segunda-feira, 23 de agosto de 2010

GRANDE BULGÁRIA!

Ontem visitou a mim e minha esposa um casal amigo de muito tempo. Mais ela do que ele: ela é amiga de infância, ele, seu marido, conheço-o há uns dez anos, provavelmente. Ela é brasileira; ele, búlgaro. Um búlgaro! Quantas pessoas por aqui conhecem um búlgaro? Eu conheço - só ele.

Os dois viveram no Brasil por um tempo. Ele, com visto brasileiro por ter se casado com uma brasileira, tentou arranjar emprego em São Paulo e arredores por dois ou três anos. Mestre (master) em meio ambiente e segurança industrial, falando português (aprendeu aqui), por todo esse tempo tentou arranjar emprego e nada. Depois, falam há anos que falta mão-de-obra especializada no Brasil.

Um belo dia foram para a Alemanha. Ele, que fala alemão desde criança (saiu da Bulgária há 18 anos, já com 30 anos de idade e tendo vivido todo esse tempo sob o regime comunista), arranjou emprego praticamente no dia seguinte. Passaram a viver lá, em Hannover. De ano em ano eles vêm para São Paulo visitar a família e os amigos. Ele ainda fala o português (embora, na Alemanha, somente converse em alemão com a esposa). Fora isso, ele é fluente em russo, em francês e em búlgaro, claro.

Conversando com ele, vê-se a diferença de "discutir" sobre o regime comunista com alguém que jamais viveu em um (99,9% das pessoas) e com alguém que esteve desde criança sob o jugo de um governo marxista. Qundo falei sobre a dificuldade de se viver em um regime capitalista no Brasil, ele responde: "nunca tente o comunismo". Ele pode comparar. Bulgária com Alemanha e com Brasil. Será que os integrantes dos nossos PCs do B, PTs, PCs etc. sabem mesmo o que é um regime comunista? Visitam Cuba de vez em quando, só e olhe lá.

Fora isto, é curiosa a reação que ele vê dos brasileiros quando ele fala que vem da Bulgária. Quando eu o conheci, anos atrás, em casa, perguntei-lhe, depois de falarmos um pouco sobre a Europa, Europa Oriental etc., se ele sabia como iam as intenções do rei Simeão II de reassumir o trono búlgaro. E completei, dizendo que, afinal, quando ele foi deposto em 1946, tinha cerca de 4 anos de idade. Sua resposta: você é um dos poucos brasileiros que sabem que a Bulgária existe. E certamente o único que conheci que sabe o nome do último rei do país. Alguns me perguntam se o nome do país seria... Bolívia? quando digo que sou búlgaro.

É interessante ressaltar que, atualmente, a Bulgária tem cerca de 7 milhões de habitantes. Menos do que o município de São Paulo, numa área bem maior.

2 comentários:

  1. Se ele conversasse com fanaticos por futebol de mais de 20 anos de idade, não só conheceriam a Bulgária como saberiam o nome de um de seus filhos mais ilustres: Hristo Stoichkov (ou Христо Стоичков).

    ResponderExcluir
  2. Bulgária... legal, mas tenho a maior vontade de conhecer a vizinha Romênia. Quanto aos 7 milhões de habitantes... precisamos urgentemente DESINCHAR São Paulo!

    ResponderExcluir