segunda-feira, 3 de março de 2014

CARTA DE 1933: PORTO FERREIRA, SP

Porto Ferreira, 22 de Janeiro de 1933

Presado amigo snr. Sud

Affectuosos cumprimentos, extensivos a todos os seus.

Estava, como ainda estou, desejoso de visital-o na semana que hoje começa, aproveitando o ensejo para pedir-lhe mais um serviço em beneficio de Porto Ferreira, quando surgio um caso que, por consideral-o urgente quanto ás providencias a tomar, obrigou-me a importunal-o com esta missiva.

Encontrando-en ante-hontem com seu sobrinho Orestes foi-me por elle transmittido consta referente á proxima exoneração de cerca de 80 prefeitos por motivo que disse ignorar. Hontem, á tarde, por um collega de Santa Rita (1) cheguei a saber que se cogita da exoneração de todos os prefeitos nomeados pelo capitão João Alberto (2) sem entretanto saber se o governo cogitará de conhecer quaes as ligações actuaes desses prefeitos com aquelle militar, qual a conducta de cada um no exercicio do cargo,  etc. etc.

Ora, achando-me eu nesse numero pois fui nomeado em Dezembro de 1930 e conhecendo o distincto amigo que devido ao cargo tenho aqui um numero regular de desaffectos, felizmente desclassificados, não negará sua approvação ao meu intento de ser demitido sem nota - a pedido, pois já esou antevendo a quanto ficarei sujeito se a minha exoneração não se der por esta forma. E por isso, embora conscio dos seus multiplos afazeres, tomo a liberdade de pedir com empenho um entendimento seu com os amigos que certamente terá na administração do Estado a fim de conseguir que essa exoneração, uma vez resolvida, independentemente de syndicancia, seja feita - a pedido. Poderei mesmo confiar-lhe a petição escripta se achar conveniente e opportuno, o que farei logo que receba sobre o assumpto os seus conselhos.

Recommendando-me a todos os seus, subscrevo-me sempre grato seu

amigo devotado

Carlindo Valeriani

 - Mantida a escrita da época. Quase nenhum acento, a crase era com acento agudo, letras duplas, etc.
 - (1) Santa Rita do Passa-Quatro.
 - (2) Interventor para São Paulo nomeado por Vargas logo após a revolução de 1930 e que ficou até fins de 1931. Ele nomeava os prefeitos.

Meus comentários: Essa era uma das inúmeras cartas que meu avô recebia todos os dias pedindo favores. Sud Mennucci, meu avô materno, tinha mais amizades com a "tropa" de Vargas que com as paulistas naquele momento, devido a ter permanecido neutro e praticamente incomunicável durante a revolução de 1932.

Ja Carlindo Valeriani tinha realmente muita amizade com ele; Porto Ferreira era a cidade de minha avó Maria, esposa de Sud, e, até a morte da sogra (o sogro havia morrido em 1928) em janeiro de 1932, praticament toda a família Silva Oliveira, de minha avó, deixou a cidade. Com isso, Sud ia muito pouco, se é que foi aguma vez, à cidade. Carlindo, prefeito, comunicava-se com ele por cartas.

Hoje em dia, por uma enorme coincidência, o neto de Carlindo, Roberto, é muito amigo meu, eu neto de Sud, e mora também aqui em Santana de Parnaíba.

Se Carlindo se manteve no cargo, não sei, realmente, mas sei que a amizade se manteve entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário