Na minha pequena volta pelo interiorzão de São Paulo, naquela parte que há cem anos atrás ainda era "terra desabitada e povoada por índios", pernoitei nesta noite que passou em Pirajuí. Um hotelzinho simpático na avenida de acesso à cidade (Pirajuí Plaza Hotel), atei as cordas do meu Toyota e fui dormir.
Uma das belas casas da cidade.
O pessoal fez um bom trabalho nesse sentido, considerando que só faz 18 anos que a estação foi fechada, com o fim dos trens da Noroeste em 1992. O curioso é que o bairro mais novo e chique da cidade fica junto à estação - e para atingi-lo precisamos passar por um viaduto sob a linha que é quase um bueiro, em curva e por onde passa um carro somente por vez. Segurança máxima! Para completar, sobre o bueiro há uma placa do DNIT dizendo que o viaduto é de propriedade dele.
Também deu para ver onde era a estação velha, aquela do ramalzinho que vinha de Presidente Alves, entre 1925 e 1948 (nesse ano a linha-tronco foi "endireitada" e a cidade foi incorporada a ela, desaparecendo o ramal). Estava na cara: na entrada da cidade, há uma rua típica de ferrovia, com armazéns mais antigos e na parte mais baixa da cidade. Confirmei com uns velhinhos na praça - um deles me disse que se casou em 1944 e veio de vapor para a cidade ainda no trenzinho do ramal. O que é no local da antiga estação hoje? Claro, uma rodoviária - a velha estação foi derrubada quando entregaram a nova do outro lado da cidade.
Há ainda umas casas velhas e interessantes na cidade, que é bem pequena - dá para ver onde ela acaba, basta ver a fotografia que fiz e pus nesta postagem, logo acima. Não demorou muito, peguei de novo o Toyota e segui viagem pela Marechal Rondon. Entre Pirajuí e Lins, bem como entre Bauru e Pirajuí, nenhuma cidade chega à rodovia - por isso, não entrei em nenhuma delas. Somente as citadas chegam.
Em Lins, nenhuma grande novidade, apenas passei para conhecer pessoalmente um amigo de Internet, o Daniel, que me recebeu muito bem. Gente fina é realmente outra coisa.
E cadê a foto do viaduto?
ResponderExcluirNão tirei a foto. Nem valia a pena.
ResponderExcluirNem para matar a curiosidade? De repente, valeria uma postagem junto com a maravilha da engenharia que são as pontes triangulares que ligam dois lados da cidade em Aguaí, próximo à estação. As pontes, além de praticamente triangulares, têm seus pilares no meio da avanida que margeia a linha do trem.
ResponderExcluirGrande Ralph...Tudo bem?
ResponderExcluirNão entrou em Cafelândia?? Lá tem uns prédios interessantes da ferrovia.
E Lins?? A rotunda e a antiga estação??
Não, caro Fábio. Meu giro foi grande e com pouco tempo. Não havia como visitar tudo, infelizmente. Fotos da área ferroviária de Lins e Cafelândia não são problema para mim, mas eu sempre gosto de visitar os locais. Desta vez não deu.
ResponderExcluirTe perguntei pq faz tempo que não vou para aqueles lados. A última vez foi em 2001.
ResponderExcluirEstou planejando fazer um tour por Guarantã, Cafelândia e Lins.
Assim que sair, te mando algumas fotos.
Abraços,