sexta-feira, 22 de novembro de 2013

MISTÉRIOS DE SÃO PAULO

Mapa da Sara Brasil, 1930 (detalhe) - reparem na linha passando pela Doutor Arnaldo e pela Cardoso de Almeida
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Em teoria, mapas deveriam apresentar a realidade de uma cidade em um determinado instante. Porém, quanto mais rápido cresce uma cidade, menos este mapa é fiel. Quando ele é lançado graficamente e até hoje em dia na Internet, ele pode já estar velho... assim como velhos erros podem não ter sido corrigidos.

Mapas são, assim como os jornais, excelentes indicadores de fatos. Mas não podemos nos fiar neles como se fossem a verdade absoluta.

Também em teoria, o mapa elaborado em 1930 pela Sara Brasil na cidade de São Paulo, englobando o município inteiro, deveria ser mais confiável que os outros mapas, pois foi feito para a prefeitura em um tamanho e escala grandes o suficiente para mostrar as projeções de cada construção existente dentro do perímetro do município - lembrando-nos que Santo Amaro ainda não havia sido anexado a São Paulo e que Osasco ainda era um bairro paulistano.

Mesmo assim, certamente deu muito trabalho para ser feito - e no intervalo entre o término da pesquisa e a publicação do mapa, construções devem ter sido demolidas e outras construídas.

Mas, problemas à parte, é um mapa maravilhoso. E ajuda muito, mesmo com essa margem de erro impossível de se avaliar. O que me estranha, no entanto, são algumas coisas que não parecem fiel ao que existiu um dia.

Um deles é a linha de bonde que está indicada no trecho do mapa que coloco no topo deste artigo, ligando a avenida Doutor Arnaldo à rua Caiubi, esquina com a rua Cardoso de Almeida. Conheci bem as linhas ali existentes, pois morei bem perto dali - na rua Teffé - uma rua que, no mapa, praticamente não tem construção alguma e as que ali existem parecem não existir mais.

A linha que vinha do centro da cidade pela avenida Doutor Arnaldo virava à esquerda na rua Teodoro Sampaio e ia para o largo de Pinheiros. Correto. Também havia um ramal que partia da esquina dessas duas ruas e seguia até a rua Cardel Arcoverde, onde fazia um balão e voltava. Esse balão não existe no mapa, mas sabe-se que ele existiu até os anos 1940.

Por outro lado, a linha que vinha pela rua Cardoso de Almeida proveniente da avenida São João terminava no topo da colina, na rua Caiubi. Ali os trilhos entravam alguns metros nesta rua para os dois lados e manobravam para voltar, como se fosse um triângulo. Lembro-me bem disso.

A ligação existente neste mapa, entre as ruas Crdeal Arcoverde e Caiubi, passando pela Doutor Arnaldo e pela Cardoso de Almeida, até onde eu saiba, jamais existiu. Em tudo que li sobre bondes - e não foi pouco - na capital paulista, jamais houve referências a essa ligação. Por que ela aparece no mapa, então, se ele é considerado um dos mapas mais confiáveis da cidade de São Paulo?

Teria essa linha sido colocada e logo em seguida arrancada? Pouco provável. Acredito (mas é mera suposição) que ela estava planejada para ser instalada, sim, e, por algum motivo que ignoro, acabou não o sendo. Mas o mapa acabou considerando isso uma certeza e ali a colocou.

Terá isso sido possível? Os outros conhecedores, que se apresentem e me desmintam. Ou confirmem o que eu disse e que o mapa realmente cometeu um erro.

5 comentários:

  1. Certas partes do mapa disponível pelo Google já nasceram velhas.
    Um bom exemplo.

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  2. Ralph, acho que os trilhos poderiam ter 2 funções. Uma logística: seriam usados para recolher bondes que fizeram a última viagem do dia para a garagem da Barra Funda. Ou, também, para socorrer bondes quebrados.
    A outra função seria para a passagem de carros fúnebres. Nas 2 primeiras décadas do século XX eles eram comuns. Naquela época a maioria das pessoas morria e era velada na própria casa. Com esse atalho, aqueles que morreram nos bairros da zona oeste seriam mais facilmente transportados para os cemitérios da Av. Dr. Arnaldo e até para o da Consolação.

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  3. Ralph, no mapa da Sara Brasil, na escala 1:1.000, o bonde só tinha linha dupla até o Colégio Santa Marcelina. Dali em diante a linha era simples. Você se recorda disso ou a duplicação prosseguiu até a rua Caiubi?:
    http://www.arquiamigos.org.br/info/info37/img/mosaico/f50-03maxi.jpg

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    1. Era duplicada até a Caiubi, onde havia um "triangulo" que entrava alguns metros na Caiubi, tanto de um lado como do outro. Eu morava ali perto e ia sempre com meu pai a uma banca de jornal que ficava nessa esquina (fica até hoje).

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    2. Então duplicaram depois de 1930. Na mesma escala também aparece linha simples na Pamplona entre a Santos e a Lorena e também tem 2 trechos de linha simples na Augusta.
      O "triângulo" da Caiubi era com chaves automáticas com molas né? Tinha uma chave dessas no largo de São Sebastião em Santo Amaro (atual largo Bonneville). O bonde descia do Largo 13 pela Alameda Santo Amaro (que tinha linha dupla) e entrava automaticamente na linha simples que, antes da retificação do Pinheiros, ia até a Capela do Socorro. Com a retificação foi feito um balão de retorno que ficava perto da atual Avenida das Nações Unidas (Marginal). Ele retornava pela mesma linha que hoje é a rua Benedito Fernandes (na época era só ferrovia) e ao passar novamente pela chave automática, entrava na linha sentido Centro da Alameda Santo Amaro.

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