quarta-feira, 26 de março de 2014

VLTs POR AÍ CONTRA OS TRILHOS DO MAL?

Projeto do VLT de Santos e São Vicente - site melhordesantos.com

O prefeito de São José do Rio Preto, SP, anunciou um plano piloto de transporte de passageiros pela linha férrea a partir da experiência com o Trem Caipira, cuja viagem de reinauguração foi realizada na manhã deste domingo, 23. "Vamos transformar o Trem Caipira em Trem da Modernidade, comprovando a viabilidade do veículo leve sobre trilhos para o transporte de passageiros que faz parte de nosso projeto de mobilidade urbana".

A retirada do tráfego de trens pesados no perímetro urbano de Rio Preto viabilizaria ainda mais o uso de veículo leve sobre trilhos para o transporte de passageiros. "Essa é uma questão definitiva. O tráfego pesado será desviado do centro da cidade. Quando a ferrovia Norte Sul ficar pronta, o número de composições que passam pela região subirá de 17 para 60 por dia".

Por ser uma obra do governo federal, Valdomiro não falou sobre prazos ou datas, mas garantiu que já esteve em contato com o Ministério dos Transportes, a ANTT e o DNIT.

Os passeios do Trem Caipira serão realizados mensalmente, sempre no primeiro domingo de cada mês, rumo ao distrito de Engenheiro Schmitt, de onde o trem retornará. Será feita cobrança de ingresso, mas o valor ainda não foi definido. Ainda há de se concluir a reforma das estações de Rio Preto e Schmitt. (Texto resumido de artigo do Diário da Região, publicada em 23/03/2014)

Minha análise: O simples fato de um prefeito considerar o uso de uma linha que poderá (sabe Deus, neste País) colocar um VLT para transporte urbano e não para fazer avenidas, ciclovias ou mesmo corredor para favelas já é uma vitória. Resta-nos saber se um dia isso irá acontecer: construção da variante, manutenção do trecho atual... de promessas vãs estamos cheios. A maioria dos projetos que visam usar linhas já existentes e não utilizadas (a de Rio Preto ainda o é e sê-lo-á por muito tempo ainda, dada a moleza e à incerteza de que tudo se cumpra.

Se demorar demais, poderá acontecer que o "trem caipira", um dos "trenzinhos de brinquedo" que tanto combato (desperdício de dinheiro público) acabar se extinguindo - o que é comum - e o VLT jamais o substituir, pois os cargueiros continuarão a passar por ali como vêm fazendo já há mais de cem anos - cento e dois, para ser exato.

De qualquer forma, há VLTs progredindo: o de Cuiabá e o de Santos/São Vicente estão em obras. Cuiabá jamais teve trilhos de trem e Santos/São Vicente está construindo o trecho sobre o leito da antiga São Paulo Southern Railway, comprada pela Sorocabana em 1926 e, depois de posta nas mãos da Ferroban em 1999, foi fechada pela sua sucessora, ALL, em 2008. Boa parte do trecho ainda mantém os trilhos.

Estaremos finalmente avanándo nas ideias neste país ou essas são somente as exceções que confirmam a regra?

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