Um dos projetos que não saiu: o trem para Cumbica (O Estado de S. Paulo, 21/5/2009).
Bem, eu tenho papéis demais. Estava eu ontem a eliminar uma série deles - recortes de jornais -, para satisfação de minha querida Ana Maria (e, por que não, minha também), quando ia lendo sobre os projetos de alguns anos atrás e o que se perdeu de tinta e papéis para falar deles. Seguem alguns dos projetos frustrados:
O trem do Aeroporto de Cumbica (que iria devolver o valor da passagem se ele atrasasse e o passageiro perdesse o voo).
A avenida subterrânea que ligaria a Águas Espraiadas à Imigrantes.
O enterramento das linhas da CPTM entre a Luz e a Lapa para fazer uma avenida em cima.
O projeto Nova Luz (que, graças a Deus, até agora somente derrubou porcarias, como, por exemplo, a velha rodoviária da Júlio Prestes...).
Esquemas do metrô de São Paulo diferentes dos que estão efetivamente sendo construídos.
Se olharmos para um passado mais distante, veríamos o aerotrem do Jânio ligando a Vila Mariana a Pinheiros.
A Radial Norte, ligando a Ponte Grande a Santana (que ficou mesmo no trecho Ponte das Bandeiras-Braz Leme).
Recuperação de prédios que continuam abandonados (são tantos os exemplos, que é melhor nem citar).
O bonde turístico ali na frente das estações Julio Prestes e da Luz (este, cogitado em 2002. Há uma foto de parte da calçada em frente à estação Julio Prestes sendo aberto para colocação de trilhos).
O Museu da Casa das Retortas.
O parque no terreno onde um dia foi o Colégio Des Oiseaux.
E muitos, muitos mais. Cada prefeito teve seus delírios.
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
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