sábado, 10 de agosto de 2013
IMAGINE O METRÔ DE SÃO PAULO EM 1810
Já fiz este exercício de imaginação antes em outro artigo deste blog. Um, dois anos atrás, não me lembro bem. Porém, não com a linha 4 do metrô.
Esta é a linha que liga a Vila Sônia com a Luz. Ela ainda não tem todas as estações prontas, sabemos disto. Mesmo assim, neste exercício, vamos considerá-la pronta.
Como seria esta linha se ela tivesse sido aberta há 200 anos atrás? Os nomes seriam, em quase todos os casos, diferentes dos de hoje.
O trem partiria não da Luz, mas da estação do Guaré. Passaria pela estação Curros (a praça da República era o campos dos Curros, lembram-se?), e, depois, a estação seguinte seria não a Higienópolis/Mackenzie (que nem está pronta), mas se chamaria Caminho de Sorocaba. Depois, viria a estação Real Grandeza (o caminho que, dizem, deu origem à avenida Paulista).
Desceria a estrada de Sorocaba, ou de Pinheiros, hoje Rebouças e, em vez de parar na estação Oscar Freire, pararia na estação Bela Veneza, da chácara dos Rosa. Depois, na estação do Rio Verde (Fradique Coutinho), onde cruzaria esse rio, hoje entubado ali, para em seguida parar na estação Iguatemi (na rua Iguatemi, que, muitos anos mais tarde, foi alargada com o nome de Brigadeiro Faria Lima).
Chegaria à estação Aldeia dos Pinheiros, cruzaria o rio e pararia na estação Sítio do Butantan. Dali, pararia na estação Antonico (Morumbi) - nome do córrego que cruza hoje a Francisco Morato ali ao lado do Shopping - e finalmente na estação Estrada de Itapecerica (Vila Sônia).
Deu para viajar no tempo e imaginar?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que analogia ótima!!! ;-)
ResponderExcluirO superfaturamento seria em patacas ou reis?
ResponderExcluirMuito bacana o relato da linha 4 como seria séculos atrás....agora poderia relatar algo do tipo nas outras 4 linhas...já imaginou??
ResponderExcluirAproveito para convidá-lo a visitar meu Blog onde eu mostro por meio de desenhos ônibus urbanos de décadas passadas. O meu blog é: guarubus.blogspot.com
Mas eu já tinha feito! - http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2010/08/o-metro-de-sao-paulo-ha-110-anos-atras.html
ResponderExcluir