sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

AS PAISAGENS PERDIDAS DOS TRENS BRASILEIROS

Ramal de Mangaratiba, final dos anos 1960: os trens de passageiros passavam rente à areias da praia

O desaparecimento da quase totalidade dos trens de passageiros brasileiros nos privou de ver as paisagens ferroviárias. A maioria rurais, uma minoria marítimas. Estas últimas, no entanto, eram bem poucas mas maravilhosas. Claro que as vistas ainda existem, mas não podem ser vistas mais dos trens, com exceção das de Salvador.

Trem metropolitano de Salvador, 2010: o último trem de passageiros do Brasil com paisagem marítima (Vagner Costa)

Nos últimos dez anos, muito se discutiu a volta dos trens de passageiros de longa distância no Brasil. Nos últimos dias, uma notícia publicada em diversos meios de comunicação dá conta de que eles vão voltar e que as concessões para as linhas que estão sendo construídas terão de contemplar também transporte de passageiros.

Mas quais são essas linhas? Nenhuma por aqui, na região sul, pelo menos por enquanto. E vingará realmente esta postura? Falam, na notícia, da Transnordestina, da Norte-Sul, da Leste-Oeste... vamos ver, vamos torcer para que isso realmente saia.

Trem no ramal de Juquiá, em São Vicente, 1988, no ponto em que o ramal encosta na praia de Itararé: o ramal foi desativado para passageiros em 1997 e para cargas em 2009 (Acerto Thomas Corrêa)

Há 33 anos atrás, uma notícia publicada no jornal O Estado de S. Paulo, logo depois de uma série de desativações de trens por todo o Brasil, colocava pérolas como estas: "O argumento da Fepasa para justificar a desativação do sistema de transporte de passageiros é que acarreta um custo elevado, para pouca procura". "Os defensores do transporte ferroviário de passageiros, contudo, dizem qua a Fepasa não tem mais usuários em virtude dos péssimos serviços que presta e dos constantes atrasos dos seus trens". "Valter Bodini cita muitos exemplos do Exterior para provar que o transporte ferroviário de passageiros é decadente, apesar dos serviços exemplares de ferrovias européias e norte-americanas".

Trem cargueiro no mesmo ponto do ramal de Juquiá, em São Vicente, 1937

Vale lembrar ainda que estas desativações em São Paulo (foram cerca de 20 trechos) e no resto do Brasil (no caso pela RFFSA) ocorreram numa época em que a economia de combustíveis era prioridade do governo por causa dos efeitos das guerras no Oriente Médio. Várias contradições, portanto. Hoje, ninguém mais se lembra disso, mas, embora exista muita gente defendendo a volta desses trens, pouco ou nada de concreto foi feito para isso nos últimos 15 anos.

2 comentários:

  1. Luiz Carlos H. Manzione
    A foto do trem passando pelo Itararé lembrou-me os passeios a Itanhaem. Tomavamos o trem na estação Ana Costa em Santos. Viajavamos no que chamavamos a cozinha. Aquele compartimento aberto no ultimo vagão. Voltavamos a tarde. Anos 50.

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  2. Olá Ralph, me chamo Fábio Henrique Cogo e gostaria de saber se vc teria a imagem do trem em são vicente 1988 em melhor qualidade? eu sempre passei as férias na praia do itararé e sempre corri atrás destes trens nos anos 80... Muitas lembranças boas e gostosas me vieram com esta linda imagem com a ilha Porchat ao fundo... gostaria de montar um painel com esta imagem.
    Abraços.

    email
    v8v8v8@ibest.com.br

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