segunda-feira, 5 de agosto de 2013

OS TRENS VÊM AÍ? OUTRA VEZ?

Foto: José de Vasconcellos
Muitos brasileiros reclamam há anos, mas os trens de passageiros acabaram e não voltaram nem a paulada.

Ah, mas tem o Carajás, o Vitória-Minas, tem o da E. F. Amapá... curiosamente, dois dos três trens regulares do país estão em áreas mais pobres e pouco habitadas. Até o Vitória-Minas passa por uma área que nem de longe é uma das áreas mais ricas do país... aquela região de Minas e a do Espírito Santo por onde ele passa não é um poço de riqueza. Justamente - o vale do rio Doce.

Será que se esses três trens acabassem, as pessoas reclamariam? Creio que no Amapá e no Pará/Maranhão, sim - sabe-se que o trem preenche uma lacuna muito grande no péssimo sistema de transporte rodoviário por aquelas bandas. Já o Vitória-Minas tem alternativas. Mas ficou tão tradicional, resistiu bravamente à febre do fechamento das linhas de passageiros na segunda metade do século passado e agora, para tirá-lo, seria muito difícil. Seus usuários são fiéis e realmente precisam dele.

Mas a afirmação que fiz lá em cima, de que "muitos brasileiros reclamam"... é correta? No meio em que me comunico, com duas centenas, talvez três, de amigos e conhecidos, muitos de facebook, todos querem os trens de passageiros de volta. Mas e quanto aos outros 189.999.700 brasileiros, o que acham de fato?

Muitos deles, mas muitos mesmo, jamais viram um trem de passageiros, quanto mais, andaram neles. As pessoas que lamentam o fim dos trens são os que nele viajavam. Já são gente idosa. Ainda se lembram do trem como ele era e, se um dia eles voltarem, não será daquela forma. Ah. mas tem trem turístico... ora, trens turísticos são brinquedinhos apenas. Muito bonitos e bem cuidados quando de organizações particulares, como por exemplo a ABPF, acaban se tornando um mar de incertezas e de dinheiro jogado fora quando tocados por prefeituras.

O certo mesmo seria ter mantido os trens antigos e ir substituindo-os aos poucos... como o governo paulista fez com a CPTM. Já falei disso mais de uma vez aqui. Mas isso não aconteceu, apenas poderia... sim, deveria... ter acontecido.

Agora, cada vez mais se ouve falar de linhas de passageiros ligando aqui a ali, etc. A última foi a São Paulo a Sorocaba, mas qual será o custo de uma linha nova entre essas duas cidades? Quem deverá bancar isto? O governo? A iniciativa privada? Dizem que esse trem teria duas paradas, além da inicial e a da final... São Roque e Brigadeiro Tobias. Esta última tem uma estação abandonada há anos. O bairro é quase rural e pequeno. Justifica? A estação terá de ser posta em outro local, como a de São Roque, que, aliás, tem duas - uma com trilhos e outra sem, a mais antiga. E Mairinque? Vai ficar sem? E Alumínio, para os trabalhadores da CBA?

No fim, ouve-se falar das coisas sem maiores detalhes, numa desconfiança onde somente falam, sem detalhes mesmo, por que, no fim, todos sabem que é só fogo de palha... quem entra nos detalhes é só quem acompanha o que sucede nesse mundo, como as três centenas de que falei.

Hoje há notícias de ligações privadas com novas linhas entreAmericana a Santos e Taubaté a Sorocaba. Quem acredita? Serão coisa séria? Ou algo jogado apenas para firmas de projetos ganharem dinheiro? Ou para visionários se divertirem?

Não se enganem, sou totalmente a favor de todas essas linhas de que falam (como sabemos, há muitas outras mais por aí, na "nuvem"... Londrina a Maringá, São Paulo a Santos, a Campinas, a São José dos Campos... Goiânia a Brasília, Pelotas a Rio Grande, VLTs por várias cidades, alguns até em construção ou testes... vide Santos, Maceió...).

Será, no entanto, que daqui a dez anos alguma dessas linhas estará pronta e funcionando? Num país cheio de falcatruas e roubalheiras, como podemos acreditar em qualquer coisa dessas? Só mesmo depois de feitas! E o pior, depois de feitas, como ocorreu com toda a remodelação da CPTM em São Paulo, louvável e que aconteceu nos últimos quinze anos, abriu-se agora uma caixa de Pandora com um enorme conteúdo de detalhes sórdidos.

Será que estamos condenados a somente conseguir as coisa que queremos de governos que só sabem agir debaixo do cobertor da corrupção?

2 comentários:

  1. Trens de passageiros são projetos. Talvez nunca saiam do papel. Acho muito mais provável o governo optar por uma quarta, quinta ou décima faixa nas rodovias a investir nessa modalidade de transporte.
    Por outro lado, a duplicação da ferrovia na região onde moro é uma realidade para... transporte de cargas! As obras entre Campinas e São Roque avançam rapidamente, e há trechos da ferrovia em Indaiatuba com a segunda linha já instalada. O tráfego de trens é intenso, o que não deixa de ser um grande contraste com outras regiões do estado onde a ferrovia está abandonada para cargas e passageiros.

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  2. Olá Ralph, sei que meu comentário nao tem nada a ver com o assunto mas tenho certeza que essa foto te interessa.

    http://noticias.uol.com.br/album/album-do-dia/2013/08/06/imagens-do-dia---6-de-agosto-de-2013.htm?abrefoto=33

    Veja o absurdo. Abraços

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