Hoje recebi mais duas informações sobre os projetos ferroviários no Brasil.
Uma, que chega do site do jornal Vale Paraibano, diz respeito ao TGV entre Campinas, São Paulo e Rio, novela de mais de 40 anos (não se esqueçam do trem-bala). Esse trem terá uma parada no Vale do Paraíba (São José dos Campos) e mais uma em Aparecida (somente nos finais de semana). Está bem, mas sempre lembrando que essa é uma das notícias sobre ele. Na verdade, já se divulgou que diversas cidades teriam paradas e também que diversas cidades querem ter sua parada. Ora, se o trem é rápido, quanto mais paradas tiver, mais lento será. Não estamos hoje em dia falando dos vagarosos trens d’antanho.
Por outro lado, dois problemas: o Governo quer fazer a estação de São José junto à cidade, o que está certo. Porém, a Prefeitura sugere que a linha e a parada estejam na região onde se cruzam a Rodovia Carvalho Pinto e a São José-Caraguatatuba. Longe demais. Enfim, se é para construir uma estação a essa distancia da cidade, é melhor não construir nenhuma.
O fato de o Governo querer passar a ferrovia pelo Banhado em São José é normal: seria o caminho mais lógico. No entanto, o Banhado é considerado, pelo menos pela Prefeitura local, área tombada, de preservação ambiental (para quem conhece, o Banhado é um local muito bonito). Isso significa que para se obter uma licença ambiental, vai demorar o que – uns 50 anos? Pode ser muito, mas pouco não vai ser, o que certamente atrasará as obras do TGV.
Outra notícia diz respeito aos bondes de hoje, os VLTs, que florescem como projetos Brasil afora, principalmente no Nordeste do País. Theodoro Gevert afirma em seu relatório mensal que há pelo menos sete projetos bastante adiantados em termos de implantação no País – e que cinco estão no Nordeste (Crato, Sobral, Recife, Fortaleza e Maceió), estando os outros dois em Santos e em Brasília. Conta ele também que o projeto para Sobral tem um orçamento bastante baixo e que deveria ser seguido por diversas outras Prefeituras que querem o veículo.
Parece que o Nordeste está dando um banho de competência nas outras regiões em termos de VLTs. Ou será que eles mentem melhor?
É para pensarmos em casa. O escritor que vos transmite estas notícias sempre torce para que todos os projetos ferroviários dêem certo, pois acredita que eles são sempre a melhor solução. Isto, porém, não elimina o meu ceticismo com relação a eles. Deus queira que eu esteja errado e o futuro me faça engolir estas palavras.
Acima, foto (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=661196) do VLT do Crato, também chamado de VLT do Cariri. Mas ele posa na linha apenas para testes. O VLT ainda não opera comercialmente.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
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João Pessoa, possui uma rede ferroviaria que liga a capital ao Porto de Cabedelo e para outtras ciades di interior do estado. Não sei dizer quais. como Caruaru em Pernambuco, també lá tem o tyrem do forro. Não mais detalhes ppor não morar~lá, mas tenho conhecimento desse fato.
ResponderExcluirAlzira