quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CARTAS ESQUECIDAS

Os Silva Oliveira... Constança, Daniel e, em pé, Angélica, em 1916. Foto tomada em Porto Ferreira.

Piracicaba, 12 de junho de 1916

Maria

Cheguei de viagem (1) não tão bom como suppunha, pois, á noite, arranjei a minha costumeira dor de cabeça que eu havia prophetizado, em virtude do pince-nez, do pó e talvez da saudade. (...)

Minha terra está morta. Com a vinda das férias os estudantes zarparam. Os meus collegas, casados quase todos, não se atrevem mais a apparecer por estas plagas. (...)

Fui hoje entregar ao snr. Julio Pedroso e família as encomendas de seu Daniel e d. Constancia (2). Moram na casa da Empresa Telephonica e pelo que me falaram nunca sahiram daqui, depois que vieram de Descalvado e Porto Ferreira. Receberam-me affavelmente e a senhora do snr. Julio me contou que já sabia que tu eras minha noiva. Falamos, durante mais de uma hora, de Porto Ferreira e do pessoal dahi, que para elles, como para mim, quasi que se resume na família de teu pai. Prometteu, o Julio, arranjar o miesophone, si fosse possível e a Lucy não resistiu ao desejo infantil de abrir o pacote e ver o que é que a madrinha lhe mandava. (...)
Dahi mandar-me-ás algumas, especialmente sobre o estado de saúde do Joaquim (3). Como foste de festa de Pirassununga? (4) Ficaste para o baile ou decidiste mesmo voltar a assistir fitas no Condor? (...) (5)

É possivel que na volta, si não for incommodo ahi, eu leve commigo Sida (6), que com a mudança de escola vai ter uns quinze dias de férias.

Sem mais recommenda-me a todo o pessoal que forma a família Oliveira, não te esquecendo do Siqueira, Affonso e Rodello (7), emquanto te beijo humildemente as mãos

O teu Sud

Carta transcrita no português original.

(1) De Porto Ferreira, onde Sud Mennucci morava e estava então ainda noivo de minha avó Maria.
(2) Pais de Maria e meus bisavós.
(3) Um dos irmãos de Maria, 2 anos mais velho do que ela.
(4) Pirassununga, onde Maria estudava na Escola Normal e distante 20 km de Porto Ferreira.
(5) Cinema de Porto Ferreira na época.
(6) Irmã de Sud, mais nova.
(7) Futuros cunhados de Sud, menos Affonso que não tenho ideia de quem tenha sido.

2 comentários:

  1. CHOREI AO VER AS FOTOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAPITUVA. LÁ VIVÍ ATÉ MEUS 6 ANOS.MEU PAI ERA CHEFE DAQUELA ESTAÇÃO. SAÍMOS DE LÁ EM 1956, QUANDO MEU PAI FOI TRANSFERIDO PARA BAURU. AQUELA MANGUEIRA QUE APARECE AO LADO, ERA ONDE FICAVA HORAS ESPERANDO UM BOI AMUADO EM BAIXO, IR EMBORA.

    ResponderExcluir
  2. Ontem tive de ir a trabalho à Porto Ferreira e vi que o nome de Sud Mennucci dava nome a um tipo de centro educacional. Também vi a estação de Porto Ferreira, preservada como casa de cultura ou algo do tipo. Tudo isso me fez lembrar seus escritos e sua pessoa, já que para mim aquilo é dotado de significado dado que volta e meia leio seu blog. Grande abraço, Ralph!

    ResponderExcluir