terça-feira, 6 de agosto de 2013

CONCESSIONÁRIAS NO BRASIL SERVEM PARA ACABAR COM AS FERROVIAS

A página que é mostrada a seguir foi colocada no Facebook, hoje, pelo Paulo Thiengo, morador de Cachoeiro do Itapemirim.

Lá no Estado do Espírito Santo, todos - ou pelo menos os que têm algum envolvimento na área ferroviária - estão revoltados com a decisão da ANTF de desativar e desmontar a ferrovia, o trecho da antiga "Linha do Litoral" que ficava em reduto capixaba.

A reportagem pode ser lida com alguma boa vontade, pois infelizmente as letras saem pequenas nesta reprodução. Para quem não conhece, a linha costeia - mas de longe - o litoral do Estado desde Vitória até a divisa com o Rio de Janeiro.

A parte entre Vitória e Cachoeiro do Itapemirim é a mais montanhosa, com paisagens lindas. Tanto assim que parte dela é usada por um trem turístico que corre durante os fins de semana já há cerca de dois anos.

Concordo que a linha, construída no início do século XX, foi feita com tecnologia já obsoleta: apesar da quantidade de viadutos e túneis no trecho, se fosse hoje, teria sido construída de forma a permitir maior velocidade das composições.

Porém, mantê-la com um trem regional de passageiros e linha regular (quer dizer, diário) seria algo muito, mas muito útil, mesmo. Por que nossos governantes jamais pensam nisto? Morrem de medod as empresas de ônibus? É isso?

Enfim, não sei se será possível, mas já se tenta de todas as formas impedir a catástrofe que seria a retirada dos trilhos dessa linha histórica e que somente não é útil porque o governo e as concessionárias não querem que ela seja.

22 comentários:

  1. Ralph, ao mesmo tempo que essa linha e outras são consideradas inviáveis e abertas a erradicação, a ANTT anuncia novos projetos de linhas novas, cobrindo, coincidentemente as mesmas regiões...

    Ao mesmo tempo, vemos reportagens de concessionárias reclamando de alterações no contrato ou possíveis alterações. Mas essa liberação para abandono e erradicação, também é uma alteração, mas quando é a favor, ninguém reclama né? Que nem quando se recebe troco a mais ao se pagar algo, 99% das pessoas ficam quietas.

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  2. Desculpe, BCS, mas estou lendo seu comentario e não estou entendendo exatamente o que v. está querendo dizer.

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  3. Ralph, basicamente a ANTT liberou a erradicação da linha "Campos - Ouro preto", dai você ve anuncio como esse, praticamente no mesmo dia: http://redecol.dihitt.com/n/diversos/2013/06/12/projeto-de-ferrovia-ligando-uruacu-a-campos-no-rio-de-janeiro-esta-aberto-a-consulta-publica

    Ou seja, uma nova ferrovia que 1/3 dela é exatamente no trajeto "Campos - Ouro Preto".

    Ta certo que a linha existente atualmente, principalmente no trecho mineiro tem um perfil péssimo. Mas não entra na minha cabeça uma ferrovia ser autorizada a erradicação com alegação que não se tem utilidade para ela e ao mesmo tempo se viabilizar a construção de uma nova. A nova vai ter utilidade? Eu penso mais, principalmente para carga, que se deve é dar um trato nas linhas antigas e atender o que existe na região, nem que seja com subsidio para se viabilizar o frete (contanto que o subsidio seja realmente válido e seja recompensado com outras economias, como manutenção de estradas e acidentes).

    Quando a linha antiga, já atendendo a região estiver saturada ou próximo disso, dai sim acho viável começarmos a discutir a construção de uma nova.

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  4. Sobre os contratos, a alguns dias mesmo vi uma reportagem das concessionárias (ou a associação que representa elas) se queixando de alterações no contrato e da intenção do governo em se fazer as alterações.

    Mas essa liberação da ANTT para erradicação e devolução de linhas é uma alteração, pois até onde sei, o contrato original não permitia isso e obrigava as mesmas a manter as linhas em condições operacionais e a fazer o serviço de transporte, sendo rentável ou não.

    Essa obrigação, que ao meu ver justifica o que as concessionárias mesmo dizem ser a "prestação do serviço publico de transporte de cargas por ferrovia". E teoricamente, as linhas não rentáveis teriam seus custos cobertos pelas linhas rentáveis, que deveriam gerar renda suficiente para pagar o custo das linhas ruins (economicamente) e ainda sobrar lucro para as empresas.

    Esse é o mesmo conceito que existe, por exemplo, em uma empresa de ônibus que presta serviço de transporte publico em uma cidade, existem linhas ruins, que dão prejuízo, mas estas são cobertas pelas demais linhas e assim toda população é atendida.

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  5. Quem é BCS? Bruno Crivelari Sanches? Se não é escreve igual...

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  6. Fale por você, BCS. Quando recebo a mais qualquer coisa, devolvo. ATÉ DESAFORO! Não faço parte destes seus 99 por cento...

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    1. Buzelin, por isso que menciono 99% e não 100%. Sobra nessa conta ai 1%, que seria onde você e mais alguns se encaixam.

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    2. Buzelim não perca tempo com o Dr sabe tudo, não vale a pena agora em nova versão BCS

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    3. Manoel, não faço a menor ideia de quem você seja e nem faço questão de saber.

      Mas não sou Dr, ainda não animei em fazer doutorado, talvez ano que vem.

      Sobre o sabe tudo, não sei tudo, muito menos não entendo que direito certas pessoas pensam que tem de vir aqui e dar nomes a minha pessoa ou rótulos pejorativos, mas também não faço a menor questão de saber.

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  7. hehehe era só o que faltava esse BCS é o Dr sabe Tudo

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  8. Como ele já não e quisto em vários lugares tem que ter perfil fantasma. obrigado Buzelin por desmascara-lo

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    1. Paulo, não uso mascaras, acontece que fiz este cadastro no google a muitos anos e não sei porque ficaram apenas minhas iniciais. Inclusive atualizei meu perfil depois que o Buzelin questionou para deixar mais claro, tanto que acredito que novos comentários já vão aparecer com nome completo.

      E tanto que não uso mascaras que quando o Buzelin questionou quem era, eu logo disse quem era.

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  9. Eu conheço a obra do Emílio Buzelin pesquisador ferroviário há mais de 25 anos e profissional deste setor. e o BCS o que tem a contar. ops se ponha no seu lugar a tua mascara caiu!

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    1. Mauricio, quer dizer que tem que ter currículo para expressar a opinião? Não estou entendendo onde você quer chegar. Eu expressei minha opinião no blog do Ralph, qual o problema?

      Só pode se manifestar aqui quem escreveu livros?

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  10. Bruno Crivelari Sanches honre o que declarou ao Buza, não faça como lá no amantes que vc apaga o que declara

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    1. Amantes? Amantes da Ferrovia? Aquele site onde fizeram uma limpa de pessoas que não são, digamos, "bem vindas" ?

      O que eu declarei ao Buzelin? Não declarei nada ao Buzelin, fiz um comentário sobre o assunto do artigo.

      Continuo não entendendo...

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    2. Eu apenas comentei achar de quem se tratava por reconhecer a estética literária do Bruno Sanchez e ler o restante, Antes como BCS, retruquei a observação que considerei de mau gosto sobre 99% dos que não devolvem trocos a mais. A desonestidade do brasileiro existe - e como - mas existem brasileiros que não são desonestos. Acredito que todos que participam aqui, sem exceção, fazem parte do parco 1%.

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  11. BCS = apócrifo, "Amantes? Amantes da Ferrovia? Aquele site onde fizeram uma limpa de pessoas que não são, digamos, "bem vindas" ? muitos não ficam lá por não ter o que comentar!
    o unico que não é bem vindo lá é vc que já arrumou confusão com vários participantes. Ontem 23/09 estávamos todos lá reunidos né apócrifo

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    1. Paulo, teve uma festinha por lá então? Poxa nem me convidaram! :(.

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