segunda-feira, 26 de agosto de 2013
NO TÚNEL DO BEM-TE-VI, NUNCA MAIS VERÁS TREM ALGUM
Lembram-se do artigo que escrevi há cerca de três dias sobre o ramal de Piracicaba? Pois é, hoje um repórter de uma emissora da região me telefonou pedindo uma entrevista por telefone sobre o que eu escrevi, criticando as prefeituras e o Estado em geral por remarem contra a corrente da atualidade: arrancar trilhos porque "atrapalham o desenvolvimento", para "construir avenidas" e por aí vai, em vez de usar o próprio leito, com trilhos novos (e até velhos) para servir à população com VLTs ou trens metropolitanos.
Bom, falei bastante e quem costuma ler o que escrevo certamente saberá o que falei.
Ontem, o Eduardo Lanna Malta enviou-me umas fotografias tomadas no trecho de bitola métrica entre General Carneiro e Miguel Burnier que está abandonado, saqueado, vandalizado e "inusado" já há pelo menos dezessete anos, desde que deixaram de utilizar a linha, até para o trem metropolitano que existia ali (BH-Rio Acima) que, sabemos, não era grande coisa, mas funcionava e dava transporte para milhares de usuários por mês. E que, claro, poderia ter sido em pouco tempo revitalizado, como a CPTM fez aqui em São Paulo, revigorando trens velhos e alquebrados da Central, Santos-Jundiaí, Sorocabana e FEPASA e transformando-os em algo muito decente e bom.
As fotografias que o Eduardo mandou são desanimadoras. Não há mais trilhos nesse trecho, que é o que passa pelo belíssimo Túnel do Bentevi e, pasmem, oficialmente, a linha ainda está ativa e dada em concessão a um destruidor de linh... ops, desculpe, a uma concessionária. A estação mais próxima já foi destruída há décadas e se chama Monteiro de Barros. Era a primeira estação após Rio Acima, ou seja, quando os metropolitanos pararam ali em 1996, eles já não passavam pelo túnel nem pelas ruínas da estação.
A vegetação toma conta de tudo, os trilhos desapareceram, os aterros vão sendo arrastados pelas águas... ali, nunca mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ralph.
ResponderExcluirCerca de 1 ano atras, eu estava ''viajando'' pelo google street view e me deparei com isso http://www.amantesdaferrovia.com.br/profiles/blogs/carro-do-google-street-view-flagra-prefeitura-arrancando-trilhos
Nesta mesma linha só que na região de Raposos umas 2 estações antes de Rio Acima (acho que seria esta cidade ao inves de Rio Abaixo).
V. me alertou sobre um erro ridículo. Na postagem original eu havia colocado "Rio Abaixo" e não Rio Acima. Agora está corrigido.
ResponderExcluir