segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SÃO PAULO DOS AGUDOS

O Grupo Escolar de Agudos

Estive hoje em Agudos, depois de doze anos. Na primeira vez fui às pressas, procurando as duas estações ferroviárias: da Paulista e da Sorocabana. As duas ferrovias passavam pela cidade - a segunda ainda passa e funciona com cargueiros da ALL (respectivamente, ramal de Agudos e ramal de Bauru), mas não se interceptavam. Ambas estavam no limite da zona urbana de então, uma de cada lado da cidade.


A antiga estação ferroviária da Sorocabana.

Desta vez, apreciei a cidade. Muitos prédios antigos e bonitos, principalmente próximos à bela estação da antiga Sorocabana. Aliás, a cidade parece muito limpa e parece também preservar seus velhos casarões muito bem - não sei se é coincidência, ou se há algum incentivo por parte do poder público.

O belo Teatro São Paulo, na praça central da cidade e é a exceção: não está cuidado, parece abandonado.

Fiquei muito bem impressionado com a cidade, que há cem anos atrás ainda se chamava São Paulo dos Agudos.

Agudos Plaza Hotel. Sensacional por dentro e por fora. Sem vagas para hoje. Ao lado, o único edifício de apartamentos da cidade.

As fotos são todas de hoje, tiradas por mim. Segui viagem e fui pernoitar em Pirajuí, onde escrevi esta postagem hoje.

A antiga estação ferroviária da Paulista.

Outro belo casarão, em frente ao hotel.

Outro casarão.

4 comentários:

  1. Que linda cidade! Quem dera São Paulo de Piratininga cuidasse tão bem do seu patrimônio histórico como São Paulo dos Agudos!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, o cassarão que faz esquina com o Agudos Hotel foi demolido pela família proprietária este ano...grande perda cultural para a cidade.

    ResponderExcluir
  3. Muito boas fotos ! eu sou musico e estou preparando um clip sobre Sobre Agudos o nome da Musica é Medios Graves em Agudos ! Breve estara na minha pagina no You Tub Pedro Valerio Oficial !

    ResponderExcluir