quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SÃO PAULO: O BAIRRO DE PINHEIROS VIRA POEIRA

As belas e mal cuidads portas vão para o lixo.

Hoje pela manhã passei pela parte deteriorada do bairro de Pinheiros. Ou melhor, por parte dela.

Na rua Cardeal Arcoverde, todo o quarteirão lado ímpar entre a rua Cunha Gago e a avenida Faria Lima, segundo soube, deverá ir para o chão em poucas semanas.
Aqui vai tudo para o chão.

Não que haja fantásticas construções ali que mereçam preservação. Está tudo ou deteriorado ou por demais modificado. Apenas as duas portas mostradas acima neste artigo (e mais uma, que já fotografei em outra oportunidade) vão fazer alguma falta.

O grande problema é o de sempre: torres gigantescas de escritórios vão poluir e "revigorar" esse trecho após a demolição. Mais trânsito, mais gente, mais consumo de energia e água etc. para estragar a cidade mais ainda.

Chegando à rua Teodoro Sampaio, no quarteirão equivalente (Teodoro e Cardeal são paralelas), a rua virou um grande buraco. Não sei o que vão fazer ali, mas já abriram uma cratera de esquina a esquina e arrancaram os velhos trilhos do bonde, os paralelepípedos que estavam debaixo do asfalto... e muito mais.
Os antigos trilhos da Light e da CMTC vão para o sucateiro.

Os trilhos foram cortados juntamente com os velhos dormentes e colocados empilhados na ruazinha que está uma poeira só e que ali une as duas ruas. Desculpem a pergunta, caros (des)governantes, mas não seria mais sensato deixar os trilhos onde estavam e colocar para rodar sobre eles um bonde moderno, que, no mínimo, propicia uma condução melhor e mais estável do que ônibus fumarentos e que balançam no sempre péssimo asfalto paulistano? Veja foto acima.

E mais um bairro paulistano típico do século XX vira poeira no século XXI. Fotos minhas, tiradas nesta manhã.

8 comentários:

  1. Ralph esses trihos são os mesmos daquela foto do UOL que te enviei por email?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não sei se são os mesmos. Mas vieram do mesmo trecho com certeza

    ResponderExcluir
  3. Realmente, Pinheiros está virando poeira! Moro na Rua Mourato Coelho que era cheia de sobradinhos, mas estão desaparecendo da noite pro dia pra dar lugar a prédios e mais prédios. Pena, pois Pinheiros é um dos bairros mais antigos de São Paulo. Até já avisei ao Douglas Nascimento sobre essa derrubada geral...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabo de passar na Cardeal hoje à tarde e percebi que logo depois do cemiterio houve pelo menos 6 casas derrubadas do lado par nos 2 quarteirões seguintes.

      Excluir
    2. Oi, sou a Unknown acima (Maria Inês). Na Cardeal (lado par)entre a Fradique Coutinho e Mourato Coelho, já derrubaram outros e estão derrubando ainda... Na mesma Cardeal lado par entre a Mourato e a Simão Alvares também. Já há até um edifício de aptos luxuosos (segundo dizem 3 milhões cada)...

      Excluir
    3. Na verdade, as casas que vi demolindo nem eram grandes coisas. Mas eram construções baixas e de baixa ocupação. Vão ser substituidas por predios enormes de altissima ocupação. Esse é o problema nesse caso, nem é o caso de se "tombar por beleza", mas sim de "tombar para não piorar... e muito".

      Excluir
  4. Os sobradinhos que demoliram na minha rua (Mourato) não eram tbm gdes construções, mas eram charmosos. ainda há, do lado ímpar da minha rua, após a Inácio Pereira da Rocha, indo sentido Vila Madalena, alguns desses que estão ocupados por bares e restaurantes. Pior foi o que fizeram no Largo de Pinheiros. Ainda havia algumas casas antigas (e bem antigas, diga-se de passagem) que, se preservadas ou restauradas dariam idéia do que foi o bairro ...

    ResponderExcluir
  5. Que tristeza! Minha infancia inteira foi demolida. Cada vez que vou a Pinheiros fico mais chocada ao ver que quase tudo vem abaixo da noite pro dia para dar lugar a torres de vidro impessoais.

    ResponderExcluir