segunda-feira, 9 de agosto de 2010

EVANGELISTA DE SOUZA

Foto Beni em abril de 2010 - a linha à beira do buraco em Evangelista de Souza

A estação ferroviária de Evangelista de Souza fica no alto da serra do Mar, perdida no meio do nada e com um acesso por carro pavoroso. A partir dela começa a descida da serra até a baixada santista e uma sequência de uns vinte túneis construídos nos anos 1930. Há uns dez anos tentei chegar até ela e desisti. Recentemente, sei que deram um "trato" na estrada, mas que mesmo assim está difícil. Porém, sempre há uns malucos que conseguem chegar até ela.

Foi o caso de outros "ferreomaníacos" como o Otavio e o Beni. Eles retrataram as crateras e as voçorocas que se formaram no início deste ano no pátio da estação, cujo nome vem do Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Souza, e era aqui que se juntavam as linhas da Mairinque-Santos, terminada em 1938, e o ramal de Jurubatuba, de 1957, que é a linha da CPTM que acompanha o rio Pinheiros. Este último já teve os trilhos arrancados em grande parte de sua extensão, após o ponto final dos atuais trens da operadora de trens metropolitanos, mas a Sorocabana e a FEPASA chegaram a operar trens de passageiros por ali até 1976 - ou seja, por dezenove anos (nem é muito, não é?).

Voltando às voçorocas, pergunto: como pode uma concessionária operar mantendo um pátio nessas condições, que a qualquer instante pode desbarrancar de vez, levando trilhos e eventualmente até os trens eventualmente estacionados ou que estejam passando pelo local? Os comboios da ALL que passam por ali são pesados e longos e escoam quase toda a carga que vem do Estado de São Paulo, boa parte de Minas Gerais e praticamente toda a que vem dos dois Mato Grosso para o porto de Santos. Se a linha for cortada ali, é prejuízo certo.

Esse movimento de terra não apareceu por acaso: ele provavelmente se originou com as chuvas de dezembro, janeiro e fevereiro passados, que, como sabemos, arrastou muita terra em diversos estados do Sul e Sudeste do País. Não sei realmente quem é o responsável pelo conserto ali: se a União, que é a dona da ferrovia, ou se a concessionária. De qualquer forma, ela já deveria estar arrumada. Já está ali há pelo menos sete meses. Parece que ninguém está dando a menor importância para aquilo. Não é surpresa, considerando-se o monitoramento das concessionárias feito (ou não feito) pela ANTT.

Salve-se quem puder! Ferrovias à deriva!!!

11 comentários:

  1. Se deixaram Evangelista, ponto crucial de passagem para o porto de Santos, ficar assim... francamente! Certamente a falta de acesso ao local incentiva esse tipo de desleixo. Longe dos olhos, longe do coração. Pode ser que isso venha eventualmente a transtornar o tráfego da ALL, mas aí o seguro paga!!

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  2. E os exportadores e a infraestrutura que se f----!

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  3. Tomara que você não esteja prevendo o futuro mais uma vez, como aconteceu no caso de Alagoas/Pernambuco.

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  4. O que importa são os lucras dos acionistas (e o bônus da diretoria, claro, porque ninguém é de ferro). Infraestrutura? Exportadores? O resto que se exploda...

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  5. É evidente que uma concessionária precisa ter lucro. O problema é quando todo o resto é deixado para segundo plano. A infraestrutura de transporte do país é muito mais importante do que o lucro em si. Como isso não ocorre, é evidente que o modelo de concessão é péssimo, ou que a ANTT não fiscaliza nada. Ou ambos.

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  6. Por outro lado, dando uma de velhinha de Taubaté... seria uma voçoroca mesmo? nenhuma possibilidade de ser alguma obra?

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  7. bom ja falei em outros post neste blog sobre a all a a coisa la dentro e feia eu via cada coisa la q nem da pra acreditar quanto a acionistas, os acionistas sao donos e unicos clientes da all a all transporta cargas exclusivamente dos acionistas

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  8. Como eu faço pra chegar de carro até esta estação? pretendo ir até lá em setembro e nao consigo achar informações que me levem ate este local!
    meu e-mail é carvalho.dr@gmail.com

    Obrigado!
    Daniel.

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  9. É muito triste ver o local onde eu nasci se deteriorar desta forma, se
    voltasse o trem de passageiro imagine que passeio maravilhoso.

    Grato
    Alexandre

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    1. ola Alex.Tive o prazer de nascer neste local em 1954.Fiquei ate 1968.Nesse tempo morava muitas pessoas ali.Meu pai trabalhou na estrada de ferro e a gente adora morar la.Infelizmente tinhaamos que estudar e so tinha ate o terceiro ano escolar por isso nos mudamos de la.Da saudades

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