quinta-feira, 15 de agosto de 2013

AMEAÇA AO VELHO DES OISEAUX

O terreno hoje - Foto Fabio Braga/Folhapress

Ainda não aprendemos e pelo visto estamos longe disso.

Continuam de olho no terreno do Colégio Des Oiseaux, ns ruas Caio Prado e Augusta. Depois de demolirem um belíssimo colégio que existiu de 1907 ao fim dos anos 1960 e manterem o terreno vazio apenas com estacionamentos durante quarenta anos, agora querem pela enésima vez construir edifícios no espaço.

Antes era um grupo japonês que queria fazer um hotel altíssimo de mais de cinquenta andares. Não deu certo e venderam o terreno para o grupo Conde. A Prefeitura parece bastente propensa a liberar a construção para o ano que vem.
O Colégio nos bons tempos.

Como sempre pergunto e escrevo: a cidade de São Paulo precisa de um prédio desses? Já não os têm suficientes? Está cero, o belo colégio já é história há muito tempo, mas impermeabilizar uma área como esta e chamar mais tráfego e movimento para essa área é realmente uma boa coisa?

Ah, dizem, "vamos revigorar a área". Porém, por que se acha que para revigorar áreas deterioradas - caso desse pedaço da cidade - precisa-se recorrer à construção de prédios? Continuo achando que somente dois grupos têm a ganhar com a sua construção: os donos e a prefeitura. Já o restante da população só perde.
As ruínas dp colégio em demolição em 1974 - Foto O Estado de S. Paulo

Espero que não façam mais essa burrice. E, só para citar, foi na capela desse colégio - chamada de "Cônegas de Santo Agostinho" - que eu fiz minha primeira comunhão, em 1960.

3 comentários:

  1. Nossa isso não pode acontecer... Minha mãe estudou nesse Colégio. Hoje ela está com 74 anos. Vou compartilhar, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ralph, como você está com anuncio do Café Paulista de Guinza, Toquio ?

    ResponderExcluir