segunda-feira, 26 de agosto de 2013

NO TÚNEL DO BEM-TE-VI, NUNCA MAIS VERÁS TREM ALGUM


Lembram-se do artigo que escrevi há cerca de três dias sobre o ramal de Piracicaba? Pois é, hoje um repórter de uma emissora da região me telefonou pedindo uma entrevista por telefone sobre o que eu escrevi, criticando as prefeituras e o Estado em geral por remarem contra a corrente da atualidade: arrancar trilhos porque "atrapalham o desenvolvimento", para "construir avenidas" e por aí vai, em vez de usar o próprio leito, com trilhos novos (e até velhos) para servir à população com VLTs ou trens metropolitanos.

Bom, falei bastante e quem costuma ler o que escrevo certamente saberá o que falei.

Ontem, o Eduardo Lanna Malta enviou-me umas fotografias tomadas no trecho de bitola métrica entre General Carneiro e Miguel Burnier que está abandonado, saqueado, vandalizado e "inusado" já há pelo menos dezessete anos, desde que deixaram de utilizar a linha, até para o trem metropolitano que existia ali (BH-Rio Acima) que, sabemos, não era grande coisa, mas funcionava e dava transporte para milhares de usuários por mês. E que, claro, poderia ter sido em pouco tempo revitalizado, como a CPTM fez aqui em São Paulo, revigorando trens velhos e alquebrados da Central, Santos-Jundiaí, Sorocabana e FEPASA e transformando-os em algo muito decente e bom.

As fotografias que o Eduardo mandou são desanimadoras. Não há mais trilhos nesse trecho, que é o que passa pelo belíssimo Túnel do Bentevi e, pasmem, oficialmente, a linha ainda está ativa e dada em concessão a um destruidor de linh... ops, desculpe, a uma concessionária. A estação mais próxima já foi destruída há décadas e se chama Monteiro de Barros. Era a primeira estação após Rio Acima, ou seja, quando os metropolitanos pararam ali em 1996, eles já não passavam pelo túnel nem pelas ruínas da estação.

A vegetação toma conta de tudo, os trilhos desapareceram, os aterros vão sendo arrastados pelas águas... ali, nunca mais.

2 comentários:

  1. Ralph.
    Cerca de 1 ano atras, eu estava ''viajando'' pelo google street view e me deparei com isso http://www.amantesdaferrovia.com.br/profiles/blogs/carro-do-google-street-view-flagra-prefeitura-arrancando-trilhos
    Nesta mesma linha só que na região de Raposos umas 2 estações antes de Rio Acima (acho que seria esta cidade ao inves de Rio Abaixo).

    ResponderExcluir
  2. V. me alertou sobre um erro ridículo. Na postagem original eu havia colocado "Rio Abaixo" e não Rio Acima. Agora está corrigido.

    ResponderExcluir