quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CRIATIVIDADE

Novamente me reportando ao site São Paulo Abandonada, do Douglas Nascimento, vi ali a fotografia da área antes ocupada pela fábrica da Caio na Penha. Foi demolida já há cerca de um ano. Não conheço o local, mas é ali na rua Guaiauna.

Da demolição sobrou o portal de entrada. Bonito, com as letras CAIO sobre ele. Já que ninguém quis manter o prédio para dar-lhe outro uso, não custava nada manter o portal, bastante interessante.

Afinal, em que ele atrapalharia? Certamente não enfeiaria o novo local – seja lá o que for – e deixaria a lembrança, a história registrada. Afinal, em várias cidades isso existe. Já vi em Curitiba, Campinas e até em São Paulo esse tipo de coisa, ou seja, uma fachada ou um portal na frente ou em volta de uma nova construção.

Em Curitiba, inclusive, há um estacionamento que manteve o portal de entrada de uma velha fábrica ou depósito, não sei ao certo, inclusive com a forma que ele tomou após um início de demolição contido. É muito simpático.

Quando estive em Alegre, no Espírito Santo, as pessoas que me mostraram a pequena cidade também me apontaram para uma área que havia sido demolida cerca de um mês antes de minha visita e lamentavam o fato. “Era uma das casas mais bonitas da cidade que ainda restava, o sujeito comprou e imediatamente demoliu, dizendo que vai fazer ali outra coisa”. Eu respondi com uma pergunta, logo depois que a pessoa me mostroiu uma fotografia da bonita fachada que ali existia: “ué, por que o dono não manteve somente a fachada e construiu o que queria logo atrás dela”? A minha resposta a isso foi uma cara de “puxa, não havia pensado nisso”! O mal, no entanto, já estava feito. E pouca gente pensa nisso, realmente. Uma pena.

Podemos sempre ter criatividade no caso de termos de demolir uma velha e historicamente significativa construção. Não apenas usar a frase do tipo “ponham tudo abaixo” e dane-se essa velharia”. Em 1986, a fábrica da Matarazzo na avenida Francisco Matarazzo foi para o chão, mas não sem que antes fosse feito um acordo de se manter duas pequenos edifícios e uma chaminé. Já foi alguma coisa, não podemos ter tudo. Isto está lá até hoje, e os prédios já começam a encher o local (infelizmente).

Shopping centers são construídos em prédios de velhas fábricas ou de quartéis, como em Curitiba. Em Porto Alegre e no Rio de Janeiro eles também existem. Aqui em São Paulo, por seu lado, não me lembro de nenhum que tenha sido feito disso, apenas me vem à cabeça o supermercado Extra que foi construído em parte do velho prédio do Cotonifício Crespi, que estava abandonado desde os anos 1960 na velha rua dos Trilhos, na Mooca.

Quem sabe se alguém não convence o novo dono da área da antiga Caio e ele deixe o portal ali como testemunho de outros tempos?

3 comentários:

  1. O Shopping Light também entra nessa lista, não?

    ResponderExcluir
  2. Me falaram que vai abaixo, no entanto vou tentar contatar a incorporadora para saber detalhes.

    ResponderExcluir
  3. Sim, o Shopping Light. Pobre dele, esqueci-me dele...

    ResponderExcluir