou neto de Hugo, o filho mais velho de Guilherme. Hugo era irmão de Alberto, que, até onde sei, teve 17 filhos. Creio que José era o segundo deles e teria nascido em 1919 ou 1920. Ele foi muito amigo de meu pai, Ernesto. chegaram a morar juntos na casa de Hugo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ralph eu sou neta de Alberto Giesbrecht e filha de Maria Regina Giesbrecht (filha do terceiro casamento do meu avô)

      Excluir
    2. EI Ana Cláudia! Eu sou neta de Alberto Giesbrecht e filha de Maria Regina Giesbrecht. O seu Bisavô casou-se três vezes, sendo que minha mãe é filha do terceiro casamento e seu avô do primeiro. Já ouvi falar muito do se avô e da irmã dele Antonieta. Eu moro em Belo horizonte. Um abraço

      Excluir
  4. Raquel, bom dia. V. é soprano? Alberto era aquele filho de Wilhelm Giesbrecht (meu bisavô) que se casou 3 vezes e teve 17 filhos? V. mora em BH? Abraços Ralph

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ralph! Sim sou Soprano. Sou neta de Alberto Giesbrecht.. Moro em BH!! :)

      Excluir
    2. Pois é meu avó casou-se 3 vezes.. Sei do paradeiro dos três descendentes do casamento do meu avo Alberto, mas nada sei a respeito das famílias constituídas pelo irmão de meu avô. Agora sei que ele tinha um irmão Hugo.. Sei por alto que também meu bisa tinha um outro filho chamado Herman. Queria ver mais fotos do nosso bisa e da minha bisa também..... Um abraço

      Excluir
    3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_Giesbrecht

      Excluir
    4. Estava lendo sua resposta do dia 3-1-13 e v. fez uma confusão. Wilhem (Guilherme) foi o alemão que chegou no Brasil em 1885. Casou-se em 1893. Mu avô, filho dele, foi Hugo, que nasceu em 1894. Wilhelm casou-se apenas uma vez, com Maria Margarida Menezes e Aguillar, de Diamantina. Alberto era irmão do meu avô Hugo. Hugo teve 3 filhos. Alberto, 17 e com 3 esposas
      . Certo?

      Excluir