Amador Bueno, tio de Anhanguera, aclamado em 1641 “Rei de São Paulo”, pode deixar de se sacudir em seu túmulo. A estação que leva o seu nome e que já se chamou Fernão Dias ainda segue na ativa. Lembro-me que no sábado, quando eu e o Thomas usamos o trem, perguntamos ao maquinista o que ele sabia sobre ser aquela a última viagem. Ele respondeu: “ouvi dizer sim, mas nada foi confirmado”.
Ao contrário do que todos esperavam num anúncio que não se sabe bem de onde apareceu, o trem continua andando. Até quando, não se sabe. Porém, com tantas ameaças de parar a linha que vêm desde uns três anos atrás pelo menos, não é de se surpreender se parar de repente.
Os Toshibas andam na Sorocabana (depois Fepasa e CPTM) desde 1957. Eles não serviram somente como trens metropolitanos. Há registros deles funcionando até Botucatu (e além), Itapetininga... Em 1985, a então Fepasa, que mantinha o subúrbio, fez uma reforma geral nos seus já quase trintões TUEs e pô-los para rodar de Mairinque a Itapevi. Até esta última, já havia a bitola mista implantada.
Várias modificações depois, sobrou apenas o trecho Itapevi-Mairinque e a partir de 1998 (nunca entendi este corte!) somente Itapevi-Amador Bueno. Vale também ressaltar que a linha dupla, mas com bitola métrica, começa em Itapevi (São Paulo-Itapevi é bitola mista) e acaba logo depois da estação de Mairinque, na alça de Pantojo, onde volta a ser bitola mista – para seguir somente em métrica depois de Alumínio até o rio Paraná.
A baldeação em Itapevi, portanto, vem de 1985. E o trecho, como os outros, era pago. Porém, com seguidos assaltos a bilheterias em um lugar de segurança perigosa, a um determinado momento – já há mais de dez anos – a cobrança desapareceu. Abriram-se as estações e quem faz o trecho baldeando em São Paulo ou embarcando e desembarcando numa das quatro estações do Toshiba nada paga. Paga quem entra ou desce em Itapevi, pois é obrigado a passar pela roleta quando entra.
Enfim – a notícia é boa, pois o trem segue rodando. Porém, segue rodando com suas duas pinturas (Pomarola, vermelho recente pintado sobre uma carcaça cheia de amassados e a “pichação orientada”, um horror) e vidros riscados, além de portas que eventualmente não fecham. É uma má propaganda para a CPTM.
Se as notícias que ele vai parar por algum tempo para a colocação de bitola mista são reais, a notícia é boa – desde que não desistam de fazer as obras depois de pararem com o trem. Enfim, há alguns sinais de início de obras: elas existem neste instante nas plataformas de Itapevi, nos muros que se começa a construir para isolar a linha em Santa Rita, nos dormentes novos que se veem ao lado da linha em alguns trechos. Porém, há cortes e aterros na linha atual que vão necessitar de uma parada no trem para ser alargados. A rebitolagem total não vai ser possível sem a parada dos TUEs.
Ao final, os TUEs franceses que hoje correm de São Paulo-Itapevi poderiam seguir diretamente até Amador Bueno. Esperemos não só que isto ocorra, como também que se substituam os já velhos e anacrônicos franceses por TUEs novos que já existem nas outras linhas. E, finalmente: com o prédio da estação de Amador Bueno antiga (que sabe Deus por que foi fechado em 1985) tão próximo à plataforma com cobertura atual, por que não reformar o mesmo e colocá-lo como bilheteria novamente? Isto impediria sua degradação, que está sendo rápida, mesmo com o guarda que fica lá dentro cercado por grades nas janelas com vidros quebrados — parece que o prisioneiro é ele.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
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Olá Sr. Ralph,
ResponderExcluirO trem não pára não. Ao que parece, Amador Bueno continuará na ativa. Para o bem ou para o mal. Para o bem, porque se ele não pára, é porque o transporte metropolitano sobre os trilhos é a menina dos olhos do atual governador, logicamente com finalidade eleitoral. Para o mal, porque após as eleições, tudo volta à normalidade, ou seja, acambam-se os investimentos, sobram as manutenções, nem sempre eficazes. Abçs.
O trem não será desativado.
ResponderExcluirExiste uma licitação em andamento sobre o referido trecho:
''Prestação de serviços especializados para elaboração de projetos executivos e e execução de serviços para recapacitação da infraestrutura ferroviária e sistemas do trecho Itapevi - Km 36 + 000 a Amador Bueno - Km 42 + 340, Linha 8 - Diamante da CPTM.''
Concorrência Nº 8333090011
http://www.cptm.sp.gov.br/licitacoes/lista_avisos.asp
Davi, que Deus te ouça...
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