quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CARTA PARA O PREFEITO HADDAD

Avenida 23 de Maio com corredor de ônibus vazio e congestionamento de automóveis — foto Alexandre Giesbrecht
Escrevo-lhe aqui estas linhas no sentido de ter uma ideia a respeito do que o senhor anda fazendo pela cidade. Sei que o Sr. é do PT, um partido que não prima por ter líderes que gostem de ler. Alguns até se vangloriam de não ler livros. Por isso o país está na porcaria que está.

Aliás, senhor, não. Vou chamá-lo de você, mesmo. Afinal, sou bem mais velho que você e com certeza conheço a cidade também melhor do que você, incluindo sua história.

Dirá você "e daí?", mas a questão é a seguinte: eu não sou técnico nem engenheiro, nunca trabalhei com a área de transportes, o máximo que sei é derivado de observação do trânsito na cidade e de conhecimento de ferrovias, tanto urbanas, quanto de longa distância e de bondes.

Você começou, com apenas seis — talvez até menos — meses de governo a fazer novos corredores de ônibus e mais algumas outras coisas para dificultar a vida de quem tem automóvel e anda pela Capital. Tudo bem, mas, nunca lhe passou pela cabeça que se 10% — somente dez por cento — da população que usa carro na cidade passar a usar ônibus, o transporte coletivo entra em colapso?  De onde eu tirei esse número? Ora, ele é mais ou menos chutado — mas basta olhar para o que acontece já hoje no metrô, CPTM e pontos de ônibus no horário de pico.

Fazer corredores de ônibus no lado direito de avenidas — como na avenida Paulista e na Faria Lima, por exemplo — adianta muito pouco. Tem de ser sempre no centro. Por quê? Ora, porque, na direita das avenidas, é onde ficam as saídas para as transversais e, principalmente, as entradas e saídas de garagens. Os carros são obrigados a invadir essas áreas para entrar à direita e, como tudo isso também tem muito movimento, travam as faixas e não podem ser multados.

Aliás, parece-me que multar é a prioridade nessas faixas — é muito fácil pegar um automóvel ou caminhão VUC saindo de uma garagem e ser obrigado a andar pela faixa até achar uma brecha para entrar na faixa central. Bela fonte de renda, hein, prefeito? Multar na marra...

E na rua Teodoro Sampaio? O que estão fazendo? Nenhuma placa explica o que está acontecendo entre a Faria Lima e a Cunha Gago. Será para algum corredor de ônibus? E, se for, será que alguém falou para você que há trilhos de bonde debaixo do asfalto retirado? Ainda afixados (calma, prefeito, eles já foram arrancados e cortados) com dormentes de metal. Deixaram de ser usados em 1966, mas ainda estavam lá debaixo do asfalto, como devem estar em praticamente todo o resto do leito da rua. Por que não usou aquilo para colocar bondes modernos, os populares VLTs, em vez de ônibus fumarentos e balouçantes? Não dá para voltar atrás?

Não diga que isso é "quebrar galho", prefeito, pois o que é fazer corredores de ônibus da noite para o dia somente para dizer que fez? E a melhoria da frota de ônibus na cidade? Vai dizer que por causa dos vinte centavos isso não será possível? São Paulo tem um dos preços de ônibus mais carros do Brasil...

Caro prefeito, pare para pensar... e não diga algo como "o que quer esse cara com essa carta? O que entende ele disso? Desde quando eu ligo para o que o povo diz ou pensa?" Prefeito, é capaz que esta última pergunta v. realmente pense em fazer, afinal, o PT só faz o que sua "fantástica cúpula" quer e dane-se o resto!

4 comentários:

  1. Ralph eu não moro na capital mas não é difícil de perceber que suas palavra são verdadeiras, a foto é mais um absurdo que vemos nesse Brasil a fora. Bom, só tenho que parabeniza-lo pelo excelente texto, que na verdade não é só mais um texto, mas excelentes palavras, bem colocadas e pensadas!

    ResponderExcluir
  2. Esses "corredores" medíocres, sem pavimentação rígida, com carros tendo que invadir a todo instante para entrar nas ruas transversais... Pinta uma faixa contínua na avenida e fala que fez corredor... Resumindo, uma piada, e o povo bobão ainda acha uma boa idéia.

    ResponderExcluir
  3. Concordo que os corredores deveriam ficar a esquerda, mas no caos que estamos a medida adotada foi a mais acertada...
    http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1135249-carro-toma-quase-toda-a-rua-sem-transportar-nem-13-dos-paulistanos.shtml

    ResponderExcluir
  4. O grande problema, Israel, é que nesse caso o ganho é pouco e os guardas, em vez de policiarem as invasões, que em alguns casos são inevitáveis, ainda têm como prioridade multar, multar e multar. Fora que não vi nenhuma previsão de aumento e melhoria de frotas de onibus - como falei, se 10% da população passar a andar em onibus e trem o sistema explode de vez - e a única coisa que o prefeito falou a respeito disso foi de permitir aumentar o nro de pessoas em pé nos onibus. Pelamordedeus!!!

    ResponderExcluir